Top 5: O pacote do desespero do governo e o fim da doação de empresas nas eleições

Esta semana o governo lançou um novo pacote fiscal com o objetivo de reverter a crise econômica e o STF deu um grande passo para mudar as regras do jogo eleitoral.

Ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) anunciam medidas do governo federal para tentar cumprir a meta fiscal

1 - Pacote do governo: O pacote fiscal do governo lançado na segunda tem como objetivo reequilibrar as contas públicas, mas a população não gostou das medidas que serão adotadas: A CPMF voltará a ser cobrada com o objetivo de arrecadar R$ 40 bilhões, adiamento do aumento do funcionalismo com a suspensão dos concursos públicos e reforma nas regras da aposentadoria. O mercado não gostou nada disso e o Congresso dificilmente irá aprovar o pacote, caso Eduardo Cunha resista.

BRASILIA, DF, BRASIL, 17-09-2015, 15h00: Sessão plenária do STF. O ministro Ricardo Lewandowski preside a sessão. O STF retoma o julgamento sobre a incostitucionalidade de doação de empresas para campanhas políticas, que havia sido paralizado por um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes e tem como relator o ministro Luiz Fux. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)

2 - Eleições: O Supremo Tribunal Federal determinou a proibição de doação de empresas para as campanhas políticas. A medida já valerá nas próximas eleições municipais no ano que vem e a decisão já causa forte impacto pois as empresas são as maiores doadoras para os partidos políticos.

Foto da página do Facebook do pai, Giovanni Storto, com o filho Gustavo, 5, que caiu do 26º andar

3 - Tragédia em São Paulo: O menino Gustavo Storto, de 5 anos caiu do 26º andar de um prédio e morreu. O fato ocorreu em Taboão da Serra. O laudo pericial deve ficar pronto em 20 dias.


4 - Terremoto no Chile: Um terremoto de 8,3 graus de magnitude na Escala Richter atingiu a costa chilena e matou 11 pessoas. O terremoto veio seguido de uma tsunami.


5 - O Papa visita Cuba: O Papa Francisco chegou neste sábado em Havana onde foi recebido pelo presidente Raúl Castro. Francisco é o primeiro papa desde João Paulo II a visitar o país num momento em que Cuba e EUA se reaproximam após um hiato de 50 anos.

Imagem da semana:

Sia Kambou/AFP

Em Burkina Faso um manifestante protesta em meio à pneus queimados contra um golpe militar que derrubou nesta semana o antigo presidente.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários