O Mês em Resumo: Dilma sofre impeachment, ciclovia cai e mata no Rio, um campeão das pistas na lona e luto pesado com muitas mortes

O quadro O Mês em Resumo traz agora os principais fatos do mês de abril.




O processo de impeachment foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Foram dias tensos e Dilma Rousseff enfrentou seu pior momento à frente da Presidência da República. A debandada de aliados às vésperas da votação foi a pá de cal, antes no dia 11 o relatório do deputado Jovair Arantes é aprovado pela Comissão. O domingo 17 de abril entrou pra história do país porque pela segunda vez um presidente da república sofre impeachment 24 anos depois de Fernando Collor de Mello. Os deputados votaram o parecer e durante mais de seis horas o país assistiu pela TV a marcha. Às 23h07 do dia 17 veio o voto de número 342 do deputado Bruno Araújo do PSDB de Pernambuco que votou Sim. Houve festa por parte de quem era a favor e tristeza e decepção por parte dos petistas.


Logo após a aprovação o vice Michel Temer iniciou as articulações para montar seu futuro governo. O processo avança e vai ao Senado. A votação está prevista para o começo de maio. O governo Dilma está próximo de chegar ao fim.


Outro ex - senador do DF foi preso na Operação Lava Jato. Gim Argello foi preso no dia 12, acusado de exigir pagamento de propinas para os envolvidos no esquema de corrupção na Petrobras.


Polêmica na internet: A Anatel e as operadoras de internet entram em conflito pois as operadoras queriam adotar o sistema de franquias para internet banda larga fixa, mas a entidade proibiu o ato.



Uma tragédia às vésperas da Olimpíada do Rio: No feriado de 21 de abril um trecho da ciclovia Tim Maia desaba pela força das ondas do mar e mata duas pessoas. A ciclovia foi inaugurada em janeiro.


Estoura o escândalo Panama Papers. Registros da empresa panamenha Mossack Fonseca apontam que várias pessoas importantes usaram paraísos fiscais para ocultarem recursos financeiros em empresas offshore. Dentre os envolvidos estão o presidente da Rússia Vladimir Putin, o presidente da Argentina Maurício Macri e esportistas como Lionel Messi.


O Equador enfrenta seu maior drama em 37 anos. O país sofre o seu pior terremoto desde 1979 matando mais de 600 pessoas e deixando milhares desabrigadas.



No Peru haverá segundo turno nas eleições presidenciais. A candidata Keiko Fujimori e o economista Pedro Pablo Kuczynski, o PPK irão pra nova rodada de votações em 5 de junho.

Nas eleições americanas Hillary Clinton e Donald Trump vencem primárias importantes e se aproximam de serem os candidatos dos partidos Democrata e Republicano.


Uma mensagem no Twitter de um membro do grupo jihadista Estado Islâmico colocou o Brasil em alerta máximo. O terrorista disse que o país seria o próximo alvo dos jihadistas por conta dos Jogos Olímpicos em agosto.


Um campeão das pistas enfrenta seu maior drama. Reportagem do Domingo Espetacular da Record revela que Emerson Fittipaldi está em estado de pré falência. As dívidas ultrapassaram a casa dos R$ 27 milhões e a justiça penhorou dois carros que fizeram história: o Penske no qual ganhou a Indy 500 em 1993 e o carro da Copersucar de 1977.


O adeus de uma lenda: Kobe Bryant deixa as quadras em grande estilo. Bryant fez 60 pontos num jogo e o Los Angeles Lakers venceu.


Um campeão fora das Olimpíadas: César Cielo, tricampeão mundial, campeão olímpico e recordista mundial dos 50 m livre conseguiu o índice, mas não o suficiente para se classificar pra Olimpíada. Bruno Fratus e Ítalo Manzini representarão o país na prova mais rápida da natação. E faltando 100 dias a tocha foi acesa em Olímpia com destino ao Brasil. A tocha iniciou o revezamento e o bicampeão olímpico Giovane Gávio foi o primeiro brasileiro a carregar a tocha olímpica que chega ao país na terça feira, dia 3 de maio em Brasília, primeira parada do revezamento com chegada ao Rio no dia 4 de agosto.


Dona de um tipo que virou febre nas novelas, a vilã rica e arrogante que todos adoram odiar, Tereza Rachel foi protagonista de destaque em várias novelas, como a primeira versão de O Astro no papel de Clô, Renata Dumont de Louco Amor e da tresloucada Rainha Valentine de Que Rei Sou Eu? A atriz morre no dia 2 por conta de uma obstrução intestinal.


O ator Umberto Magnani estava de volta à Globo depois de dez anos e ganhou um presente: interpretar o Padre Romão de Velho Chico. No dia em que completou 75 anos passou mal devido à um AVC, foi operado, mas não resistiu e morreu no dia 27 deixando uma grande carreira em teatro, cinema e televisão onde fez inúmeras novelas, sendo sete com Manoel Carlos.


Prince Rogers Nelson foi considerado o gênio do pop. Cantor, instrumentista, maestro, Prince foi todos num só. Gravou 37 discos e ganhou sete Grammys e um Oscar de canção original. Dentre os álbuns de sucesso destacam - se For You, Controversy, Parade e Purple Rain, que também foi filme e que levou o cantor ao estrelato mundial. Prince foi encontrado morto em seu estúdio particular em Minneapolis, estado de Minessota no dia 21 aos 57 anos.


Fernando Faro fez história na MPB como criador do Ensaio, primeiro na extinta TV Tupi e depois na TV Cultura em que grandes nomes da música eram entrevistados informalmente. Uma infecção pulmonar o matou no dia 25 aos 88 anos.


Billy Paul foi para muitos a alma do soul graças ao sucesso de Me and Mr. Jones, gravação dos anos 70 que rendeu um Grammy e mais de 2 milhões de cópias vendidas. Depois que parou de gravar em 1989 fez muitos shows. Esteve cinco vezes no Brasil, a ultima ano passado. Billy Paul morreu de câncer no pâncreas no dia 24 em Nova York.



O mês ainda teve as mortes do saxofonista argentino Leandro Gato Barbieri, que ficou conhecido por assinar a trilha sonora do filme O Ùltimo Tango em Paris (3 de abril), o ex- zagueiro e técnico da seleção italiana e do Milan Cesare Maldini (3 de abril) e do dramaturgo Naum Alves de Souza (9 de abril).

O quadro volta em maio.

Postar um comentário

0 Comentários