Por dentro dos jogos Rio 2016: Rugby

A série sobre os esportes do programa olímpico fala hoje do rugby.


O rugby é um esporte de contato físico intenso e é uma variação do futebol. As modalidades mais praticadas são o rugby de 15 (ou rugby union), rugby de 13 e o rugby sevens, modalidade que será usada nas Olimpíadas. As partidas tem duração de 14 minutos divididas em dois tempos de sete minutos. O número máximo de substituições dentro do jogo é de cinco.

As jogadas são variáveis: os jogadores podem passar a bola de mão em mão desde que desloquem sempre para um companheiro que esteja numa posição mais avançada, os jogadores podem chutar a bola a qualquer momento: se um jogador chutar a bola em direção ao ataque apenas ele ou seus companheiros que estavam atrás dele podem ser os primeiros a tocar na bola, caso um jogador chutar a bola pra lateral o time adversário recebe um line out e se um jogador estiver posicionado fora da linha de 22 metros chutar a bola pra fora deve quicar a bola pra dentro do campo ou antes do time adversário sair pro campo de ataque.

Existem quatro formas de pontuação no rugby: o try que vale 5 pontos é a principal forma de pontuação quando a bola é apoiada contra o solo após a linha do gol, conversão que vale dois pontos, penalidades e drop goal que valem três pontos.

O rugby de sete fará sua estreia em Olimpíadas, antes o rugby de 15 foi disputado entre os jogos de 1900 e 1924.

O local de competições


O estádio de Deodoro recebeu uma estrutura temporária para receber os jogos de rugby e será sede do torneio.

O Brasil nos jogos

Raquel Kochhann ganhou o prêmio de melhor atleta de Rugby Sevens Feminino de 2015 (Foto: Fotojump)

O Brasil será representado tanto no masculino como no feminino. A seleção feminina venceu todas as edições do Sul Americano desde 2004. O esporte ainda é pouco conhecido no país.

A potência


A seleção da Nova Zelândia é conhecida como All Blacks e é a atual campeã mundial no rugby union.

Amanhã os saltos ornamentais.

Postar um comentário

0 Comentários