Pular para o conteúdo principal

O Mês em Resumo: Renan desafia Supremo, atentado terrorista abala Berlim, Inter é rebaixado e adeus à Ferreira Gullar, Dom Paulo Evaristo Arns e George Michael

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram dezembro nesta última edição de 2016.


No apagar de 2016 a política ainda rendeu notícias que deram o que falar. Primeiro no dia 1º o STF condenou Renan Calheiros réu no caso em que desviou dinheiro público para pagar despesas pessoais com a filha da jornalista Mônica Veloso em 2007, depois no dia 4 ele foi um dos alvos de novas manifestações contra o pacote anticorrupção aprovado em 30 de novembro, no dia 5 uma decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello afstou Renan do comando da presidência do Senado, mas ele não assinou a intimação num claro sinal de desrespeito e desafio. No dia 7 os ministros se reuniram e Renan foi mantido na presidência da casa, mas fora da linha sucessória da presidência da República.


No dia 9 explode a delação premiada de Cláudio Mello Filho, ex - vice de relações institucionais da Odebrecht citando muitos políticos envolvidos na Lava Jato dentre eles toda a cúpula do PMDB e o presidente Michel Temer que vê seus índices de popularidade despencarem.


Ao mesmo tempo que os índices caem o presidente lança um novo pacote econômico que tem como medidas o saque do saldo de contas inativas do FGTS e juros menores no rotativo do cartão de crédito.


Pela quinta vez o ex- presidente Lula se torna réu na Lava Jato. O juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia de que ele era o responsável por comandar uma sofisticada estrutura ilícita para captar apoio parlamentar e distribuir cargos públicos. Com isso ele tem quatro ações como réu na Lava Jato e uma na Zelotes.


O terror não dá trégua, nem mesmo nas compras de Natal. No dia 19 num atentado que lembrou o ocorrido em julho na França um tunisiano pegou um caminhão e atropelou as pessoas que estavam fazendo compras no mercado de Berlim. 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas. O tunisiano fugiu para a Itália onde foi morto por dois policiais.


Na Turquia o embaixador da Rússia Andrei Karlov foi assassinado dentro da galeria de arte de Ancara pelo atirador radical Melvut Altintas.


Um avião militar russo caiu no Mar Negro com 92 pessoas à bordo. Ninguém sobreviveu ao acidente. O grupo iria se apresentar no ano novo.

Alípio Rogério dos Santos, suspeito de espancar até a morte um ambulante no metrô, após prisão

Um crime bárbaro em pleno dia de Natal. Luís Carlos Ruas, um humilde vendedor ambulante de doces foi brutalmente espancado até a morte na estação Pedro II no Metrô de São Paulo. O segurança Alípio Rogério Belo dos Santos e Ricardo do Nascimento Martins, suspeitos pelo massacre foram presos e confessaram o crime. Eles bateram em Luís que estava defendendo duas travestis que estavam sendo agredidas pelos dois.



Em outro crime bárbaro o embaixador da Grécia no Brasil Kyriakos Amiridis foi assassinado por um PM e a mulher Françoise que foi acusada de ser a mandante do crime. O PM Sérgio Gomes Moreira Filho deu os disparos e a Polícia encontrou o carro com um corpo carbonizado. Os dois tiveram a prisão temporária decretada.



Uma tragédia no dia do casamento. Um helicóptero caiu e matou a noiva que estava a caminho de se casar. Além da noiva morreram uma fotógrafa que estava grávida, o irmão da noiva e o piloto. O acidente ocorreu na região metropolitana de São Paulo.


A TV Brasil demite a jornalista Leda Nagle e acaba com o programa de entrevistas Sem Censura. A decisão do presidente da emissora pública Laerte Rímoli é conter gastos. Leda estava à frente do programa há 20 anos.




Chapecó se despediu das vítimas do trágico acidente com o avião da Chapecoense. Os corpos chegaram ao Brasil no começo de dezembro. No dia 3 os corpos de 50 vítimas das 71 que estavam no voo fatídico foram veladas sob uma forte chuva na Arena Condá e depois seguiram para o sepultamento. O acidente foi mesmo causado por uma falha humana, pois o jato embarcou com pouco combustível ocasionando a pane seca. Os sobreviventes voltaram emocionados ao Brasil: Alan Ruschel, Neto, Jackson Folmann e o jornalista Rafael Henzel voltaram sendo recebidos em festa. Folmann ainda permanece internado pois passou por cirurgias corretivas. E em Uganda uma outra tragédia no futebol. 30 pessoas morreram devido à superlotação do barco no lago Alberto. Eles jogariam um amistoso.


O Grêmio conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil ao empatar com o Atlético Mineiro na decisão na Arena. O time gaúcho volta a conquistar um título de renome nacional depois de 15 anos.



Por outro lado a torcida do Internacional sofre, pois o Colorado foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro com o empate diante do Fluminense na última rodada. O time gaúcho jamais havia sido rebaixado na história.


O Real Madrid se tornou campeão mundial de clubes pela quinta vez. O título veio na decisão contra o surpreendente Kashima Antlers que tirou o Nacional da Colômbia. Cristiano Ronaldo fez três gols e deu o título aos merengues. A utilização do árbitro eletrônico rendeu polêmicas em três lances: na semifinal entre Kashima e Nacional as câmeras flagraram um pênalti inexistente, no jogo entre Real e América do México outro lance flagrou um impedimento inexistente de CR7.


O alemão Nico Rosberg surpreende e anuncia sua aposentadoria da Fórmula 1 logo após se sagrar campeão mundial. O anúncio pega todo mundo de surpresa e abre possibilidades, uma delas é a possível volta de Felipe Massa às pistas depois dele também se aposentar.



Aos 21 anos o piloto Felipe Fraga se tornou o mais jovem campeão da história da Stock Car ao chegar na décima posição em Interlagos e na Fórmula Truck Felipe Giaffone se sagra tetracampeão da categoria.

Amanda Nunes UFC 207 (Foto: Getty Images)

E para fechar o ano com chave de ouro a Leoa Amanda Nunes precisou de 48 segundos para atropelar a americana Ronda Roussey no UFC 207 em Las Vegas e manter o cinturão dos galos.


O maranhense Ferreira Gullar foi um dos criadores do movimento neoconcretista e renovou a poesia concreta. Escreveu vários livros e ganhou o Prêmio Camões além de dois Jabutis. O poeta foi internado no dia 3, mas morreu no dia 4 aos 86 anos.


Dom Paulo Evaristo Arns foi arcebispo de São Paulo durante 28 anos e foi a voz da resistência contra a ditadura pela defesa dos direitos humanos. Internado desde o dia 28 de novembro com problemas pulmonares ele morre no dia 14 aos 95 anos.


O cantor George Michael nasceu Georgios Kyriacos Panayotiou e começou a fazer sucesso nos anos 80 com o duo Wham e emplacou hits como wake me up before you go go e Careless Whispers, depois lançou carreira solo e fez hits de sucesso como Father Figure, Faith e Freedom 90, considerado o hino da liberdade. Ao todo vendeu 100 milhões de discos e gravou sete álbuns de estúdio. No dia de Natal o cantor morreu devido à uma parada cardíaca aos 53 anos de idade.

Debbie Reynolds

A atriz e escritora Carrie Fisher sofreu no dia 23 um ataque cardíaco durante um voo e morreu quatro dias depois aos 60 anos. Carrie se destacou como a Princesa Léia na saga Star Wars em quatro dos sete filmes da série. Um dia depois sua mãe, a atriz Debbie Reynolds morre aos 84 anos. Debbie fez filmes de sucesso como Cantando na Chuva e não resistiu a um AVC.

O mês ainda teve as mortes de John Glenn (8 de dezembro),astronauta americano que se tornou o mais velho a ir para o espaço, Greg Lake, fundador da banda Emerson Lake and Palmer e Villas Boas Corrêa (15 de dezembro), jornalista político que cobriu os lances mais importantes da política da ditadura até a redemocratização.

O quadro retorna em 1º de fevereiro de 2017 abrindo os trabalhos do blog no ano com o resumo dos fatos de janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Bela do Domingo: Flávia Alvarenga

Em sua penúltima edição, o quadro A Bela do Domingo traz hoje a jornalista Flávia Alvarenga.



Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, Flávia Alvarenga está há dez anos na Rede Globo de Brasília e começou sua carreira sendo produtora de reportagem no DF TV 1ª edição em 2002, ano em que se formou.









Em 2004 o formato da previsão do tempo foi mudado e Flávia assumiu a apresentação do quadro nos telejornais locais. Em 2005 passa a fazer reportagens de rua e acumula ainda a apresentação do bloco local do Globo Esporte até outubro de 2008. A jornalista também pode ser vista eventualmente na previsão do tempo do Jornal Nacional e nos outros telejornais. Atualmente está à frente do Bom Dia DF, telejornal que vai ao ar às 6:30 da manhã.

No domingo que vem tem a última Bela do Domingo da temporada de 2011.

A Bela do Domingo: Cecília Malan

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Cecília Malan.



Maria Cecília Malan nasceu em 16 de abril de 1983 e se formou em jornalismo pela PUC do Rio. Filha do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan já morou em Nova York, Washington, Paris e Brasília quando decidiu voltar ao Brasil em 2002.









Em 2005 inicia carreira como estagiária do Bom Dia Brasil e depois virou trainee. Em 2007 se torna editora do noticiário internacional e desde 2011 atua no escritório da Globo em Londres. Primeiramente como produtora e depois passou a dividir reportagens. Dentre as coberturas mais importantes destaca - se a dos atentados ocorridos em janeiro de 2015 ao jornal Charlie Hebdo quando foi alvo de críticas nas redes sociais devido à sua demonstração de ficar com medo ao ouvir disparos de armas de fogo. E desde então participa do Bom Dia Brasil e dos demais telejornais da casa com entradas ao vivo da capital inglesa.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Izabella Camargo

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Izabella Camargo.



Seu nome de batismo é Izabella Spaggiari Brazil Camargo, nascida em Apucarana em 1º de fevereiro de 1981. Aos 16 anos deixou sua cidade natal e veio para São Paulo onde foi uma das garotas do programa de games Fantasia no SBT entre 1997 e 1999.





Fez curso no Senac de rádio e TV, fez jornalismo na Faculdade São Judas Tadeu e pós graduação e marketing na Faculdade Cásper Líbero. Em 2003 fez programas de entretenimento na rádio Energia 97, depois na Jovem Pan. Em 2005 integrou o time de apresentadores do canal Shop Tour e em janeiro de 2006 passou a integrar o time de locutores do canal de notícias Band News onde ficou até 2009. Voltou ao SBT onde apresentou por uma semana o extinto Olha Você. Em junho do mesmo ano passou a fazer parte da equipe de jornalismo da Rede Bandeirantes.





Durante os três anos em que esteve na emissora participou do rodízio de apresentadores do Jornal da Band e ao mesmo tempo cobrindo as férias…

A Bela do Domingo: Bruna Roma

O quadro A Bela do Domingo está de volta e para abrir a temporada 2014 a primeira homenageada é a jornalista Bruna Roma.



Bruna Silva Roma nasceu em 23 de fevereiro de 1988 em Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo onde viveu até os 20 anos. Cursou Comunicação Social com habilitação para Jornalismo em Taubaté e em 2009 participa do programa de estagiários da Rede Globo. Durante o estágio dividiu o trabalho na capital paulista e a universidade no interior onde se forma em 2010.















Em 2010 logo que se formou passou a fazer parte da equipe de repórteres da Globo de São Paulo e ficou durante dois anos. Em janeiro de 2012 se muda pra Fortaleza onde começa a trabalhar na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na capital cearense, três meses depois apresentou um quadro de diversão e arte no telejornal CE TV 1ª edição e em julho do mesmo ano assumiu a apresentação do Encanta Ceará que homenageia os artistas que se destacam no estado. Em julho do ano passado deixa a Verdes Mares e reto…

A Bela do Domingo: Marisy Idalino

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz e apresentadora Marisy Idalino.



Nascida em 10 de maio de 1984 em Osasco, Marisy Idalino iniciou no balé e aos 15 anos inicia carreira no teatro. Aos 17 anos se muda pra São Paulo onde tenta fazer a faculdade de Direito, mas faltando dois anos desiste e retorna para o teatro.









Fez testes publicitários e passou para um deles na TV Gazeta onde ficou por três meses fazendo merchandising no programa Todo Seu com Ronnie Von. Depois passou por Mega TV, Record e Bandeirantes até que em 2012 ela retornou à Gazeta, primeiro no TV Culinária e depois como stand by nos programas Você Bonita, Mulheres e Revista da Cidade. Chegou a namorar com o ator Rodrigo Phavanello, mas o casamento foi cancelado a poucos dias de ser realizado.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Williane Rodrigues

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Williane Rodrigues.



Nascida na capital federal em 10 de junho de 1981, Williane Rodrigues queria ser atriz, chegou inclusive a encenar peças, mas acabou indo para o jornalismo e antes mesmo de se formar já exercia a profissão estagiando na TV Bandeirantes e na Radiobras. Em 2002 já formada pelo CEUB inicia carreira como repórter na TV Brasília.











Poucos meses depois começou a apresentar telejornais na casa. Três anos mais tarde se muda pro SBT onde se torna editora e apresentadora do Cidade Viva. Em 2007 se torna repórter de rede para o SBT Brasil onde trazia reportagens sobre política. No fim de 2008 assume o projeto de revitalização do jornalismo local da emissora apresentando o Jornal do SBT Brasília e desde agosto de 2013 assume o comando do SBT Brasília substituindo Neila Medeiros trazendo interatividade e levando a notícia de uma forma diferenciada. Ano passado ao comentar uma notícia de que uma adolescente jogou um gato da jane…

A Bela do Domingo: Lana Canepa

O quadro A Bela do domingo de hoje traz a jornalista Lana Canepa.


Lana Karine Prieto Canepa Mundim iniciou carreira no jornalismo como produtora, repórter e editora em uma emissora afiliada da Rede Globo no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul cobrindo assuntos de Brasília.









Em 2005 apresentou o programa independente Beleza em Foco na TV Brasília. Em 2007 se forma em Ciência Política na UnB, em 2010 se torna repórter da Globo Brasília cobrindo acontecimentos locais. Em 2012 em sua primeira passagem pela Band se torna editora e repórter do Jornal da Band, logo depois se mudou pra Curitiba onde foi professora da PUC e trabalhou para o jornal Gazeta do Povo até 2016 quando passou pela TV Justiça e depois retornou para a Band voltando a atuar como repórter de política do Jornal da Band. O seu desempenho fez com que a direção de jornalismo do canal a escolhesse para cobrir recentemente as férias de Paloma Tocci e possivelmente a licença maternidade em breve.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Juliana Veiga

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz Juliana Veiga.



Juliana Veiga tem 36 anos e é formada em Rádio e TV pela Anhembi Morumbi. Antes de ser jornalista praticou snowboard onde foi pentacampeã brasileira da modalidade.









Sua estreia como jornalista foi em 2001 quando recebeu convite do Sportv para apresentar um programa sobre esportes na neve. No ano seguinte entrou na TV Bandeirantes onde atuou no canal Band Sports e no Esporte Total em sua fase final com Nivaldo Prieto e Roberto Avallone. Em 2008 descobriu a locução e foi contratada por uma agência de publicidade e fez locução de comerciais para marcas como Rexona, Jontex, Vasenol entre outras. Na ESPN desde 2011 Juliana é apresentadora de uma das três edições do Sportscenter. Já fez um ensaio para a revista Trip e chegou a ser sondada pela Playboy.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Fernanda de Freitas

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz Fernanda de Freitas.



Nascida em São José do Rio Preto em 25 de fevereiro de 1980 Fernanda de Freitas foi professora de balé por cinco anos e aos 19 anos deixou a academia onde lecionava para tentar a sorte no Rio de Janeiro e seu começo de carreira foi como uma das Garotas do Zodíaco no extinto Planeta Xuxa. A partir daí ela não deixou mais de aparecer na telinha.





Em 2002 fez sua primeira novela, Coração de Estudante no papel de Heloísa e no ano seguinte foi uma das apresentadoras da TV Globinho e fez participação em Kubanacan como Consuelo. Em 2004 fez o papel de Amanda em Como uma onda. Em 2005 fez o papel de Cathy mc Gould em Bang Bang, depois fez Pé na Jaca e Negócio da China.



A partir de então se dedica a participar de séries e programas como A Turma do Didi, S.O.S Emergência e Tapas e Beijos num papel de destaque além de reencarnar a personagem Marina da Glória que foi interpretada por Tássia Camargo na releitura da Escolinha do Pr…

A Bela do Domingo: Lizandra Trindade

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Lizandra Trindade.



A carioca Lizandra Trindade começou a atuar no jornalismo em 2007 quando iniciou carreira como repórter do programa Agenda na Globo News.









Foram quatro anos fazendo reportagens e entrevistas com artistas. Em maio de 2010 se tornou repórter do Globo Universidade no lugar de Bianca Rothier que se mudou pra Suíça. Foram três anos apresentando reportagens sobre as profissões e o mercado de trabalho. Ano passado começou a trabalhar com esporte e atualmente é uma das repórteres da equipe da Globo no Rio de Janeiro e na maioria das vezes tem reportagens suas no Globo Esporte.

Semana que vem tem mais.