Top 5 Especial: Como o Brasil atravessou a semana política pós Dilma e o início do governo Temer

A semana em que o Brasil trocou de governo é o destaque do Top 5 em edição especial.


1 - Trapalhada que quase custou caro: Na segunda feira o presidente interino da Câmara Waldir Maranhão decide anular a sessão que aprovava o impeachment. A decisão causa rebuliço, mas o Senado decide ignorar e manter a sessão.


2 - Fim da linha para Delcídio: Na terça feira Delcídio do Amaral teve o mandato de senador cassado e de goleada. Foram 75 votos à favor e nenhum contra. Ele fez delação premiada e acabou custando caro.


3 - Senado aprova o impeachment: Dilma Rousseff foi afastada e o processo de impeachment vai para julgamento. A sessão de quarta feira no Senado durou 20 horas, atravessou a madrugada e na manhã de quinta saiu o resultado: 55 votos à favor e 22 contra. Dilma era afastada.

"Eu estou pronta para resistir com todos os meios legais. Eu lutei a minha vida inteira e vou continuar lutando. Agradeço a todas as pessoas que foram para as ruas gritar um não imenso, do tamanho do Brasil, um não ao golpe", disse a presidente afastada Dilma Rousseff


4 - Sai Dilma, entra Temer: Na manhã de quinta Dilma Rousseff recebeu a notificação e foi fazer um pronunciamento no Palácio do Planalto, depois se encontrou com militantes e disse que irá resistir ao julgamento. À tarde Michel Temer foi oficializado como presidente interino, empossou os ministros e no seu primeiro discurso defendeu as reformas, exaltou a Lava Jato e defendeu um governo de salvação. Na sexta em entrevista à revista Época, Temer disse que não irá fazer milagres em dois anos.

Primeira reunião do gabinete ministerial de Michel Temer

5 - As primeiras medidas: O governo Temer começou e as primeiras medidas foram tomadas, dentre elas o corte de 4 mil cargos comissionados, indicando mais zelo nos gastos públicos, já o ministro da Fazenda Henrique Meirelles defende idade mínima de 65 anos para a aposentadoria.

Imagem da semana



PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 14-05-2016, 07h00: A presidente Dilma Rousseff pedala ao lado de segurancas pela avenida Edvaldo Pereira Paiva, ao lado do estadio Beira Rio, em Porto Alegre. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, PODER)

Na verdade são três imagens dessa semana histórica: a primeira, tirada na noite de quarta mostra Dilma e Jaques Wagner na janela do Palácio do Planalto vendo a derrota, a segunda tirada na quinta mostra Lula e Dilma, criador e criatura no discurso da derrocada petista depois de 13 anos no poder e a terceira mostra a agora presidente afastada pedalando em Porto Alegre, bem diferente das pedaladas fiscais que custaram caro ao governo afastado. Esperamos que essa crise política tenha uma solução definitiva.

Semana que vem tem mais Top 5 em edição normal.

Postar um comentário

0 Comentários