A História das Olimpíadas: 2004, Brasil brilha com recorde de ouros e Grécia realiza organização impecável

A História das Olimpíadas entra em seus capítulos finais e hoje é dia dos jogos olímpicos de Atenas em 2004.


Atenas deveria sediar a olimpíada do centenário em 1996, mas foi preterida por Atlanta. Oito anos depois a capital grega sediou a primeira Olimpíada do milênio com organização impecável, mesmo enfrentando problemas e atrasos. A segurança foi extremamente reforçada, até porque foi a primeira Olimpíada depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 e 11 de março de 2004.


O nadador americano Michael Phelps começou a se destacar conquistando seis medalhas de ouro em oito provas iniciando uma impressionante trajetória nas piscinas olímpicas. A Argentina voltou a ganhar medalha de ouro e foram duas: no futebol e no basquete masculino.





O Brasil fez em Atenas sua melhor campanha em número de medalhas de ouro na história graças aos recursos financeiros da Lei Agnelo/Piva e conquistou dez medalhas terminando na 16ª posição no quadro de medalhas. A vela trouxe dois ouros com Robert Scheidt na Laser e Torben Grael e Marcelo Ferreira na Star, o vôlei de praia masculino ganhou ouro com Ricardo e Emanuel, na quadra o time masculino de vôlei comandado por Bernardinho trouxe o ouro e no hipismo Rodrigo Pessoa havia ficado com a prata, mas herdou o ouro depois que o cavalo da Irlanda foi flagrado no antidoping e ele recebeu o ouro um ano depois. O país ainda obteve prata no vôlei de praia feminino com Adriana Behar e Shelda e no futebol feminino com Marta e cia e dois bronzes no judô com Leandro Guilheiro e Flávio Canto. As decepções ficaram com o vôlei feminino que perdeu uma semifinal praticamente ganha contra a Rússia ao deixar escapar a vaga no quarto set, Daiane dos Santos que vinha com status de campeã mundial no solo e errou terminando em quinto e Jadel Gregório no salto triplo.



A primeira maratona olímpica do século XXI ficou marcada pelo incidente com o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima que liderava a prova quando no quilômetro 35 foi abordado pelo padre irlandês Corneluis Horan que furou a segurança e agarrou o brasileiro. Ele foi salvo por um espectador, seguiu, mas perdeu ritmo e mesmo assim chegou em terceiro lugar conquistando a medalha de bronze. Por demonstrar espírito esportivo foi condecorado com a medalha Pierre de Coubertin, honra concedida à heróis.

Resumo:

- Duração: de 13 à 29 de agosto de 2004
- Países participantes: 201
- Nº de atletas: 10625 (6296 homens e 4329 mulheres)
- Modalidades: 32 (atletismo, badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, handebol, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, levantamento de peso, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, saltos ornamentais, softbol, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia).
- Brasil: 10 medalhas: Ouro: Equipe de vôlei masculino, Rodrigo Pessoa (hipismo), Ricardo/Emanuel (vôlei de praia masculino), Robert Scheidt (vela - classe Laser) e Torben Grael / Marcelo Ferreira (vela - classe Star), Prata: Adriana Behar e Shelda (võlei de praia feminino) e futebol feminino, Bronze: Vanderlei Cordeiro de Lima (maratona), Leandro Guilheiro (judô - leves) e Flávio Canto (judô - meio médio).

Quadro de medalhas

CLASSIFICAÇÃO DE 2004
PAÍSOUROPRATABRONZE
ESTADOS UNIDOS363928103
CHINA32171463
RÚSSIA27273892
AUSTRÁLIA17161649
JAPÃO1691237
ALEMANHA13162049
FRANÇA1191333
ITÁLIA10111132
CORÉIA DO SUL912930
16ºBRASIL52310

A série chega na quinta ao seu penúltimo capítulo com os jogos de Pequim em 2008.

Postar um comentário

0 Comentários