O fracasso de Babilônia, um ponto fora da curva na carreira de Gilberto Braga

De grande aposta no ano do cinquentenário da TV Globo a novela Babilônia, escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga se transformou no maior mico da história. A trama se perdeu em várias mudanças que prejudicaram o rumo da história e a forte concorrência da novela Os Dez Mandamentos da Record fizeram da trama das 9 o maior fracasso no horário superando a enfadonha Em Família, escrita por Manoel Carlos e exibida no ano passado.



O primeiro capítulo exibido em 16 de março foi eletrizante com repercussão positiva nas redes sociais e no capítulo de estreia teve beijo na boca entre duas atrizes veteranas: Fernanda Montenegro e Nathália Timberg se beijaram logo de cara, mas os evangélicos não gostaram nada disso. Depois da boa audiência da estreia os índices foram caindo. Os embates entre Inês e Beatriz, personagens de Adriana Esteves e Glória Pires não empolgaram. Oh, que saudades de Carminha e Maria de Fátima, vilãs inesquecíveis na história das telenovelas brasileiras.



Outro tema polêmico que o público rejeitou foi a transformação da ingênua Alice (Sophie Charlotte) em prostituta e terminou a novela nos braços de Evandro (Cássio Gabus Mendes). O cafetão Murilo, personagem de Bruno Gagliasso foi morto e para levantar a audiência o autor usou do velho recurso do quem matou. Não colou. Já Camila Pitanga no papel de Regina começou a trama como mocinha, mas acabou se tornando uma chata no pior sentido.



Entre as poucas coisas boas da trama a discussão sobre religião e política com os personagens Aderbal (Marcos Palmeira) e Consuelo (Arlete Salles), a afirmação de Luísa Arraes que formou par romântico com Chay Suede e a ascensão de Paula, personagem de Sheron Menezzes que se torna a primeira advogada negra e sócia em uma sociedade.

No mais Babilônia acabou entrando pela porta dos fundos e se tornou um ponto fora da curva na carreira de Gilberto Braga. Esta é uma novela que não deixará saudades. A partir de segunda feira entra em cena João Emanuel Carneiro, autor do último sucesso do horário Avenida Brasil na estreia de A Regra do Jogo com a missão espinhosa de recuperar os índices perdidos por Babilônia que ainda teve a façanha de perder no geral para I Love Paraisópolis.

Postar um comentário

0 Comentários