O Mês em Resumo: Um mês turbulento na política nacional

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de março, um mês de alta tensão na política.


Março de 2016 foi um mês em que a temperatura não parou de subir. A cada dia uma nova denúncia, um novo fato e tudo aconteceu numa velocidade espantosa. Tudo começou no dia 3 quando a revista Istoé antecipa sua edição semanal trazendo o conteúdo da delação do senador Delcídio do Amaral apontando que Dilma Rousseff e Lula estavam envolvidos na Lava Jato. Isso causou enorme abalo, mas era o começo da turbulência.


Resultado de imagem para 4mar2016---o-ex-presidente-luiz-inacio-lula-da-silva-chegou-ao-diretorio-do-partido-dos-trabalhadores-no-centro-de-sao-paulo-apos-passar-tres-horas-em-depoimento-a-policia-federal-no-aeroporto-de-1457108637716_615x300.jpg

No dia 4 de março a operação Lava Jato chegava à 24ª fase, chamada de Aletheia. O alvo era o ex- presidente Luís Inácio Lula da Silva que é levado por agentes da Policia Federal sendo conduzido coercitivamente. No depoimento de mais de 3 horas Lula teve de explicar o porque de receber propinas de empreiteiras envolvidas no Petrolão. Logo após o depoimento disparou a metralhadora giratória raivosa contra o juiz Sérgio Moro e a imprensa e disse que a jararaca estava viva.




No dia 13 de março os brasileiros voltaram às ruas. Mais de 3 milhões de pessoas ocupam as ruas nas capitais protestando a favor do Brasil e contra o governo. Em São Paulo a Avenida Paulista é tomada por mais de 500 mil pessoas superando os comícios das Diretas Já.




No dia 16 Lula aceita o convite de Dilma para assumir a Casa Civil. O objetivo era dar foro privilegiado numa clara demonstração de desespero. A temperatura subiu quando no começo daquela noite o juiz Sérgio Moro divulga conversas telefônicas envolvendo Lula e Dilma. Para Moro, a presidenta agiu com o objetivo de obstruir a justiça, configurando crime de responsabilidade. Era a senha para novas manifestações, principalmente em Brasília na frente do Palácio do Planalto. No dia 17 Lula é empossado ministro, só que não. Uma série de liminares impediu Lula de tomar posse e o ministro Gilmar Mendes suspende a posse. No dia 22 o ministro do STF Teori Zavascki decide que as provas contra Lula teriam de ser devolvidas ao Supremo.

No Congresso é aberto o processo de impeachment. A OAB decide apoiar o impeachment e o PMDB decide sair da base aliada do governo. Atos a favor do governo e do PT fervilham, ufa, isso é democracia.


Agora os outros fatos do mês. O ex- senador Luiz Estevão foi preso devido ao seu envolvimento nas denúncias de desvio de R$ 1 bilhão das obras do TRT de São Paulo.


A Polícia prende uma quadrilha de pessoas que nas redes sociais ofenderam com racismo as atrizes Taís Araújo, Sheron Menezzes e a jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju.


Aprovada no Congresso a venda da pílula contra o câncer, feita à base de fosfoetanolamina. A pílula havia sido reprovada por registrar baixa eficácia.


O ex - presidente da Vale Roger Agnelli morre em acidente aéreo junto de outras seis pessoas na tarde do dia 19. O avião experimental havia decolado do Campo de Marte e três minutos após a decolagem bate em um conjunto residencial matando todos os ocupantes do avião.


Um crime que abalou Brasília. A estudante de Biologia Louise Ribeiro é covardemente assassinada por Vinícius Neres, de 19 que confessou o crime. Vinícius dopou Louise com a substância clorofórmio dentro do laboratório de química da UnB e levou o corpo até o Setor de Clubes Norte onde deixou a vítima. No depoimento demonstrou extrema frieza ao detalhar como cometeu o crime.



O terror volta a assombrar a Europa. O alvo da vez foi a Bélgica. Na manhã do dia 22 três ataques simultâneos mataram 32 pessoas. Os ataques foram na estação do metrô de Maelbeek e no aeroporto de Zaventem em Bruxelas. O ato liderado pelo Estado Islâmico ocorre quatro dias após a prisão de Salah Abdeslam, considerado o mentor dos atentados de Paris em 13 de novembro do ano passado. O califado jihadista sofre duas baixas com a morte do número 2 na hierarquia Mustafa al - Qaduli e a retomada pelo exército da Síria da cidade de Palmira depois de dez meses de ocupação. Na Turquia dois ataques terroristas deixaram 71 pessoas mortas.


Um momento histórico. O presidente americano Barack Obama visita Cuba durante três dias e faz discurso afirmando que era a hora de enterrar a Guerra Fria nas Américas. Na campanha presidencial Donald Trump segue liderando as primárias pelo partido republicano e no lado dos democratas Hillary Clinton segue à frente.


A tenista russa Maria Sharapova é flagrada no exame antidoping pelo uso de meldonium, substância proibida que a partir deste ano entrou na lista de substâncias causadoras de doping. O teste feito durante o último Aberto da Austrália deu positivo e a consequência é o abandono de empresas que patrocinavam a atleta como a Nike e a Porsche. Ainda no tênis uma declaração machista do diretor do torneio de Indian Wells o levou à queda, tudo porque o sérvio Novak Djokovic declarou que os tenistas homens devem ser bem remunerados do que as mulheres. Quem não gostou nada disso foi a americana Serena Williams, número 1 do ranking feminino.




Johan Cruyff foi para muitos o reinventor do futebol. Cérebro da fantástica seleção da Holanda que ficou conhecido como Carrossel Holandês ajudou a implantar o futebol total onde não havia esquema e posicionamento dos jogadores. A Holanda perdeu a Copa de 1974 para a Alemanha, mas deixou gravado o seu nome na galeria dos grandes jogadores de futebol. Como técnico dirigiu o Ajax e o Barcelona divulgando suas ideias. Mesmo sendo grande jogador, Cruyff foi um fumante inveterado e o cigarro o acompanhou até 1991 quando fez uma ponte de safena. Um câncer no pulmão o matou no dia 24 aos 68 anos. Ainda no futebol o mês ficou marcado pelas mortes do argentino Roberto Perfumo que jogou de zagueiro no River Plate, Racing e Cruzeiro. Perfumo morreu no dia 10 quando sofreu traumatismo craniano devido à uma queda na escada de um restaurante. No dia 17 morre o ex- jogador Luís Carlos Toffoli, o Gaúcho que jogou no Palmeiras onde chegou a defender dois pênaltis e no Flamengo onde foi ídolo e foi campeão da Copa do Brasil de 1990, campeão estadual de 1991 e campeão brasileiro em 1992.


Considerado como quinto Beatle, o produtor George Martin revolucionou o papel do produtor na música pop. Martin descobriu o talento musical de quatro rapazes de Liverpool e catapultou os Beatles ao sucesso. Foi produtor de quase todos os álbuns da banda entre 1962 e 1970 quando a banda se desfez. George Martin morre no dia 8 aos 90 anos.


Naná Vasconcelos descobriu a música quando ganhou um bongô aos 11 anos e a partir daí fez da percussão uma arte. Considerado o maior percussionista do mundo por oito vezes, Naná gravou ao lado de artistas renomados como B.B King, Talking Heads e Egberto Gismonti de quem era seu grande amigo e estava preparando uma nova turnê, mas uma embolia pulmonar o matou no dia 9 aos 71 anos.





Outros mortos do mês foram: Keith Emerson, tecladista da banda de rock progressivo Emerson, Lake and Palmer que cometeu suicídio (11 de março), Severino Filho, fundador do grupo musical Os Cariocas, referência na fase de ouro da Bossa Nova e pai da atriz Lúcia Veríssimo (1º de março), Nancy Reagan, ex-primeira dama durante o governo de seu marido Ronald Reagan entre 1981 e 1989 e tinha um temperamento autoritário (6 de março), Berto Filho, locutor durante muitos anos de telejornais em especial o Jornal Nacional aos sábados cobrindo ausência de Cid Moreira (12 de março), Petrúcio Melo, ex- jurado dos programas de Chacrinha e Sílvio Santos (31 de março) e Frank Sinatra Jr, filho de Frank Sinatra jamais repetiu o sucesso alcançado pelo pai (16 de março),

Em abril tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

0 Comentários