Internacional é rebaixado, Santos fica com o vice, Atlético Paranaense e Botafogo na Libertadores

A última rodada do Brasileirão de 2016 fica marcada pelo rebaixamento de um gigante do nosso futebol. Pela primeira vez o Internacional foi rebaixado e mancha uma história de 107 anos, triste para um time que já foi tricampeão brasileiro, bicampeão da Libertadores e campeão mundial. Além da queda do Colorado tivemos definições do vice campeonato e das últimas vagas na Libertadores.

Divulgação


Mas antes de todos os jogos a emoção tomou conta de todos nas homenagens à Chapecoense que sofreu uma grande tragédia. Um minuto de silêncio e som de cornetas comoveram a todos. Na Arena Condá vazia deveriam jogar Chapecoense e Atlético Mineiro, mas nem rolou a bola. Os árbitros cumpriram o protocolo e encerraram o jogo com 30 minutos configurando assim o duplo W.O que não mudaria em nada na tabela.

A QUEDA DO COLORADO

Fotos de Bruno Alencastro/ZH

Inter empata com o Fluminense e está rebaixado para a Série B do Brasileirão Bruno Alencastro/Agencia RBS

De Abu Dhabi a Edson Passos: como o Inter ficou à beira do rebaixamento Bruno Alencastro/Agencia RBS

Sofrimento colorado: empate rebaixa o Internacional e dos 12 grandes apenas quatro jamais foram rebaixados

107 anos de uma linda história que fez um time gigante foram manchados neste domingo 11 de dezembro de 2016 com o rebaixamento do Sport Club Internacional. O Colorado sofreu com os erros da diretoria, três trocas de técnicos, 14 jogos sem vencer, 12 rodadas na zona de rebaixamento e hoje em Edson Passos veio a conta. O empate com o Fluminense por 1 x 1 selou a queda para a Série B em 2017. O Fluminense abriu o placar com Douglas e Gustavo Ferrareis empatou o jogo num lindo gol, mas de nada adiantou. Agora o Colorado se junta à Corinthians, Botafogo, Palmeiras e Grêmio (duas vezes), Atlético Mineiro, Fluminense e Vasco (três vezes) na galeria dos times que jogaram a Série B e que se reerga dentro de campo jogando com dignidade e quem sabe subindo em 2017. Flamengo, Santos, São Paulo e Cruzeiro são os únicos times que jamais foram rebaixados para a Série B na história do campeonato.

Marlon Costa/PE Press e Francisco Galvão/Divulgação


Leão saiu na frente e tomou virada, mas segue na Série A - Foto: Francisco Galvão / EC Vitória / Divulgação

Sport e Vitória permanecem na elite e Região Nordeste terá três times na próxima Série A

Vitória e Sport eram os outros ameaçados pelo rebaixamento e se salvaram. O Leão baiano perdeu de virada pro campeão Palmeiras por 2 x 1. Marinho abriu o placar para o Vitória, mas o Palmerias virou com gols de Gabriel e Alecsandro. A vitória deixou o Verdão com 80 pontos ratificando a segunda melhor campanha na atual era dos pontos corridos igualando o Cruzeiro de 2014 desde que o campeonato passou a ser disputado com 20 clubes. O Corinthians de 2015 com 81 pontos segue com a melhor campanha na história. O Sport venceu o Figueirense por 2 x 0 e além de se salvar garantiu um lugar na Copa Sul Americana. Diego Souza fez um gol e terminou o campeonato como um dos artilheiros com 14 gols.

Maurício de Sousa/AE e Gilvan de Souza/Divulgação



Santos vence o América e fica com o vice campeonato superando o Flamengo que segue a sina de não vencer na Arena e terminar em terceiro

Na briga pelo vice campeonato o Santos ficou com a posição ao vencer o lanterna América Mineiro com gol de Ricardo Oliveira e terminou com 71 pontos, mesma pontuação do Flamengo que empatou com o Atlético Paranaense por 0 x 0, mas o Mengo terminou em terceiro pois o Santos teve duas vitórias a mais. Pro Furacão o resultado valeu a classificação pra Libertadores.

Roberto Vinícius/AE e Gualter Naves/Light Press

gol bruno silva botafogo grêmio (Foto: ROBERTO VINICIUS/ESTADÃO CONTEÚDO)


Botafogo vence o Grêmio e carimba vaga na Libertadores e Corinthians fica de fora ao perder para o Cruzeiro

Outro que está na Libertadores é o Botafogo. Depois de passar o turno ameaçado pela degola, reagiu sob o comando de Jair Ventura e subiu degraus para ficar com a vaga ao vencer o Grêmio na vazia Arena com gol de Bruno Silva. Airton foi expulso após trocar socos com o companheiro Sassá, mas nada que tire o brilho de um time esforçado que conseguiu seu objetivo, uma vaga na Libertadores. O Corinthians perdeu para o Cruzeiro no Mineirão por 3 x 2 e está fora da Libertadores

Fernando Dantas/Gazeta Press


São Paulo se despede do ano com goleada diante do Santa Cruz

Nos outros jogos da rodada o São Paulo se despediu com uma goleada diante do rebaixado Santa Cruz por 5 x 0 e em Campinas a Ponte Preta venceu o Coritiba por 2 x 0 e William Potker fez seu 14º gol dividindo a artilharia do torneio com Fred do Atlético Mineiro e Diego Souza do Sport.

Com isso o Brasileirão terminou e a clasificação final foi essa:

- Campeão e na Libertadores: Palmeiras
- Classificados para a Libertadores: Santos, Flamengo, Atlético Mineiro e Chapecoense (Fase de grupos), Grêmio (campeão da Copa do Brasil), Botafogo e Atlético Paranaense (disputarão a fase pré Libertadores)
- Classificados para a Copa Sul Americana: Corinthians, Ponte Preta, São Paulo, Fluminense, Cruzeiro e Sport
- Livres do rebaixamento: Coritiba e Vitória
- Rebaixados para a Série B: Internacional, Figueirense, Santa Cruz e América Mineiro
- Subiram pra Série A: Atlético Goianiense, Avaí, Bahia e Vasco.

E aqui termina a cobertura do Brasileirão de 2016 parabenizando a todos os times pelo espetáculo. O futebol brasileiro entra oficialmente de férias amanhã e em fevereiro recomeça tudo de novo.

Postar um comentário

0 Comentários