A Bela do Domingo: Paula Toller

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a cantora Paula Toller.


Nascida em 23 de agosto de 1962 no Rio de Janeiro Paula Toller Amora foi criada pelos avós paternos e aos 17 anos entrou para o curso de Desenho Industrial pela PUC do Rio, mas em 1981 ao assistir a banda Gang 90 e as Absurdetes cantarem Perdidos na Selva durante o festival MPB 81 da Globo viu na música uma chance de mudar de vida.




Foi assim que ela apareceu na música. Em 1982 se torna vocalista do grupo Kid Abelha e os Abóboras Selvagens onde também começou a compor. A banda na formação original era composta por Paula, Leoni que era seu namorado desde a faculdade e que tocava baixo, Carlos Beni na bateria e Pedro Farah na guitarra, logo depois entrou o saxofonista George Israel. Em 1983 o primeiro compacto Pintura Íntima vende 100 mil cópias ganhando o Disco de Ouro logo de cara com os hits Pintura Íntima, faixa título do disco e o refrão Fazer amor de madrugada cai na cabeça dos brasileiros, Por que não eu e Como eu quero, o maior sucesso da banda. Em 1984 gravam em estúdio pela primeira vez o álbum Seu Espião e novas músicas viraram hits nas rádios de todo o país como Fixação, Alice (Não escreva aquela carta de amor) e Nada tanto assim. Em 1985 o grupo toca no primeiro Rock in Rio e lança Educação sentimental, terceiro álbum do grupo e segundo de estúdio onde se destacam hits como Lágrimas e chuva, a faixa título e A Fórmula do Amor em parceria com o cantor Léo Jaime. Durante um show de Léo Jaime uma série de desentendimentos provocou a saída de Leoni da banda. Em 1987 Paula Toller vira sex symbol do Rock Brasil graças ao sucesso do álbum Tomate e os hits Amanhã é 23, que foi trilha sonora da novela O Outro, Me deixa falar e No meio da Rua.



Na década de 90 o álbum Tudo é permitido (1991) rende um disco de platina, em 1995 grava seu primeiro álbum em versão acústica, em 1996 volta a ter destaque nas paradas por conta da regravação de Na rua, na chuva, na fazenda de Hyldon que foi incluída no álbum Meu mundo gira em torno de você. Em 1998 gravou seu primeiro álbum solo que leva seu nome e com o Kid Abelha grava Autolove, considerado pela crítica como um dos melhores e maduros trabalhos da banda. Em 2002 a banda ganha novo impulso com o estouro de vendas do álbum Acústico MTV onde o grupo fez releituras de seus sucessos e regravações de outros artistas recebendo vários prêmios e indicado ao Grammy Latino. Em 2005 o álbum Pega Vida, o último disco de estúdio foi divulgado em vários programas de TV e ganhou um DVD. Em 2007 a banda tira férias e Paula lança em dois anos mais dois álbuns solo Só Nós e Nosso. A banda voltou em 2010 e em 2012 comemorou 30 anos de estrada para uma nova pausa em 2013 e mais um álbum solo, Transbordada de 2014. No começo deste ano anuncia parceria com Pitty, Nando Reis e a banda Os Paralamas do Sucesso para uma turnê que homenageia o rock nacional. Mas os fãs da banda Kid Abelha que andaram preocupados ficaram tristes, pois na sexta feira foi anunciado o fim da banda, pois o grupo não vinha fazendo shows junto e a decisão foi tomada em decisão conjunta, garantindo que a separação foi feita de forma suave.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários