Retrospectiva 2015: O caos da violência e a cidade que foi engolida pela lama

A retrospectiva 2015 prossegue e hoje é dia de falarmos do que foi notícia no país. O ano de 2015 ficará na história como o ano em que atolamos na lama, pois o município de Mariana foi palco da maior tragédia ambiental da história. Também sofremos com a violência nossa de cada dia.

Dois brasileiros no corredor da morte



Marco Archer e Rodrigo Gularte encontraram a morte por tráfico de drogas, crime que na Indonésia tem o fuzilamento como pena de morte

O começo de 2015 não foi nada bom para o Brasil. Dois brasileiros acabaram no corredor da morte. Eles tiveram o azar de entrar na Indonésia com drogas, pois quem entra no país corre o sério risco de ser condenado à morte. O primeiro brasileiro a morrer foi Marco Archer, que estava preso desde 2004 quando tentou entrar no país com seis quilos de cocaína dentro das pranchas de surfe, pouco tempo depois foi diagnosticado com esquizofrenia. De nada adiantaram os pedidos de clemência do governo brasileiro para impedir a morte. Três meses depois outro brasileiro, Rodrigo Gularte também teve o mesmo destino e pelo mesmo crime, tráfico de drogas. Apesar das execuções o país tem altos índices de tráfico de drogas.

Segue o problema da seca


Um dos rios que abastece o Sistema Cantareira ficou seco durante o ano, mas os níveis começam a melhorar

Este ano a crise hídrica deu pequenos sinais de melhora, mas no começo do ano os índices no Sistema Cantareira ainda preocupavam. e no Rio de Janeiro foi preciso usar dois volumes mortos do rio Paraíba do Sul. As chuvas vieram, mas ainda não foram suficientes para normalizar os índices.

A Pátria que maltrata os seus estudantes


Protesto entre professores e PM no Paraná termina com mais de 100 feridos: uma dura derrota para a Pátria Educadora

Para quem apostava que o Brasil seria a pátria educadora, lema do discurso de posse de Dilma Rousseff assistiu em 2015 um festival de desmandos na educação. Primeiro houve problemas no Fies, o programa do governo onde estudantes financiam a longo prazo para estudar em faculdades. No começo do ano estudantes enfrentaram filas para efetivar a renovação do benefício, a mesma coisa na internet. Em abril um protesto de professores do Paraná terminou em confusão. Eles queriam impedir que os deputados estaduais alterassem a lei do fundo de previdência. Os professores em greve entraram em confronto com PMs e mais de 200 pessoas ficaram feridas. Em dezembro foi a vez dos estudantes de São Paulo irem às ruas para protestar contra a reorganização das escolas estaduais. Ao todo mais de 200 escolas foram ocupadas e o governador Geraldo Alckmin recuou na decisão. O caso levou o secretário estadual de educação pedir demissão.

Acidente aéreo mata filho de governador e susto para Angélica e Luciano Huck



Thomaz Alckmin não sobreviveu a um acidente de helicóptero, já Angélica e Luciano Huck escaparam ilesos de um pouso forçado

No dia 2 de abril o filho caçula do governador Geraldo Alckmin, Thomaz Alckmin viajava de helicóptero quando a aeronave teve uma pane elétrica e caiu matando todos os ocupantes. Já para o casal Angélica e Luciano Huck a sorte esteve acompanhando os dois. Na manhã de 24 de maio eles viajavam à bordo do jato quando o avião precisou fazer um pouso forçado em uma fazenda à 30 km de Campo Grande onde Angélica gravava o programa Estrelas da TV Globo. Angélica teve uma pequena fratura na bacia e Luciano nada sofreu.

A violência nossa de cada dia




Jamie Gold, o menino Eduardo e o carro onde estavam os cinco jovens: vítimas da violência que entristece o Rio de Janeiro

Em 2015 o Brasil mais uma vez conviveu com a violência desenfreada. Os índices de homicídios crescem de forma assustadora. Em janeiro o surfista Ricardo dos Santos foi morto por um policial à paisana com um tiro nas costas após uma discussão. O PM suspeito foi preso. No Rio um ano de crimes violentos manchou ainda mais a reputação da cidade à pouco menos de um ano dos Jogos Olímpicos. Em abril o menino Eduardo de Jesus Ferreira de 10 anos foi atingido por uma bala perdida no Morro do Alemão e morreu na hora. A morte gerou uma série de protestos. Em maio o ciclista Jaime Gold foi esfaqueado e morto por dois menores que fizeram uma tentativa de assalto. Os suspeitos foram presos. Em outubro uma idosa foi metralhada por bandidos pois ela usou uma rota errada e caiu em uma favela. E em novembro um novo crime chocou os cariocas. Cinco jovens foram fuzilados sem chance de defender ou explicar. Um grupamento de PMs fuzilou o carro pois acharam que era um carro roubado, mas não era. E em pleno século XXI ainda existe gente que ainda faz justiça com as próprias mãos. No Maranhão correu o mundo a imagem de um suspeito amarrado ao poste depois de ser linchado até a morte.

O aplicativo da discórdia


Uber virou motivo de resistência entre os taxistas

O que seria um avanço para os taxistas se tornou uma dor de cabeça. O aplicativo Uber por onde passa provoca uma enorme resistência entre quem dirige táxi. Foi assim em 2015. Apesar de ser uma alternativa de transporte o Uber foi bloqueado em quatro cidades. Só em setembro os vereadores do município de São Paulo aprovaram o uso do aplicativo.

A maior chacina da história de São Paulo


O corpo de uma das vítimas da maior chacina que São Paulo já teve: 19 pessoas foram mortas sem chance de se defender

A noite de 13 de agosto de 2015 ficará pra sempre marcada na história de São Paulo como o dia da maior chacina da história. Num intervalo de duas horas e meia 19 pessoas foram mortas por homens encapuzados que dispararam tiros em três bairros da Grande São Paulo. O motivo dos ataques foi a morte de um PM em um posto de gasolina. A suspeita pairou sobre um grupo de policiais que queriam se vingar da morte do colega. Até agora sete pessoas que participaram da chacina foram presas.

O mosquito que incomoda muita gente revela outra face



Mosquito Aedes Aegypti causou problemas: além de ser o vetor da dengue e da chicungunha agora causa o zika vírus, o agente da microcefalia, doença que atinge grávidas

Que o Aedes Aegypti é o causador da dengue todo mundo sabia, mas que esse mesmo mosquito pode transmitir outros tipos de vírus como o da chicungunha e o zika vírus. Entra ano, sai ano e o mosquito é o responsável pelo aumento de casos não só da dengue, como também de microcefalia, uma doença que atinge mulheres grávidas e que causa má formação do cérebro dos bebês. O número de casos aumentou mais de 700% em comparação com 2014 e mostra como o estado não consegue derrotar um inseto tão pequeno, mas mortal. Ao todo mais de 1200 casos são registrados no final do ano fazendo com que o governo decrete estado de emergência.

FATO DO ANO: A cidade que foi atolada na lama



O retrato da destruição: lama com rejeitos minerais invade o distrito de Bento Rodrigues e causa destruição. Recuperação levará anos para a cidade se reconstruir

A cidade mineira de Mariana jamais irá esquecer o dia 5 de novembro de 2015, foi quando duas barragens de rejeitos minerais cedeu e trouxe junto um tsunami de lama e em questão de segundos um patrimônio histórico virou lama. O distrito de Bento Rodrigues foi engolido pela lama, a cidade de Mariana ficou arrasada e dias depois o cenário era de destruição total. A empresa mineradora Samarco foi multada em R$ 250 mil. A lama causou não só a destruição como também extinguiu os peixes do Rio Doce e se dissipou no Oceano Atlântico. O desastre levará anos para se recuperar, isso é certeza.

A retrospectiva prossegue nesta quinta com o que foi destaque no noticiário internacional.

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Foi um ano bem difícil. Que venham dias melhores!
André San - www.tele-visao.zip.net