Top 5: O cerco se fecha para Eduardo Cunha

Cada vez mais enrolado o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha caminha para o cadafalso numa semana em que a presidenta Dilma colecionou uma grande derrota no TCU.


1 - Eduardo Cunha: O presidente da Câmara dos Deputados cada vez mais acuado disse que não irá renunciar ao mandato mesmo depois de novas revelações de seus extratos bancários de contas na Suíça indicando pagamento de despesas familiares. Das quatro contas de Cunha, três pertencem às ele e outra à sua mulher, a jornalista Cláudia Cordeiro Cruz que pagou US$ 59 mil numa academia de tênis. Os líderes da oposição pediram neste sábado o afastamento imediato de Eduardo Cunha da presidência. Na próxima semana ele deverá acelerar o trâmite dos pedidos de impeachment de Dilma Rousseff.

Opositores pretendem abrir o processo de impeachment baseados no parecer do tribunal de contas

2 - Contas reprovadas: O TCU reprovou por unanimidade as contas de 2014 do governo Dilma configurando que o governo utilizou - se de pedaladas fiscais para ludibriar as autoridades. Agora cabe ao Congresso apreciar as contas e caso sejam reprovadas poderá ser aberto o processo de impeachment.

Issa Hayatou assume a presidência interina da Fifa no lugar de Joseph Blatter

3 - Crise na Fifa: Joseph Blatter, Michel Platini e Jeróme Valcke foram afastados por 90 dias e suspensos de todas as atividades relativas ao futebol. Os três são acusados de pagar ou receber propinas durante seus mandatos. O camaronês Issa Hayatou assume provisoriamente a entidade até as eleições que estão marcadas para 26 de fevereiro do ano que vem.

Carro da Rota após perseguição (Foto: Marcelo Gonçalves/ Sigmapress/Estadão)

4 -  PMs soltos: Oito policiais militares e um guarda civil metropolitano foram soltos depois de dois dias pois eles eram suspeitos de terem participado das chacinas que mataram 19 pessoas em dois municípios no mês de agosto.


5 - Prêmio Nobel: Esta semana foram anunciados os vencedores do Prêmio Nobel. O Prêmio Nobel de Química saiu para o sueco Tomas Lindahl, o turco Aziz Sancar e o americano paul Modrich que descobriram que no nosso organismo existe um mecanismo que corrige as danificações do DNA. O Nobel de Física saiu para o japonês Kajita e o canadense Arthur McDonald que revelou a existência dos neutrinos, partículas atômicas que em choque com a água geram feixes de luz. O Nobel de Medicina saiu para três cientistas que juntos criaram um medicamento no combate à malária, o Nobel de Literatura saiu para a escritora bielorussa Svetlana Alexievich que retrata em sua obra de forma crítica como era a vida da ex- União Soviética e o Prêmio Nobel da Paz saiu para o Quarteto de Diálogo Nacional que através de acordo evitou uma guerra civil na Tunísia. Foi na Tunísia que se desencadeou o movimento popular que se espalhou por vários países e que foi denominado Primavera Árabe quatro anos atrás.

Imagem da semana


Mais uma vez a intolerância age e deixa rastros de ódio e sangue. Neste sábado um duplo atentado durante a marcha da paz no centro de Ancara deixou 97 mortos e mais de 400 feridos.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
O que me intriga nesse caso das contas do Eduardo Cunha é o fato de sua mulher, a Cláudia Cruz ter se envolvido nisso, pra quem não se lembra a Cláudia Cruz foi uma jornalista com passagens por TVE, Band, Globo onde apresentou telejornais como o Hoje e o Fantástico e por último a Record onde ficou até 2003 e depois desapareceu agora volta a ficar em evidência por causa desse rolo. Como diz aquela frase famosa o mundo dá voltas.