Pular para o conteúdo principal

O Mês em Resumo: Brasil volta a mergulhar na crise política e o terror volta a atacar na Inglaterra

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de maio.






O governo Michel Temer completou um ano e começavam a sair as reformas que o país espera além da economia dar os primeiros sinais de recuperação lenta, mas veio então uma bomba de fortíssimo impacto que devastou de vez a credibilidade do governo. Na noite do dia 17 de maio o jornalista Lauro Jardim do jornal O Globo divulga o conteúdo explosivo da delação de Joesley Batista, dono do grupo frigorífico JBS e a gravação revela uma bomba: o presidente Michel Temer ao afirmar que tinha de manter isso dava o aval para comprar o silêncio de Eduardo Cunha que está preso na Lava Jato. E na mesma gravação o senador Aécio Neves pedia R$ 2 milhões em propinas para pagamento de despesas em sua defesa. A partir daí não houve mais sossego para o governo e a política. O presidente diz em pronunciamento que não renuncia, ao mesmo tempo é indiciado em três crimes: corrupção passiva, obstrução da Justiça e organização criminosa, Aécio é afastado do Senado por determinação do Supremo e sua irmã Andréa é presa, Joesley foge para os Estados Unidos. Novas conversas são divulgadas e surgem novas revelações dos donos da JBS que envolvem outros políticos. Nesse período Temer perde dois assessores: Tadeu Fillipelli e Sandro Mabel. No dia 24 Brasília ferve com violentos protestos que causaram danos enormes em minstérios e que deixaram duas pessoas feridas. Temer chegou a autorizar o uso das Forças Armadas, por sete dias, mas revogou o ato. A OAB entrega protocolo do pedido de impeachment e Maria Silvia Bastos pede demissão do BNDES. E numa tentativa de salvar o governo troca seu ministro da Justiça assumindo Torquato Jardim na vaga de Osmar Serraglio. O mês que começa bem termina mal para Temer e o seu governo caminha para o fim.


Dois ex- governadores do DF foram presos na Operação Panatenaico que apurou um esquema de propina na construção do estádio Mané Garrincha. José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz além do ex- vice governador Tadeu Fillipelli foram presos preventivamente, mas todos obtiveram habeas corpus e foram soltos. O esquema deviou R$ 900 milhões das obras do estádio que foi o mais caro da Copa do Mundo de 2014.


Na Lava Jato novos depoimentos agitam a investigação. No dia 5 Renato Duque, ex- diretor de serviços da Petrobras disse que o ex- presidente Lula era o chefe dos desvios na empresa e que tinha pleno conhecimento de tudo que acontecia. No dia 10 Lula esteve frente à frente com o juiz Sérgio Moro e negou as acusações atribuindo todas as negociações do tripléx à Marisa Letícia, morta em fevereiro. Lula voltou a afirmar que sofre um verdadeiro massacre por parte da imprensa e depois do depoimento atacou o governo. E a jornalista Cláudia Cruz, mulher de Eduardo Cunha é absolvida por Moro no processo que a acusava de lavagem de dinheiro por falta de provas.


Uma ação policial na Cracolândia no centro de São Paulo prendeu vários usuários, mas eles voltaram a se espalhar.

As chuvas castigam no Nordeste. Em Alagoas quatro pessoas morrem devido às fortes chuvas e em Pernambuco também 4 pessoas morreram e mais de 55 mil ficam desabrigadas.


Um conflito entre fazendeiros e a PM termina com dez mortes na maior chacina desde o massacre de Eldorado dos Carajás em 1996. A chacina ocorre na Fazenda Santa Lúcia. No Maranhão um outro massacre, desta vez contra índios da tribo Gamela deixa dezenas de feridos.


Crise também no governo de Donald Trump. James Comey é demitido do posto de diretor do FBI. Comey conduzia a investigação sobre a interferência russa na última eleição presidencial americana.


Emmanuel Macron é eleito presidente da França. Ele venceu de forma folgada e assumiu o poder com o desafio de obter maioria no Parlamento.



O terror volta a assombrar a Inglaterra. Na noite do dia 22 em Manchester Salman Abedi, um radical islâmico explode uma bomba e mata 22 pessoas após o show da cantora americana Ariana Grande. O atentado abala a campanha e deixa a primeira ministra Thereza May em xeque.

Um ciberataque cibernético contamina computadores de 126 países. O ataque causado pelo vírus Wanna Cry paralisa os computadores de várias empresas.


O Real Madrid compra por 45 milhões de euros o passe do jogador Vinícius Júnior do Flamengo. O jogador só poderá jogar na Europa quando completar 18 anos. A venda é a segunda maior entre jogadores brasileiros perdendo apenas para Neymar.






O mês é marcado pelos campeões estaduais pelo país. Em Brasília deu Brasiliense, o Vitória foi campeão baiano, no Paraná deu Coritiba, em Santa catarina a Chapecoense soltou o grito depois da tragédia, em Minas deu Galo, no Rio Grande do Sul o Novo Hamburgo faz história com seu primeiro título estadual, em São Paulo o campeão foi o Corinthians e no Rio deu Flamengo.


Mistério: Reportagem do jornal Extra revela que os restos mortais de Mané Garrincha desapareceram de seu túmulo onde está enterrado. Garrincha, morto em 1983 está ou estava enterrado no cemitério de Magé, na Baixada Fluminense e o sumiço dos restos mortais rende enorme repercussão.


Ator de destaque tanto no teatro como no cimena e na TV, Nelson Xavier ficou eternizado com suas atuações de destaque como o cangaceiro Lampião e do médium Chico Xavier. Venceu o Urso de Prata do Festival de Berlim e sue último trabalho foi o filme Comeback. O ator morre no dia 10 aos 75 anos vitimado por uma infecção pulmonar.


O crítico e sociólogo Antônio Cândido era considerado o mais importante intelectual do país e foi fundamental na compreensão literária do Brasil. Antônio Cândido morre no dia 12 aos 98 anos.


Antonio Carlos Senefonte era o nome de batismo, mas o público o conhecia pelo nome artístico Kid Vinil. Cantor, produtor musical, jornalista e radialista ele era o mais estudioso e profundo conhecedor do rock. Na década de 80 à frente do grupo Magazine emplaca hits de sucesso como Eu Sou Boy e Tic Tic Nervoso. O cantor morre no dia 19 depois que teve complicações após passar mal em um show no mês de abril em Minas Gerais. No velório do cantor uma cena comoveu a todos. O cachorro do cantor esteve o tempo todo ao lado do caixão num gesto de despedida.


O ator inglês Roger Moore sucedeu Sean Connery no papel do espião mais famoso do cinema, 007. Com um estilo charmoso e elegante fez sete filmes da franquia de James Bond, depois se tornou Sir Roger Moore. O ator sucumbiu a um câncer e morre no dia 23 aos 89 anos.




Outros mortos do mês: Eduardo Portella (2 de maio), ex- ministro da Educação no governo de João Figueiredo e autor da frase Não sou ministro, estou ministro. Almir Guineto (5 de maio), sambista, cantor e compositor. Foi fundador do Fundo de Quintal ao lado de Jorge Aragão e teve como seus maiores sucessos Caxambu, Lama nas Ruas e Coisinha do Pai, gravada por Beth Carvalho e usada pela NASA durante uma missão feita por um robô em Marte, Nicky Hayden (22 de maio), motociclista americano e campeão na Moto GP em 2006. Hayden foi atropelado quando estava andando de bicicleta na Itália morrendo cinco dias depois e Manuel Noriega (30 de maio), ditador do Panamá e que foi derrubado do poder pelos Estados Unidos em 1989 depois condenado por lavagem de dinheiro e narcotráfico.

O quadro volta em junho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Bela do Domingo: Flávia Alvarenga

Em sua penúltima edição, o quadro A Bela do Domingo traz hoje a jornalista Flávia Alvarenga.



Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, Flávia Alvarenga está há dez anos na Rede Globo de Brasília e começou sua carreira sendo produtora de reportagem no DF TV 1ª edição em 2002, ano em que se formou.









Em 2004 o formato da previsão do tempo foi mudado e Flávia assumiu a apresentação do quadro nos telejornais locais. Em 2005 passa a fazer reportagens de rua e acumula ainda a apresentação do bloco local do Globo Esporte até outubro de 2008. A jornalista também pode ser vista eventualmente na previsão do tempo do Jornal Nacional e nos outros telejornais. Atualmente está à frente do Bom Dia DF, telejornal que vai ao ar às 6:30 da manhã.

No domingo que vem tem a última Bela do Domingo da temporada de 2011.

A Bela do Domingo: Cecília Malan

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Cecília Malan.



Maria Cecília Malan nasceu em 16 de abril de 1983 e se formou em jornalismo pela PUC do Rio. Filha do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan já morou em Nova York, Washington, Paris e Brasília quando decidiu voltar ao Brasil em 2002.









Em 2005 inicia carreira como estagiária do Bom Dia Brasil e depois virou trainee. Em 2007 se torna editora do noticiário internacional e desde 2011 atua no escritório da Globo em Londres. Primeiramente como produtora e depois passou a dividir reportagens. Dentre as coberturas mais importantes destaca - se a dos atentados ocorridos em janeiro de 2015 ao jornal Charlie Hebdo quando foi alvo de críticas nas redes sociais devido à sua demonstração de ficar com medo ao ouvir disparos de armas de fogo. E desde então participa do Bom Dia Brasil e dos demais telejornais da casa com entradas ao vivo da capital inglesa.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Izabella Camargo

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Izabella Camargo.



Seu nome de batismo é Izabella Spaggiari Brazil Camargo, nascida em Apucarana em 1º de fevereiro de 1981. Aos 16 anos deixou sua cidade natal e veio para São Paulo onde foi uma das garotas do programa de games Fantasia no SBT entre 1997 e 1999.





Fez curso no Senac de rádio e TV, fez jornalismo na Faculdade São Judas Tadeu e pós graduação e marketing na Faculdade Cásper Líbero. Em 2003 fez programas de entretenimento na rádio Energia 97, depois na Jovem Pan. Em 2005 integrou o time de apresentadores do canal Shop Tour e em janeiro de 2006 passou a integrar o time de locutores do canal de notícias Band News onde ficou até 2009. Voltou ao SBT onde apresentou por uma semana o extinto Olha Você. Em junho do mesmo ano passou a fazer parte da equipe de jornalismo da Rede Bandeirantes.





Durante os três anos em que esteve na emissora participou do rodízio de apresentadores do Jornal da Band e ao mesmo tempo cobrindo as férias…

A Bela do Domingo: Lana Canepa

O quadro A Bela do domingo de hoje traz a jornalista Lana Canepa.


Lana Karine Prieto Canepa Mundim iniciou carreira no jornalismo como produtora, repórter e editora em uma emissora afiliada da Rede Globo no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul cobrindo assuntos de Brasília.









Em 2005 apresentou o programa independente Beleza em Foco na TV Brasília. Em 2007 se forma em Ciência Política na UnB, em 2010 se torna repórter da Globo Brasília cobrindo acontecimentos locais. Em 2012 em sua primeira passagem pela Band se torna editora e repórter do Jornal da Band, logo depois se mudou pra Curitiba onde foi professora da PUC e trabalhou para o jornal Gazeta do Povo até 2016 quando passou pela TV Justiça e depois retornou para a Band voltando a atuar como repórter de política do Jornal da Band. O seu desempenho fez com que a direção de jornalismo do canal a escolhesse para cobrir recentemente as férias de Paloma Tocci e possivelmente a licença maternidade em breve.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Bruna Roma

O quadro A Bela do Domingo está de volta e para abrir a temporada 2014 a primeira homenageada é a jornalista Bruna Roma.



Bruna Silva Roma nasceu em 23 de fevereiro de 1988 em Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo onde viveu até os 20 anos. Cursou Comunicação Social com habilitação para Jornalismo em Taubaté e em 2009 participa do programa de estagiários da Rede Globo. Durante o estágio dividiu o trabalho na capital paulista e a universidade no interior onde se forma em 2010.















Em 2010 logo que se formou passou a fazer parte da equipe de repórteres da Globo de São Paulo e ficou durante dois anos. Em janeiro de 2012 se muda pra Fortaleza onde começa a trabalhar na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na capital cearense, três meses depois apresentou um quadro de diversão e arte no telejornal CE TV 1ª edição e em julho do mesmo ano assumiu a apresentação do Encanta Ceará que homenageia os artistas que se destacam no estado. Em julho do ano passado deixa a Verdes Mares e reto…

A Bela do Domingo: Marisy Idalino

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz e apresentadora Marisy Idalino.



Nascida em 10 de maio de 1984 em Osasco, Marisy Idalino iniciou no balé e aos 15 anos inicia carreira no teatro. Aos 17 anos se muda pra São Paulo onde tenta fazer a faculdade de Direito, mas faltando dois anos desiste e retorna para o teatro.









Fez testes publicitários e passou para um deles na TV Gazeta onde ficou por três meses fazendo merchandising no programa Todo Seu com Ronnie Von. Depois passou por Mega TV, Record e Bandeirantes até que em 2012 ela retornou à Gazeta, primeiro no TV Culinária e depois como stand by nos programas Você Bonita, Mulheres e Revista da Cidade. Chegou a namorar com o ator Rodrigo Phavanello, mas o casamento foi cancelado a poucos dias de ser realizado.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Williane Rodrigues

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Williane Rodrigues.



Nascida na capital federal em 10 de junho de 1981, Williane Rodrigues queria ser atriz, chegou inclusive a encenar peças, mas acabou indo para o jornalismo e antes mesmo de se formar já exercia a profissão estagiando na TV Bandeirantes e na Radiobras. Em 2002 já formada pelo CEUB inicia carreira como repórter na TV Brasília.











Poucos meses depois começou a apresentar telejornais na casa. Três anos mais tarde se muda pro SBT onde se torna editora e apresentadora do Cidade Viva. Em 2007 se torna repórter de rede para o SBT Brasil onde trazia reportagens sobre política. No fim de 2008 assume o projeto de revitalização do jornalismo local da emissora apresentando o Jornal do SBT Brasília e desde agosto de 2013 assume o comando do SBT Brasília substituindo Neila Medeiros trazendo interatividade e levando a notícia de uma forma diferenciada. Ano passado ao comentar uma notícia de que uma adolescente jogou um gato da jane…

A Bela do Domingo: Lizandra Trindade

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Lizandra Trindade.



A carioca Lizandra Trindade começou a atuar no jornalismo em 2007 quando iniciou carreira como repórter do programa Agenda na Globo News.









Foram quatro anos fazendo reportagens e entrevistas com artistas. Em maio de 2010 se tornou repórter do Globo Universidade no lugar de Bianca Rothier que se mudou pra Suíça. Foram três anos apresentando reportagens sobre as profissões e o mercado de trabalho. Ano passado começou a trabalhar com esporte e atualmente é uma das repórteres da equipe da Globo no Rio de Janeiro e na maioria das vezes tem reportagens suas no Globo Esporte.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Fernanda de Freitas

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz Fernanda de Freitas.



Nascida em São José do Rio Preto em 25 de fevereiro de 1980 Fernanda de Freitas foi professora de balé por cinco anos e aos 19 anos deixou a academia onde lecionava para tentar a sorte no Rio de Janeiro e seu começo de carreira foi como uma das Garotas do Zodíaco no extinto Planeta Xuxa. A partir daí ela não deixou mais de aparecer na telinha.





Em 2002 fez sua primeira novela, Coração de Estudante no papel de Heloísa e no ano seguinte foi uma das apresentadoras da TV Globinho e fez participação em Kubanacan como Consuelo. Em 2004 fez o papel de Amanda em Como uma onda. Em 2005 fez o papel de Cathy mc Gould em Bang Bang, depois fez Pé na Jaca e Negócio da China.



A partir de então se dedica a participar de séries e programas como A Turma do Didi, S.O.S Emergência e Tapas e Beijos num papel de destaque além de reencarnar a personagem Marina da Glória que foi interpretada por Tássia Camargo na releitura da Escolinha do Pr…

A Bela do Domingo: Mariana Becker

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Mariana Becker.


Há 18 anos na Rede Globo, a jornalista gaúcha de 41 anos já viajou por 34 países desde 2007 quando passou a acompanhar o mundo da Fórmula 1.













Com carreira iniciada em 1995 na área geral, depois passando para o esporte a repórter chegou a participar de três edições do Rali dos Sertões, sendo duas delas pilotando. A sua experiência acabou levando a jornalista ao mundo da F1 a partir de 2007 quando foi escalada pela primeira vez. Desde então ela superou preconceitos e mesmo assim recebeu poucas cantadas por parte de colegas do mundo. Hoje em Interlagos, Mariana estará com o time da Globo na transmissão do Grande Prêmio do Brasil, prova que encerra a temporada 2013. Ela é casada com o produtor Jayme Britto e mora em Mônaco desde 2008.

Semana que vem tem mais.