Top 5: O futuro de Lula depois da condenação

A semana que termina ficou marcada pela condenação do ex- presidente Lula que pode mudar os rumos da política, mas também pela onda de violência que segue no Rio.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo / 5-6-17


1 - Lula condenado: O juiz Sérgio Moro condenou o ex- presidente Luís Inácio Lula da Silva à pena de 9 anos e meio no episódio do tripléx do Guarujá. Segundo a acusação o imóvel foi recebido como propina da OAS para obter contratos na Petrobras. Lula praticou os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação foi feita em primeira instância. Logo depois de ser condenado Lula atacou Moro desafiando o juiz para provar se é o dono do tripléx e a defesa disse que irá recorrer da decisão.


2 - O futuro de Temer nas mãos dos deputados: O presidente Michel Temer obteve uma vitória na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados que rejeitou parecer do deputado Sérgio Zveiter por 41 a 25 e aprovou o parecer de Paulo Abi Ackel que recomenda o arquivamento da denúncia contra o presidente vinda da Procuradoria Geral da República. Com isso a votação irá ao plenário no dia 2 de agosto e a denúncia precisa de 342 votos pra ser aprovada e o processo seguir para o Supremo. Nesse caso Temer seria afastado por 180 dias.


3 - Onda de violência no Rio: O Rio segue a onda assustadora de violência que teve mais casos nesta semana. O primeiro ocorreu durante uma briga de trãnsito onde um desequilibrado atirou e a bala atingiu o pequeno Bryan Eduardo Mercês de 6 anos que acabou morrendo, depois a empresária Flávia Arendhs perdeu o bebê ao ser atropelada por bandidos durante assalto em Higienópolis e em Água Santa Guilherme Tranquilino de 15 anos foi morto com um tiro na cabeça ao ser assaltado por bandidos que levaram o celular.


4 - O cerco se fecha contra Trump: A revelação vinda do filho do presidente ao encontrar com uma advogada russa para ajudar a campanha do pai na eleição americana do ano passado pode complicar ainda mais o presidente Donald Trump.


5 - Fenômeno na Antártida: Um iceberg de 5,8 mil Km² e 3 trilhões de toneladas se desprendeu na península Antártica no Polo Sul e este é o maior já detectado na história. Com a velocidade que se desprendeu o iceberg pode ter efeitos catastróficos para o futuro do planeta.

Imagem da semana:


De nada adiantou protestar. As senadoras da oposição tentaram obstruir a votação que aprovou a reforma trabalhista que foi sancionada pelo presidente Temer. Numa atitude antidemocrática que lembrou e muito a Venezuela atual do governo de Nicolás Maduro as senadoras ficaram na mesa da presidência durante oito horas.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários