O Mês em Resumo: O mundo em alerta contra a zika, descoberto o triplex de Lula, brasileiro vence prêmio Puskas e rock se despede do camaleão David Bowie

Depois de um mês em férias e viajando para Aracaju o Blog de knunes inicia os trabalhos em 2016, afinal um feliz ano novo para todos nós e vamos lá. Para abrir os trabalhos o quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de janeiro.


O verão de 2016 foi o verão da zika. O Aedes Aegypti que já causava dengue e chikungunha agora com o zika vírus virou epidemia mundial. O alerta veio da OMS diante da explosão do número de casos de microcefalia no Brasil.


Na Operação Lava Jato aparece um apartamento triplex. Reportagem publicada na revista Veja mostra denúncia do Ministério Público que decidiu denunciar o ex- presidente Lula por ocultação de patrimônio. O apartamento Solaris localizado no Guarujá segundo a denúncia foi reformado e mobiliado pela empreiteira OAS, uma das envolvidas no escândalo do petrolão.


Uma série de quatro protestos organizados pelo Movimento Passe Livre contra o aumento das passagens de ônibus teve pancadaria e agressão à jornalistas.


Laudo do Ministério da Aeronáutica conclui que as péssimas condições climáticas e falha humana causaram o acidente que matou o então candidato do PSB à Presidência da República Eduardo Campos em agosto de 2014. As causas apontadas no relatório foram: cansaço e desorientação espacial dos pilotos.


A economia começou o ano de forma turbulenta. Na China a bolsa cai de forma assustadora e no Brasil o dólar ultrapassa os 4 reais de cotação. E por aqui a credibilidade da economia só vem caindo. O desemprego subiu, a inflação de 2015 chegou à 10,5%, a maior em 13 anos e numa decisão motivada por trapalhadas o Copom manteve a taxa Selic em 14,25% depois de um pronunciamento desastroso do presidente do Banco Central Alexandre Tombini.


2015 foi o ano mais quente dos últimos anos. A temperatura aumentou em média 0,9 º e isso foi causado pela presença do fenômeno climático El Niño, o mais extremo nos últimos 18 anos. Nos Estados Unidos uma nevasca no estado de Nova York matou 38 pessoas. Esta foi a maior nevasca desde 2000.


O ciclista Cláudio Clarindo, de 38 anos é atropelado e morto na rodovia Rio - Santos por um motorista que invadiu a pista contrária arremessando por alguns metros. O motorista em depoimento disse ter dormido no volante.


O Irã cumpre sua parte no acordo nuclear e o embargo econômico é suspenso, com isso o país poderá entrar na disputada economia mundial.


Reportagem publicada na revista Época revela que o francês Adlène Hicheur veio para o Brasil onde era professor. Adlène foi condenado por seu envolvimento com o terror e por ter planejado atentados terroristas.

O traficante Joaquin Guzman, conhecido como El Chapo foi recapturado graças à uma intervenção do ator Sean Penn que fez uma entrevista a convite da atriz Kate del Castillo.



Pela quinta vez na história o argentino Lionel Messi ganha a Bola de Ouro da Fifa. Messi superou o português Cristiano Ronaldo e o brasileiro Neymar que fica em terceiro, mas o Brasil não saiu de mãos abanando. O jogador Wendell Lira ganhou o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano. O gol de voleio foi em jogo do campeonato goiano do ano passado quando jogava pelo Goianésia.


Na Copa São Paulo de Futebol Júnior o Flamengo conquistou o tricampeonato ao vencer nos pênaltis o Corinthians. No mercado da bola a China desmonta boa parte do Corinthians que foi hexacampeão brasileiro com quatro titulares indo jogar no país asiático. E Jérome Valcke, aquele da frase do chute no traseiro levou adivinhem, um chute no traseiro da Fifa. Valcke é suspeito de corrupção.

Novak Djojovic com os pegadores de bola (Foto: AP)

Bruno Soares e Elena Vesnina são campeões de duplas mistas do Aberto da Austrália (Foto: AP)

Bruno Soares e Jamie Murray, final Australian Open 2016 Aberto da Austrália tênis (Foto: AP)

Uma denúncia de manipulações de resultados abala o mundo do tênis. Vários tenistas foram pagos para perder de propósito seus jogos, mas o site BuzzFeed não cita quem foram os envolvidos. Dentro da quadra o sérvio Novak Djokovic conquista pela sexta vez o Aberto da Austrália. O brasileiro Bruno Soares conquista dois títulos: nas duplas masculinas ao lado de Jamie Murray e nas duplas mistas ao lado da russa Elena Vesnina.


Dono de um espírito inovador e personalidades múltiplas, David Bowie foi para muitos um gênio. O Camaleão do Rock esteve presente em todas as vertentes musicais, lançou moda, criou personagens inesquecíveis como Ziggy Stardust e durante três anos na Alemanha criou uma trilogia marcante, chamada Heroes. Dois dias depois de completar 69 anos, David Bowie morre após lutar um ano e meio contra um câncer sem antes deixar como legado o álbum de despedida Blackstar, um réquiem de um gênio da música.



A cantora norte americana Natalie Cole era filha de Nat King Cole e o álbum Unforgettable, de 1991 rendeu 6 Grammy e 14 milhões de cópias vendidas. Em 2009 sofreu um transplante de rim e acabou contraindo uma doença pulmonar. Natalie Cole morreu em 31 de dezembro, mas sua morte só foi divulgada no dia 1º.


O cineasta italiano Ettore Scola sempre misturava em suas obras lirismo e crítica social. Dentre os filmes que dirigiu, destacam- se Nós que amávamos tanto, de 1974 e Feios, Sujos e Malvados, de 1976 em que retrata o cotidiano das favelas de Roma. Scola morre no dia 19 aos 84 anos.



O guitarrista e compositor Glenn Frey foi um dos fundadores da banda Eagles que nos anos 70 emplacaram quatro discos seguidos nas paradas de sucesso e sua música mais conhecida era Hotel Califórnia, que foi o nome de um dos álbuns mais vendidos do século XX. Depois do fim da banda se lançou em carreira solo. Glenn Frey morreu no dia 18 aos 67 anos por complicações variadas.


O humorista Shaolin morreu no dia 14, aos 44 anos depois de cinco anos em coma devido ao acidente de carro que sofreu. A causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.

Em janeiro também morreram o maestro Gilberto Mendes, o ator inglês Alan Rickman, que interpretou Severo Snape em Harry Potter e Hans Gruber, vilão de Duro de Matar, o cineasta francês Jacques Rivette e o ator americano Abe Vigoda.

Em fevereiro o quadro está de volta.

Postar um comentário

0 Comentários