sábado, 27 de agosto de 2016

Top 5: Julgamento do impeachment se arrasta e Itália conta os prejuízos do terremoto

A semana que termina ficou marcada pelo começo ainda que arrastado do julgamento que pode definir o destino de Dilma Rousseff e na Itália os prejuízos do forte tremor começam a ser contabilizados.

Dida Sampaio/Estadão



1 - Julgamento do Impeachment: O julgamento que começou na quinta feira se arrasta por este sábado. Nos dois primeiros dias teve bate boca entre os senadores Ronaldo Caiado e Lindberg Farias e entre Gleisi Hoffman e o presidente do Senado Renan Calheiros. As testemunhas de acusação foram ouvidas e neste sábado o ex- ministro da Fazenda Nelson Barbosa afirmou que os decretos de Dilma foram emitidos dentro da lei. A presidente afastada deverá ser ouvida na segunda feira e a previsão é de que tudo seja definido na quarta feira.



2 - Lava Jato: Nesta semana os ânimos ficaram mais exaltados, primeiro com as críticas de Gilmar Mendes ao pacote de medidas, depois o vazamento da citação de Léo Pinheiro ao ministro Dias Toffoli e finalmente com o indiciamento de Lula e de sua mulher, Marisa. Eles foram indiciados pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro, corrupçao passiva e falsidade ideológica, pois são acusados de serem beneficiados de pagamentos ilícitos feitos pela OAS no tripléx do Guarujá. Lula, através de seus advogados rebateu a nota dizendo que é uma peça de ficção e tem caráter e conotação política.

Soldados italianos removem escombros durante operação para tentar reabrir uma estrada na vila de Rio, perto de Amatrice Foto: MARIO LAPORTA / AFP

3 - Itália: O forte terremoto na região central do país que matou 290 pessoas começa a deixar grandes prejuízos e as vítimas começaram a ser enterradas em Ascoli Picerno, o epicentro do tremor. As equipes de resgate seguem nas buscas por sobreviventes em Amatrice, cidade turística onde ocorreram os mais fortes tremores.



4 - Acordo histórico na Colômbia: Depois de mais de 50 anos de guerra civil o governo da Colômbia e as FARC chegaram ao acordo que significa o cessar fogo unilateral a partir desta segunda. No acordo estão detalhados itens como anistia geral para quem cometeu crimes menores e julgamento para quem cometeu crimes e com pena abrandada.



5 - Morte em Portugal: Três mulheres brasileiras que estavam desaparecidas desde janeiro foram encontradas mortas em Cascais. Segundo a polícia o namorado de Michelle Santana Ferreira, uma das vítimas é o principal suspeito do crime e ele está no Brasil sob custódia da Polícia Federal.

Imagem da semana


Um homem chora junto a um dos caixões alinhados em um ginásio da cidade de Ascoli Piceno, na região central da Itália, onde foi realizado funeral em massa de 35 vítimas do terremoto desta semana no país
Foto: AP/Massimo Percossi

Durante o funeral das vítimas do terremoto na Itália um homem chora diante do caixão de um dos parentes seus, vítima do tremor que assolou a região central do país.

Semana que vem tem mais.

Nenhum comentário: