A História das Olimpíadas: 1984, o troco soviético e o show tecnológico americano e a melhor campanha brasileira até então

A série sobre a história das Olimpíadas prossegue e hoje vamos relembrar os jogos olímpicos de Los Angeles em 1984.




Quatro anos depois do boicote americano nos jogos de Moscou os países do bloco socialista liderados pela União Soviética resolveram dar o troco e boicotarem os jogos de Los Angeles. Além da URSS, Cuba e Alemanha Oriental não foram competir nos Estados Unidos. A segunda olimpíada na cidade californiana foi um espetáculo tecnológico sendo que na cerimônia de abertura um homem com uma mochila voadora sobrevoando o Coliseu foi o ponto alto da festa. Los Angeles foi a primeira olimpíada financiada pela iniciativa privada. Das instalações esportivas construídas para a edição de 84 duas foram bancadas por empresas: o velódromo financiado pela rede de supermercados 7 - Eleven e o parque aquático bancado pela rede de lanchonetes McDonald's. Sem os rivais soviéticos 141 nações participaram da festa e os Estados Unidos conquistaram ao todo 174 medalhas, mais que o triplo da Romênia sendo 83 medalhas douradas.




O americano Carl Lewis foi a estrela maior dos jogos. No auge da sua forma Lewis igualou o feito de Jesse Owens ganhando quatro medalhas de ouro nas mesmas provas disputadas por Owens: 100 e 200 m rasos, revezamento 4 x 100 e salto em distância, prova em que se tornou tetracampeão olímpico. Na estreia da maratona feminina uma imagem ficou marcante: a suíça Gabrielle Andersen entra cambaleando e desidratada por conta do forte calor da Califórnia foi se arrastando até os metros finais para completar a prova. Assim que cruzou a linha de chegada desmaiou diante dos médicos. O seu feito ofuscou a conquista da americana Joan Benoit, a primeira vencedora da prova. Na natação o nome maior foi o alemão ocidental Michael Gross, o Albatroz e na ginástica artística destaques para a americana Mary Lou Retton e o chinês Li Ning.



Em Los Angeles o Brasil fazia até então sua melhor campanha olímpica. Os 166 atletas que foram à Los Angeles dobraram o número de medalhas conquistadas em Moscou. O judô iniciava ali a tradição de não sair de mãos vazias conquistando três medalhas: Douglas Vieira foi prata nos meio pesados, Walter Carmona (médios) e Luís Onmura (leve) conquistaram a medalha de bronze. Na vela Torbern Grael conquistou a prata na classe Soling junto de Daniel Adler e Ronaldo Senftt e na natação Ricardo Prado que até antes da Olimpíada era o dono do recorde mundial dos 400 m medley ficou com a medalha de prata sendo superado pelo canadense Alex Baumann.



Os esportes coletivos foram o destaque do Brasil nos jogos. O basquete passou vergonha e ficou em nono lugar, o futebol conquistava sua primeira medalha. Com um time base de jogadores do Internacional de Porto Alegre a seleção dirigida por Jair Picerni tinha jogadores como Dunga e Gilmar Rinaldi, recém demitidos da seleção brasileira chegou à final, mas perderam para a França por 2 x 0. No vôlei o Brasil chegava à final pela primeira vez. A geração de prata de jogadores como William, Renan, Bernard, Montanaro, Xandó, Amauri, Bernardinho e outros perdeu a decisão para os americanos e teve de se contentar com a prata.



Nossa maior glória em Los Angeles veio das pistas. O brasiliense Joaquim Cruz saiu de Taguatinga para treinar em Eugene e em 6 de agosto de 84 alcançava a glória ao vencer os 800 metros rasos com o tempo de 1min43s00, recorde olímpico que durou 12 anos. Ele é o único atleta brasileiro a vencer uma prova de pista no atletismo. Cruz tentou jogar basquete, mas se consagrou no atletismo e continua morando no país que deu sua maior alegria, pois ele é técnico da equipe americana de atletismo paralímpico.

Resumo:

- Duração: de 28 de julho à 12 de agosto de 1984
- Países participantes: 141
- Nº de atletas: 6829 (5263 homens e 1566 mulheres)
- Modalidades: 24 (atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, handebol, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, levantamento de peso, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro, tiro com arco, vela e vôlei)
- Brasil : 8 medalhas - Ouro: Joaquim Cruz (atletismo - 800 m rasos), prata: equipes de futebol e vôlei masculino, Ricardo Prado (natação - 400 m medley), Torben Grael/Daniel Adler/Ronaldo Senftt (vela - classe Soling), Douglas Vieira (judô - meio pesado); bronze : Luís Onmura (judô - leves) e Walter Carmona (judô - médios)

Quadro de medalhas

CLASSIFICAÇÃO DE 1984
PAÍSOUROPRATABRONZE
ESTADOS UNIDOS836130174
ROMÊNIA20161753
ALEMANHA OCIDENTAL17192359
CHINA158932
ITÁLIA1461232
CANADÁ10181644
JAPÃO1081432
NOVA ZELÂNDIA81211
IUGOSLÁVIA74718
19ºBRASIL1528

A série prossegue na terça com os jogos olímpicos de Seul em 1988.

Postar um comentário

0 Comentários