Brasil vai às urnas: PT sofre derrota esmagadora e João Doria vence no primeiro turno em São Paulo



Neste domingo mais de 144 milhões de brasileiros foram às urnas para escolher os prefeitos e vereadores em 5568 municípios e 26 capitais estaduais. A campanha eleitoral mais curta e sem doações de empresas fez com que as campanhas eleitorais ficassem mais enxutas. Em oito capitais já temos prefeitos sendo eleitos em primeiro turno. O PT elegeu apenas um prefeito, Marcus Alexandre que venceu o pleito em Rio Branco na sua pior eleição em capitais desde 1985 quando elegeu apenas um prefeito. Salvador reelegeu ACM Neto (DEM) com mais de 74% dos votos apurados, Palmas foi a primeira capital a conhecer seu eleito e Carlos Amastha (PSB) foi reeleito com mais de 53% dos votos. Em Natal Carlos Eduardo Alves do PDT foi reeleito e vai governar a capital potiguar pelo quarto mandato, em João Pessoa Luciano Cartaxo (PSD) se reelegeu prefeito com mais de 59% dos votos válidos, Teresina elegeu Firmino Filho do PSDB e em Boa Vista Teresa Surita do PMDB foi eleita para seu quinto mandato na capital de Roraima apesar de ser condenada à perda da função pública. Teremos segundo turno em Vitória onde Luciano Rezende (PPS) e Amaro Neto (SD) vão se enfrentar em uma nova votação, Belém terá uma reedição do segundo turno de 2012 com Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB), em Curitiba Rafael Greca (PMN) disputará o segundo turno com Ney Leprevost (PSD) que tirou do páreo o atual prefeito Gustavo Fruet (PDT). Em Manaus haverá segundo turno entre Arthur Virgílio Neto (PSDB) e Marcelo Ramos (PR), em Cuiabá o segundo turno será disputado entre Emanuel Pinheiro (PMDB) e Wilson Santos (PSDB), em Porto Velho teremos segundo turno entre Dr. Hildon (PSDB) e Léo Moraes (PTB), em Macapá Clécio Luís (REDE) disputa segundo turno com Gilvan Borges (PMDB), aliado do ex- presidente José Sarney, em Maceió Ruy Palmeira do PSDB vai disputar o segundo turno com Cícero Almeida (PMDB), em Fortaleza Roberto Cláudio do PDT e Capitão Wagner do PR vão para o segundo turno. Em São Luís Edivaldo Holanda Jr do PDT disputa o segundo turno com Eduardo Braide do PMN, Aracaju terá segundo turno entre Edvaldo Nogueira (PC do B) e Valadares Filho (PSB) que deixa de fora o atual prefeito João Alves Filho do DEM. Em Porto Alegre teremos segundo turno entre Nelson Marchezan (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB), em Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PMDB) vão para o segundo turno, no Recife haverá segundo turno entre Geraldo Júlio do PSB e João Paulo do PT. Em Goiânia também terá segundo turno com Iris Rezende (PMDB) contra Vanderlan Cardoso (PSB), em Florianópolis teremos segundo turno entre Angela Amin (PP) e Gean Loureiro (PMDB), em Belo Horizonte teremos um segundo turno com João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS), personagens históricos do Atlético Mineiro e no Rio de Janeiro a disputa no segundo turno será entre Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL).


E em São Paulo a eleição foi liquidada em primeiro turno e pela primeira vez desde 1992 não terá segundo turno. O candidato João Doria do PSDB foi eleito em primeiro turno com mais de 53% dos votos contra 16% do atual prefeito Fernando Haddad do PT. A vitória do tucano é também vitória de Geraldo Alckmin que apostou na candidatura do empresário que em sua primeira entrevista prometeu que vai governar para todos.

O segundo turno das eleições municipais será no dia 30 de outubro em 18 capitais brasileiras.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
E pra dizer que o Brasil é um país democrático os petistas não respeitam mesmo a imprensa, pois acham que a grande mídia é golpista. A equipe da Globo News que estava no Diretório do partido em São Paulo foi expulsa e não pode acompanhar a coletiva.