Pular para o conteúdo principal

Uma década de informação e sucesso



Há exatamente 10 anos ou uma década dei os primeiros passos na blogosfera quando surgia o Blog de knunes no UOL assim que chegou o PC na minha casa. Desde então o espaço foi crescendo e virou referência. Há dez anos as redes sociais ainda engatinhavam, mas a onda era o Orkut, assim como o YouTube, anos depois surgiram o Facebook, o Instagram, o Twitter, o SnapChat e tantos outros.

Em 2007 quando o blog surgiu Lula era o presidente e iniciava o seu segundo mandato sem ninguém saber o que ele e a turma do PT aprontavam com a Petrobras, Sérgio Moro ainda era um juiz em começo de carreira e nem sequer sonhava com a Lava Jato, Michel Temer era deputado e o seu partido, o PMDB ainda não desembarcava no governo Lula, Donald Trump era apenas apresentador de O Aprendiz na TV americana e nem sequer sonhava em chegar à Casa Branca, o Brasil sequer pensava em sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, tinhamos Kaká, o último brasileiro a ser escolhido o melhor jogador do mundo pela FIFA, Neymar ainda dava os primeiros passos nas categorias de base do Santos, Cristiano Ronaldo e Messi começavam a se destacar, Michael Schumacher havia se aposentado e surgia Lewis Hamilton na Fórmula 1, a novela das 9 era às 8, a economia era forte, enfim tudo isso foi há dez anos.

Naquele ano o país enfrentou um apagão aéreo devido ao acidente da Gol ocorrido no ano anterior e em julho daquele ano veio um novo acidente com o avião da TAM, hoje LATAM que explodiu no Aeroporto de Congonhas com 199 passageiros ao não aterrissar na pista. Na política Renan Calheiros que comandava o Senado foi acusado de pagar despesas da filha da jornalista Mônica Veloso, Joaquim Roriz foi cassado, no cenário internacional Hugo Chávez levou um pito inesquecível do Rei Juan Carlos, tivemos Jogos Pan Americanos realizados no Rio de Janeiro, no fim do ano o Brasil foi escolhido pra sediar a Copa de 2014 e dentre as perdas do ano as mais sentidas foram a do político Antônio Carlos Magalhães, o tenor Luciano Pavarotti, o ator Paulo Autran, a atriz Nair Bello, Enéas Carneiro e Bóris Yeltsin.

Nesse primeiro ano as postagens feitas no UOL eram bem discretas, só no fim do ano é que descobri novos recursos e veio 2008. Nesse ano lancei quadros que são marcas do blog como as capas das revistas semanais, Top 5 e Musa da semana, depois A Bela do Domingo. O ano foi repleto de acontecimentos marcantes como a crise econômica mundial que abalou a economia, a eleição de Barack Obama, a morte de Isabela Nardoni, a Olimpíada de Pequim e o surgimento de Usain Bolt e dentre as mortes do ano o cantor e compositor Dorival Caymmi, o ator Paul Newman e a atriz e comediante Dercy Gonçalves.

2009 marcou o encerramento da primeira década do século XXI e o blog relembrou em dez capítulos um resumo do que mais importante marcou na década. Dentre os fatos marcantes daquele ano destaque para a morte do cantor Michael Jackson, o mensalão do DEM no GDF que fez com que José Roberto Arruda fosse preso no ano seguinte, a queda do avião da Air France no Oceano Atlântico, a escolha do Rio como sede dos Jogos de 2016 e das mortes de Clodovil, Lombardi, Celso Pitta, Patrick Swayze e Farrah Fawcett.

2010 foi um ano que aconteceu de tudo: Dilma Rousseff seria eleita a primeira mulher presidente na história, no Rio a polícia cercou o tráfico e retomou o Morro do Alemão, o Haiti sofrendo um terremoto devastador, os crimes que abalaram o país como o caso do goleiro Bruno que foi acusado de matar Eliza Samúdio, a Copa do Mundo ganha pela Espanha e o Brasil sendo eliminado nas quartas tomando a virada da Holanda além das perdas de Orestes Quércia, Armando Nogueira, José Saramago e Romeu Tuma. Nesse ano o blog sai do UOL e 2011 começa de casa nova.

No Blogger onde estou desde 2011 o espaço ganha novos recursos e acompanha os acontecimentos mais marcantes como a Primavera Árabe que derrubou ditaduras, a morte de Osama bin laden, o terrorista mais caçado do mundo, o casamento real de William e Kate e o tsunami que devastou o Japão e as perdas de Amy Winehouse, Steve Jobs, Itamar Franco, do Doutor Sócrates e Joaozinho Trinta.

2012 teve como principais acontecimentos a reeleição de Obama, o julgamento do mensalão que colocou a cúpula petista na cadeia, as Olimpíadas de Londres e as mortes de Chico Anysio, Hebe Camargo, Whitney Houston, Millor Fernandes e Joelmir Beting.

O ano de 2013 ficaria marcado pelas manifestações de junho em que o povo foi às ruas protestar pelo aumento de 20 centavos nas passagens de ônibus e quem não se lembra das exigências Padrão FIFA na Copa das Confederações? O ano também foi marcado pelo novo papa, Francisco e das mortes de Nelson Mandela, Hugo Chávez, Margaret Thatcher, Nilton Santos, Emílio Santiago e Dominguinhos.

Veio 2014 e nesse ano vem à tona o Petrolão. A Operação Lava Jato começa a dominar o noticiário político com a atuação da força tarefa liderada por Sérgio Moro que desvenda o maior esquema de corrupção da história. E também foi ano da Copa no Brasil, mas o que ninguém vai esquecer é o 7 x 1, a goleada alemã que destroçou um time irreconhecível. Dentre as perdas o ano foi de adeus para Eduardo Campos, morto em acidente aéreo durante a campanha eleitoral, Robin Williams, Jair Rodrigues, Luciano do Valle, João Ubaldo Ribeiro, Gabriel Garcia Marquez e Ariano Suassuna.

2015 teve como fatos mais marcantes os atentados que sangraram a França duas vezes, a crise política no começo do segundo mandato de Dilma e que culminariam com a abertura do processo de impeachment, o avanço da Lava Jato, o mar de lama que destruiu Mariana e dentre as mortes do ano perdemos Marília Pera, Miele, BB King.

E o que dizer do maluco 2016, um ano que tivemos de tudo: impeachment de Dilma e ascensão de Temer, a maior crise econômica da história do país, a epidemia de zika, Brexit, eleição de Trump, a Rio 2016, esportivamente inesquecível, mas até agora de legado horrível e a tragédia que dizimou a Chapecoense além das mortes de Fidel Castro, David Bowie, Prince, Ivo Pitanguy, João Havelange, Domingos Montagner e Elke Maravilha.

Enfim, foram dez anos de muita informação com seriedade e sucesso. Quero agradecer a todos que comentaram e que ainda comentam.

P.S - Essa mensagem seria publicada no dia 20 de abril, justamente o dia dos dez anos e que agora resolvi publicar justamente hoje quando faz um mês que a Vivo me puniu severamente com o bloqueio parcial deixando minha internet lenta, mas o problema foi sanado e agora estou com outra internet. Publico para não deixar passar a data em branco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Bela do Domingo: Flávia Alvarenga

Em sua penúltima edição, o quadro A Bela do Domingo traz hoje a jornalista Flávia Alvarenga.



Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, Flávia Alvarenga está há dez anos na Rede Globo de Brasília e começou sua carreira sendo produtora de reportagem no DF TV 1ª edição em 2002, ano em que se formou.









Em 2004 o formato da previsão do tempo foi mudado e Flávia assumiu a apresentação do quadro nos telejornais locais. Em 2005 passa a fazer reportagens de rua e acumula ainda a apresentação do bloco local do Globo Esporte até outubro de 2008. A jornalista também pode ser vista eventualmente na previsão do tempo do Jornal Nacional e nos outros telejornais. Atualmente está à frente do Bom Dia DF, telejornal que vai ao ar às 6:30 da manhã.

No domingo que vem tem a última Bela do Domingo da temporada de 2011.

A Bela do Domingo: Cecília Malan

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Cecília Malan.



Maria Cecília Malan nasceu em 16 de abril de 1983 e se formou em jornalismo pela PUC do Rio. Filha do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan já morou em Nova York, Washington, Paris e Brasília quando decidiu voltar ao Brasil em 2002.









Em 2005 inicia carreira como estagiária do Bom Dia Brasil e depois virou trainee. Em 2007 se torna editora do noticiário internacional e desde 2011 atua no escritório da Globo em Londres. Primeiramente como produtora e depois passou a dividir reportagens. Dentre as coberturas mais importantes destaca - se a dos atentados ocorridos em janeiro de 2015 ao jornal Charlie Hebdo quando foi alvo de críticas nas redes sociais devido à sua demonstração de ficar com medo ao ouvir disparos de armas de fogo. E desde então participa do Bom Dia Brasil e dos demais telejornais da casa com entradas ao vivo da capital inglesa.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Izabella Camargo

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Izabella Camargo.



Seu nome de batismo é Izabella Spaggiari Brazil Camargo, nascida em Apucarana em 1º de fevereiro de 1981. Aos 16 anos deixou sua cidade natal e veio para São Paulo onde foi uma das garotas do programa de games Fantasia no SBT entre 1997 e 1999.





Fez curso no Senac de rádio e TV, fez jornalismo na Faculdade São Judas Tadeu e pós graduação e marketing na Faculdade Cásper Líbero. Em 2003 fez programas de entretenimento na rádio Energia 97, depois na Jovem Pan. Em 2005 integrou o time de apresentadores do canal Shop Tour e em janeiro de 2006 passou a integrar o time de locutores do canal de notícias Band News onde ficou até 2009. Voltou ao SBT onde apresentou por uma semana o extinto Olha Você. Em junho do mesmo ano passou a fazer parte da equipe de jornalismo da Rede Bandeirantes.





Durante os três anos em que esteve na emissora participou do rodízio de apresentadores do Jornal da Band e ao mesmo tempo cobrindo as férias…

A Bela do Domingo: Lana Canepa

O quadro A Bela do domingo de hoje traz a jornalista Lana Canepa.


Lana Karine Prieto Canepa Mundim iniciou carreira no jornalismo como produtora, repórter e editora em uma emissora afiliada da Rede Globo no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul cobrindo assuntos de Brasília.









Em 2005 apresentou o programa independente Beleza em Foco na TV Brasília. Em 2007 se forma em Ciência Política na UnB, em 2010 se torna repórter da Globo Brasília cobrindo acontecimentos locais. Em 2012 em sua primeira passagem pela Band se torna editora e repórter do Jornal da Band, logo depois se mudou pra Curitiba onde foi professora da PUC e trabalhou para o jornal Gazeta do Povo até 2016 quando passou pela TV Justiça e depois retornou para a Band voltando a atuar como repórter de política do Jornal da Band. O seu desempenho fez com que a direção de jornalismo do canal a escolhesse para cobrir recentemente as férias de Paloma Tocci e possivelmente a licença maternidade em breve.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Bruna Roma

O quadro A Bela do Domingo está de volta e para abrir a temporada 2014 a primeira homenageada é a jornalista Bruna Roma.



Bruna Silva Roma nasceu em 23 de fevereiro de 1988 em Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo onde viveu até os 20 anos. Cursou Comunicação Social com habilitação para Jornalismo em Taubaté e em 2009 participa do programa de estagiários da Rede Globo. Durante o estágio dividiu o trabalho na capital paulista e a universidade no interior onde se forma em 2010.















Em 2010 logo que se formou passou a fazer parte da equipe de repórteres da Globo de São Paulo e ficou durante dois anos. Em janeiro de 2012 se muda pra Fortaleza onde começa a trabalhar na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na capital cearense, três meses depois apresentou um quadro de diversão e arte no telejornal CE TV 1ª edição e em julho do mesmo ano assumiu a apresentação do Encanta Ceará que homenageia os artistas que se destacam no estado. Em julho do ano passado deixa a Verdes Mares e reto…

A Bela do Domingo: Marisy Idalino

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz e apresentadora Marisy Idalino.



Nascida em 10 de maio de 1984 em Osasco, Marisy Idalino iniciou no balé e aos 15 anos inicia carreira no teatro. Aos 17 anos se muda pra São Paulo onde tenta fazer a faculdade de Direito, mas faltando dois anos desiste e retorna para o teatro.









Fez testes publicitários e passou para um deles na TV Gazeta onde ficou por três meses fazendo merchandising no programa Todo Seu com Ronnie Von. Depois passou por Mega TV, Record e Bandeirantes até que em 2012 ela retornou à Gazeta, primeiro no TV Culinária e depois como stand by nos programas Você Bonita, Mulheres e Revista da Cidade. Chegou a namorar com o ator Rodrigo Phavanello, mas o casamento foi cancelado a poucos dias de ser realizado.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Williane Rodrigues

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Williane Rodrigues.



Nascida na capital federal em 10 de junho de 1981, Williane Rodrigues queria ser atriz, chegou inclusive a encenar peças, mas acabou indo para o jornalismo e antes mesmo de se formar já exercia a profissão estagiando na TV Bandeirantes e na Radiobras. Em 2002 já formada pelo CEUB inicia carreira como repórter na TV Brasília.











Poucos meses depois começou a apresentar telejornais na casa. Três anos mais tarde se muda pro SBT onde se torna editora e apresentadora do Cidade Viva. Em 2007 se torna repórter de rede para o SBT Brasil onde trazia reportagens sobre política. No fim de 2008 assume o projeto de revitalização do jornalismo local da emissora apresentando o Jornal do SBT Brasília e desde agosto de 2013 assume o comando do SBT Brasília substituindo Neila Medeiros trazendo interatividade e levando a notícia de uma forma diferenciada. Ano passado ao comentar uma notícia de que uma adolescente jogou um gato da jane…

A Bela do Domingo: Lizandra Trindade

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Lizandra Trindade.



A carioca Lizandra Trindade começou a atuar no jornalismo em 2007 quando iniciou carreira como repórter do programa Agenda na Globo News.









Foram quatro anos fazendo reportagens e entrevistas com artistas. Em maio de 2010 se tornou repórter do Globo Universidade no lugar de Bianca Rothier que se mudou pra Suíça. Foram três anos apresentando reportagens sobre as profissões e o mercado de trabalho. Ano passado começou a trabalhar com esporte e atualmente é uma das repórteres da equipe da Globo no Rio de Janeiro e na maioria das vezes tem reportagens suas no Globo Esporte.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Fernanda de Freitas

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz Fernanda de Freitas.



Nascida em São José do Rio Preto em 25 de fevereiro de 1980 Fernanda de Freitas foi professora de balé por cinco anos e aos 19 anos deixou a academia onde lecionava para tentar a sorte no Rio de Janeiro e seu começo de carreira foi como uma das Garotas do Zodíaco no extinto Planeta Xuxa. A partir daí ela não deixou mais de aparecer na telinha.





Em 2002 fez sua primeira novela, Coração de Estudante no papel de Heloísa e no ano seguinte foi uma das apresentadoras da TV Globinho e fez participação em Kubanacan como Consuelo. Em 2004 fez o papel de Amanda em Como uma onda. Em 2005 fez o papel de Cathy mc Gould em Bang Bang, depois fez Pé na Jaca e Negócio da China.



A partir de então se dedica a participar de séries e programas como A Turma do Didi, S.O.S Emergência e Tapas e Beijos num papel de destaque além de reencarnar a personagem Marina da Glória que foi interpretada por Tássia Camargo na releitura da Escolinha do Pr…

A Bela do Domingo: Mariana Becker

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Mariana Becker.


Há 18 anos na Rede Globo, a jornalista gaúcha de 41 anos já viajou por 34 países desde 2007 quando passou a acompanhar o mundo da Fórmula 1.













Com carreira iniciada em 1995 na área geral, depois passando para o esporte a repórter chegou a participar de três edições do Rali dos Sertões, sendo duas delas pilotando. A sua experiência acabou levando a jornalista ao mundo da F1 a partir de 2007 quando foi escalada pela primeira vez. Desde então ela superou preconceitos e mesmo assim recebeu poucas cantadas por parte de colegas do mundo. Hoje em Interlagos, Mariana estará com o time da Globo na transmissão do Grande Prêmio do Brasil, prova que encerra a temporada 2013. Ela é casada com o produtor Jayme Britto e mora em Mônaco desde 2008.

Semana que vem tem mais.