Pular para o conteúdo principal

O Mês em Resumo: Eleição municipal consagra PSDB e destroça PT, Eduardo Cunha é pego na Lava Jato, Bob Dylan vence Nobel e futebol diz adeus ao Capita Carlos Alberto Torres

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de outubro.




A eleição municipal teve como grandes vencedores o PSDB que governará 28 cidades e partidos nanicos como o PRB. Nas capitais os tucanos levaram centros importantes como São Paulo que elegeu em primeiro turno o novo prefeito. O empresário João Doria venceu a eleição impondo uma dura derrota ao PT, aliás o partido da estrela não brilhou e venceu em apenas uma capital, no segundo turno sofreu uma lavada não ganhando nenhuma cidade, em especial o ABC paulista, considerado o cinturão vermelho. Pesaram na derrota petista o impeachment de Dilma Rousseff, a Lava Jato e a crise econômica. No Rio de Janeiro o senador e bispo licenciado da Universal Marcelo Crivella foi eleito prefeito, em Belo Horizonte Alexandre Kalil venceu a eleição em sua primeira disputa, Nelson Marchezan Jr foi eleito em Porto Alegre, ACM Neto foi reeleito em Salvador e em Curitiba Rafael Greca venceu a eleição que teve a apuração mais rápida de todo o pleito.


Eduardo Cunha caiu nas garras da Lava Jato. O ex- presidente da Câmara e cassado foi preso sob determinação do juiz Sérgio Moro. Cunha é acusado de lavagem de dinheiro e por ter mentido na CPI. Dois dias depois uma ação da polícia do Senado levou à prisão de quatro agentes de segurança, acusados de obstruir a Justiça. O caso gerou uma crise institucional provocada pelos xingamentos do presidente do Senado Renan Calheiros ao juiz Valisney Oliveira e à presidente do STF Cármen Lúcia. Por conta disso a Operação Métis foi suspensa pelo ministro Teori Zavascki.

Deputados comemoram aprovação da PEC do Teto dos gastos; foram 359 votos favoráveis, 116 contrários e 2 abstenções

A PEC 241 que controla os gastos públicos é aprovada em segundo turno pela Câmara dos Deputados e agora vai à votação no Senado.


O furacão Matthew devasta o Haiti e a Costa Sul dos Estados Unidos matando mais de 1000 pessoas. A passagem causou um prejuízo de US$ 2 bilhões.


A eleição americana esquenta na reta final. Donald Trump apresenta sua verdadeira face: machista, mentiroso e asediador, já Hillary Clinton se vê de novo com os problemas envolvendo a divulgação de e -mails pessoais que foram hackeados.


Depois de dois anos de domínio dos surfistas brasileiros o havaiano John John Florence interrompe a hegemonia e vence o Circuito Mundial de Surfe. John John é beneficiado pela eliminação de Gabriel Medina e na etapa de Peniche vence e leva o título, o primeiro de um surfista do Havaí desde Andy Irons em 2004.



Divulgada a lista de vencedores do Prêmio Nobel 2016. O Prêmio Nobel da Paz vai para o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos pela busca pela paz com as Farc, apesar de referendo rejeitar o acordo de paz. O Nobel de Medicina vai para o japonês Yoshinori Ohsumi pelo estudfo das células autofágicas que retardam o envelhecimento, o Nobel de Física e química vai para três cientistas britânicos que estudaram o complexo mundo microscópico e o Prêmio Nobel de Literatura foi para o cantor americano Bob Dylan que demorou duas semanas para reconhecer o feito.


Carlos Alberto Torres é considerado para muitos o eterno Capitão do tri. Dono de uma refinada elegância o Capita como ficou carinhosamente conhecido é lembrado pelo gol antológico marcado na final contra a Itália em que recebeu de Pelé e chutou forte sem chance de defesa para Albertosi. Teve uma carreira brilhante jogando no Santos, Botafogo, Cosmos e Flamengo. Como treinador foi campeão brasileiro pelo Flamengo em 1983 e da Conmebol pelo Botafogo em 1993. Atualmente trabalhava como comentarista no SPORTV. Na manhã do dia 25 ele sofre um infarto fulminante e morre aos 72 anos.


O italiano Dario Fo escreveu mais de 80 peças teatrais sendo a mais conhecida Morte Acidental de um Anarquista, de 1970. Em 1997 foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura. Internado com problemas pulmonares Dario Fo morre no dia em que Bob Dylan ganhava o Nobel de Literatura aos 90 anos.


O psiquiatra Flávio Gikovate se tornou o pioneiro nos estudos voltados à vida afetiva e conjugal. Escreveu 30 livros que venderam juntos mais de 1 milhão de exemplares. Escreveu também para a Folha de S. Paulo, fez participação em novela da Globo e estava na rádio CBN com o programa No Divã do Gikovate. Desde o começo deste ano lutava contra um câncer que o matou no dia 13 aos 73 anos.


Orival Pessini começou carreira no teatro e chegou à televisão em 1963 na extinta TV Tupi. Nos anos 70 deu vida à Sócrates, o macaco do humorístico Planeta dos Homens, mas foi com o Fofão que surgiu no Balão Mágico que conquistou a admiração do público. O personagem infantil ganhou um programa solo na TV Bandeirantes no final da década de 80. Outro personagem de destaque foi o hippie Patropi que apareceu com destaque na Escolinha do Professor Raimundo. O ator morre no dia 14 devido à complicações de um câncer no baço.

O quadro retorna em novembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Bela do Domingo: Flávia Alvarenga

Em sua penúltima edição, o quadro A Bela do Domingo traz hoje a jornalista Flávia Alvarenga.



Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, Flávia Alvarenga está há dez anos na Rede Globo de Brasília e começou sua carreira sendo produtora de reportagem no DF TV 1ª edição em 2002, ano em que se formou.









Em 2004 o formato da previsão do tempo foi mudado e Flávia assumiu a apresentação do quadro nos telejornais locais. Em 2005 passa a fazer reportagens de rua e acumula ainda a apresentação do bloco local do Globo Esporte até outubro de 2008. A jornalista também pode ser vista eventualmente na previsão do tempo do Jornal Nacional e nos outros telejornais. Atualmente está à frente do Bom Dia DF, telejornal que vai ao ar às 6:30 da manhã.

No domingo que vem tem a última Bela do Domingo da temporada de 2011.

A Bela do Domingo: Izabella Camargo

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Izabella Camargo.



Seu nome de batismo é Izabella Spaggiari Brazil Camargo, nascida em Apucarana em 1º de fevereiro de 1981. Aos 16 anos deixou sua cidade natal e veio para São Paulo onde foi uma das garotas do programa de games Fantasia no SBT entre 1997 e 1999.





Fez curso no Senac de rádio e TV, fez jornalismo na Faculdade São Judas Tadeu e pós graduação e marketing na Faculdade Cásper Líbero. Em 2003 fez programas de entretenimento na rádio Energia 97, depois na Jovem Pan. Em 2005 integrou o time de apresentadores do canal Shop Tour e em janeiro de 2006 passou a integrar o time de locutores do canal de notícias Band News onde ficou até 2009. Voltou ao SBT onde apresentou por uma semana o extinto Olha Você. Em junho do mesmo ano passou a fazer parte da equipe de jornalismo da Rede Bandeirantes.





Durante os três anos em que esteve na emissora participou do rodízio de apresentadores do Jornal da Band e ao mesmo tempo cobrindo as férias…

A Bela do Domingo: Cecília Malan

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Cecília Malan.



Maria Cecília Malan nasceu em 16 de abril de 1983 e se formou em jornalismo pela PUC do Rio. Filha do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan já morou em Nova York, Washington, Paris e Brasília quando decidiu voltar ao Brasil em 2002.









Em 2005 inicia carreira como estagiária do Bom Dia Brasil e depois virou trainee. Em 2007 se torna editora do noticiário internacional e desde 2011 atua no escritório da Globo em Londres. Primeiramente como produtora e depois passou a dividir reportagens. Dentre as coberturas mais importantes destaca - se a dos atentados ocorridos em janeiro de 2015 ao jornal Charlie Hebdo quando foi alvo de críticas nas redes sociais devido à sua demonstração de ficar com medo ao ouvir disparos de armas de fogo. E desde então participa do Bom Dia Brasil e dos demais telejornais da casa com entradas ao vivo da capital inglesa.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Bruna Roma

O quadro A Bela do Domingo está de volta e para abrir a temporada 2014 a primeira homenageada é a jornalista Bruna Roma.



Bruna Silva Roma nasceu em 23 de fevereiro de 1988 em Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo onde viveu até os 20 anos. Cursou Comunicação Social com habilitação para Jornalismo em Taubaté e em 2009 participa do programa de estagiários da Rede Globo. Durante o estágio dividiu o trabalho na capital paulista e a universidade no interior onde se forma em 2010.















Em 2010 logo que se formou passou a fazer parte da equipe de repórteres da Globo de São Paulo e ficou durante dois anos. Em janeiro de 2012 se muda pra Fortaleza onde começa a trabalhar na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na capital cearense, três meses depois apresentou um quadro de diversão e arte no telejornal CE TV 1ª edição e em julho do mesmo ano assumiu a apresentação do Encanta Ceará que homenageia os artistas que se destacam no estado. Em julho do ano passado deixa a Verdes Mares e reto…

A Bela do Domingo: Marisy Idalino

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz e apresentadora Marisy Idalino.



Nascida em 10 de maio de 1984 em Osasco, Marisy Idalino iniciou no balé e aos 15 anos inicia carreira no teatro. Aos 17 anos se muda pra São Paulo onde tenta fazer a faculdade de Direito, mas faltando dois anos desiste e retorna para o teatro.









Fez testes publicitários e passou para um deles na TV Gazeta onde ficou por três meses fazendo merchandising no programa Todo Seu com Ronnie Von. Depois passou por Mega TV, Record e Bandeirantes até que em 2012 ela retornou à Gazeta, primeiro no TV Culinária e depois como stand by nos programas Você Bonita, Mulheres e Revista da Cidade. Chegou a namorar com o ator Rodrigo Phavanello, mas o casamento foi cancelado a poucos dias de ser realizado.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Williane Rodrigues

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Williane Rodrigues.



Nascida na capital federal em 10 de junho de 1981, Williane Rodrigues queria ser atriz, chegou inclusive a encenar peças, mas acabou indo para o jornalismo e antes mesmo de se formar já exercia a profissão estagiando na TV Bandeirantes e na Radiobras. Em 2002 já formada pelo CEUB inicia carreira como repórter na TV Brasília.











Poucos meses depois começou a apresentar telejornais na casa. Três anos mais tarde se muda pro SBT onde se torna editora e apresentadora do Cidade Viva. Em 2007 se torna repórter de rede para o SBT Brasil onde trazia reportagens sobre política. No fim de 2008 assume o projeto de revitalização do jornalismo local da emissora apresentando o Jornal do SBT Brasília e desde agosto de 2013 assume o comando do SBT Brasília substituindo Neila Medeiros trazendo interatividade e levando a notícia de uma forma diferenciada. Ano passado ao comentar uma notícia de que uma adolescente jogou um gato da jane…

A Bela do Domingo: Juliana Veiga

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz Juliana Veiga.



Juliana Veiga tem 36 anos e é formada em Rádio e TV pela Anhembi Morumbi. Antes de ser jornalista praticou snowboard onde foi pentacampeã brasileira da modalidade.









Sua estreia como jornalista foi em 2001 quando recebeu convite do Sportv para apresentar um programa sobre esportes na neve. No ano seguinte entrou na TV Bandeirantes onde atuou no canal Band Sports e no Esporte Total em sua fase final com Nivaldo Prieto e Roberto Avallone. Em 2008 descobriu a locução e foi contratada por uma agência de publicidade e fez locução de comerciais para marcas como Rexona, Jontex, Vasenol entre outras. Na ESPN desde 2011 Juliana é apresentadora de uma das três edições do Sportscenter. Já fez um ensaio para a revista Trip e chegou a ser sondada pela Playboy.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Fernanda de Freitas

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz Fernanda de Freitas.



Nascida em São José do Rio Preto em 25 de fevereiro de 1980 Fernanda de Freitas foi professora de balé por cinco anos e aos 19 anos deixou a academia onde lecionava para tentar a sorte no Rio de Janeiro e seu começo de carreira foi como uma das Garotas do Zodíaco no extinto Planeta Xuxa. A partir daí ela não deixou mais de aparecer na telinha.





Em 2002 fez sua primeira novela, Coração de Estudante no papel de Heloísa e no ano seguinte foi uma das apresentadoras da TV Globinho e fez participação em Kubanacan como Consuelo. Em 2004 fez o papel de Amanda em Como uma onda. Em 2005 fez o papel de Cathy mc Gould em Bang Bang, depois fez Pé na Jaca e Negócio da China.



A partir de então se dedica a participar de séries e programas como A Turma do Didi, S.O.S Emergência e Tapas e Beijos num papel de destaque além de reencarnar a personagem Marina da Glória que foi interpretada por Tássia Camargo na releitura da Escolinha do Pr…

A Bela do Domingo: Michelle Barros

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Michelle Barros.



Michelle Barros nasceu em 15 de maio de 1979 em Maceió e é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Inicia carreira na TV Educativa de Alagoas como repórter e produtora. Em 2001 atua na TV Pajuçara, afiliada do SBT.











No final de 2003 se transfere para a TV Gazeta de Maceió e graças à seu desempenho em 2009 se transfere para a Globo de São Paulo. Na afiliada da Globo em Maceió ganhou notoriedade e se destaca em matérias de rede para os telejornais. Na Globo paulista segue se destacando nas reportagens locais e de rede. No ano passado por falta de apresentadores estreia na bancada do SP TV em esquema de rodízio e há um mês entrou como apresentadora eventual do Hora 1. O seu jeito descontraído e bem humorado caiu no gosto do telespectador paulista.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Lizandra Trindade

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Lizandra Trindade.



A carioca Lizandra Trindade começou a atuar no jornalismo em 2007 quando iniciou carreira como repórter do programa Agenda na Globo News.









Foram quatro anos fazendo reportagens e entrevistas com artistas. Em maio de 2010 se tornou repórter do Globo Universidade no lugar de Bianca Rothier que se mudou pra Suíça. Foram três anos apresentando reportagens sobre as profissões e o mercado de trabalho. Ano passado começou a trabalhar com esporte e atualmente é uma das repórteres da equipe da Globo no Rio de Janeiro e na maioria das vezes tem reportagens suas no Globo Esporte.

Semana que vem tem mais.