O Mês em Resumo: Renan desafia Supremo, atentado terrorista abala Berlim, Inter é rebaixado e adeus à Ferreira Gullar, Dom Paulo Evaristo Arns e George Michael

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram dezembro nesta última edição de 2016.


No apagar de 2016 a política ainda rendeu notícias que deram o que falar. Primeiro no dia 1º o STF condenou Renan Calheiros réu no caso em que desviou dinheiro público para pagar despesas pessoais com a filha da jornalista Mônica Veloso em 2007, depois no dia 4 ele foi um dos alvos de novas manifestações contra o pacote anticorrupção aprovado em 30 de novembro, no dia 5 uma decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello afstou Renan do comando da presidência do Senado, mas ele não assinou a intimação num claro sinal de desrespeito e desafio. No dia 7 os ministros se reuniram e Renan foi mantido na presidência da casa, mas fora da linha sucessória da presidência da República.


No dia 9 explode a delação premiada de Cláudio Mello Filho, ex - vice de relações institucionais da Odebrecht citando muitos políticos envolvidos na Lava Jato dentre eles toda a cúpula do PMDB e o presidente Michel Temer que vê seus índices de popularidade despencarem.


Ao mesmo tempo que os índices caem o presidente lança um novo pacote econômico que tem como medidas o saque do saldo de contas inativas do FGTS e juros menores no rotativo do cartão de crédito.


Pela quinta vez o ex- presidente Lula se torna réu na Lava Jato. O juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia de que ele era o responsável por comandar uma sofisticada estrutura ilícita para captar apoio parlamentar e distribuir cargos públicos. Com isso ele tem quatro ações como réu na Lava Jato e uma na Zelotes.


O terror não dá trégua, nem mesmo nas compras de Natal. No dia 19 num atentado que lembrou o ocorrido em julho na França um tunisiano pegou um caminhão e atropelou as pessoas que estavam fazendo compras no mercado de Berlim. 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas. O tunisiano fugiu para a Itália onde foi morto por dois policiais.


Na Turquia o embaixador da Rússia Andrei Karlov foi assassinado dentro da galeria de arte de Ancara pelo atirador radical Melvut Altintas.


Um avião militar russo caiu no Mar Negro com 92 pessoas à bordo. Ninguém sobreviveu ao acidente. O grupo iria se apresentar no ano novo.

Alípio Rogério dos Santos, suspeito de espancar até a morte um ambulante no metrô, após prisão

Um crime bárbaro em pleno dia de Natal. Luís Carlos Ruas, um humilde vendedor ambulante de doces foi brutalmente espancado até a morte na estação Pedro II no Metrô de São Paulo. O segurança Alípio Rogério Belo dos Santos e Ricardo do Nascimento Martins, suspeitos pelo massacre foram presos e confessaram o crime. Eles bateram em Luís que estava defendendo duas travestis que estavam sendo agredidas pelos dois.



Em outro crime bárbaro o embaixador da Grécia no Brasil Kyriakos Amiridis foi assassinado por um PM e a mulher Françoise que foi acusada de ser a mandante do crime. O PM Sérgio Gomes Moreira Filho deu os disparos e a Polícia encontrou o carro com um corpo carbonizado. Os dois tiveram a prisão temporária decretada.



Uma tragédia no dia do casamento. Um helicóptero caiu e matou a noiva que estava a caminho de se casar. Além da noiva morreram uma fotógrafa que estava grávida, o irmão da noiva e o piloto. O acidente ocorreu na região metropolitana de São Paulo.


A TV Brasil demite a jornalista Leda Nagle e acaba com o programa de entrevistas Sem Censura. A decisão do presidente da emissora pública Laerte Rímoli é conter gastos. Leda estava à frente do programa há 20 anos.




Chapecó se despediu das vítimas do trágico acidente com o avião da Chapecoense. Os corpos chegaram ao Brasil no começo de dezembro. No dia 3 os corpos de 50 vítimas das 71 que estavam no voo fatídico foram veladas sob uma forte chuva na Arena Condá e depois seguiram para o sepultamento. O acidente foi mesmo causado por uma falha humana, pois o jato embarcou com pouco combustível ocasionando a pane seca. Os sobreviventes voltaram emocionados ao Brasil: Alan Ruschel, Neto, Jackson Folmann e o jornalista Rafael Henzel voltaram sendo recebidos em festa. Folmann ainda permanece internado pois passou por cirurgias corretivas. E em Uganda uma outra tragédia no futebol. 30 pessoas morreram devido à superlotação do barco no lago Alberto. Eles jogariam um amistoso.


O Grêmio conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil ao empatar com o Atlético Mineiro na decisão na Arena. O time gaúcho volta a conquistar um título de renome nacional depois de 15 anos.



Por outro lado a torcida do Internacional sofre, pois o Colorado foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro com o empate diante do Fluminense na última rodada. O time gaúcho jamais havia sido rebaixado na história.


O Real Madrid se tornou campeão mundial de clubes pela quinta vez. O título veio na decisão contra o surpreendente Kashima Antlers que tirou o Nacional da Colômbia. Cristiano Ronaldo fez três gols e deu o título aos merengues. A utilização do árbitro eletrônico rendeu polêmicas em três lances: na semifinal entre Kashima e Nacional as câmeras flagraram um pênalti inexistente, no jogo entre Real e América do México outro lance flagrou um impedimento inexistente de CR7.


O alemão Nico Rosberg surpreende e anuncia sua aposentadoria da Fórmula 1 logo após se sagrar campeão mundial. O anúncio pega todo mundo de surpresa e abre possibilidades, uma delas é a possível volta de Felipe Massa às pistas depois dele também se aposentar.



Aos 21 anos o piloto Felipe Fraga se tornou o mais jovem campeão da história da Stock Car ao chegar na décima posição em Interlagos e na Fórmula Truck Felipe Giaffone se sagra tetracampeão da categoria.

Amanda Nunes UFC 207 (Foto: Getty Images)

E para fechar o ano com chave de ouro a Leoa Amanda Nunes precisou de 48 segundos para atropelar a americana Ronda Roussey no UFC 207 em Las Vegas e manter o cinturão dos galos.


O maranhense Ferreira Gullar foi um dos criadores do movimento neoconcretista e renovou a poesia concreta. Escreveu vários livros e ganhou o Prêmio Camões além de dois Jabutis. O poeta foi internado no dia 3, mas morreu no dia 4 aos 86 anos.


Dom Paulo Evaristo Arns foi arcebispo de São Paulo durante 28 anos e foi a voz da resistência contra a ditadura pela defesa dos direitos humanos. Internado desde o dia 28 de novembro com problemas pulmonares ele morre no dia 14 aos 95 anos.


O cantor George Michael nasceu Georgios Kyriacos Panayotiou e começou a fazer sucesso nos anos 80 com o duo Wham e emplacou hits como wake me up before you go go e Careless Whispers, depois lançou carreira solo e fez hits de sucesso como Father Figure, Faith e Freedom 90, considerado o hino da liberdade. Ao todo vendeu 100 milhões de discos e gravou sete álbuns de estúdio. No dia de Natal o cantor morreu devido à uma parada cardíaca aos 53 anos de idade.

Debbie Reynolds

A atriz e escritora Carrie Fisher sofreu no dia 23 um ataque cardíaco durante um voo e morreu quatro dias depois aos 60 anos. Carrie se destacou como a Princesa Léia na saga Star Wars em quatro dos sete filmes da série. Um dia depois sua mãe, a atriz Debbie Reynolds morre aos 84 anos. Debbie fez filmes de sucesso como Cantando na Chuva e não resistiu a um AVC.

O mês ainda teve as mortes de John Glenn (8 de dezembro),astronauta americano que se tornou o mais velho a ir para o espaço, Greg Lake, fundador da banda Emerson Lake and Palmer e Villas Boas Corrêa (15 de dezembro), jornalista político que cobriu os lances mais importantes da política da ditadura até a redemocratização.

O quadro retorna em 1º de fevereiro de 2017 abrindo os trabalhos do blog no ano com o resumo dos fatos de janeiro.

Postar um comentário

0 Comentários