Esta semana o STF aprovou o fim da censura nas biografias e agora vários livros devem sair das gavetas.
1 - Biografias: O STF aprovou por 9 x 0 o fim da censura às biografias derrubando a autorização prévia para a publicação de biografias, exemplo clássico o livro Roberto Carlos em detalhes, o que originou o movimento Procure Saber em 2013. Para a ministra Carmem Lúcia foi o Cala a boca não morreu.
2 - Reforma política: Esta semana a Câmara dos Deputados aprovou pontos polêmicos da reforma como o fim da reeleiçao para presidente, governador e prefeito além de mandatos de cinco anos a partir de 2022. Outro item polêmico foi a redução de idade para qualquer cidadão se candidatar à cargos eletivos: Para deputado federal ou estadual (em Brasília, deputado distrital) a idade mínima é de 18 anos, para prefeito, foi mantida a idade de 21 anos e para presidente da república a idade mínima é de 35 anos, o que não foi alterado. A data da posse para o presidente passa de 1º para 5 de janeiro. Essas alterações vão agora para o Senado.
3 - Mensalão: A justiça da Itália suspendeu pela segunda vez o pedido de extradição de Henrique Pizzolato, ex- diretor do Banco do Brasil. Ele foi condenado em 2013, mas fugiu para a Itália usando passaporte falso. Um recurdo da defesa impediu a extradição.
4 - FMI: O ex- diretor da entidade Dominique Strauss Kahn foi absolvido da acusação de assédio sexual por falta de provas. Em 2011 ele foi preso por estupro de uma camareira em um hotel em Nova York.
5 - Corrupção no futebol: A CBF decidiu esta semana limitar a reeleição, mudar a sucessão e dar mais autonomia aos clubes numa tentativa de modernizar o futebol brasileiro. E a Fifa decidiu suspender temporariamente o processo de escolha da sede da Copa do Mundo de 2026.
Imagem da semana
A 19ª edição da Parada do Orgulho Gay no último domingo em São Paulo ficou marcada por essa imagem. A atriz Viviany Beleboni participou do evento presa a uma cruz, simbolizando a agressão e a dor que a comunidade LGBT vem sofrendo na sociedade. A CNBB divulgou uma nota lamentando o uso de imagens religiosas para este fim.
Sábado que vem tem mais.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.