Top 5: EUA e Irã perto de reatar diplomacia e Morro do Alemão ferve

Dois assuntos ganharam destaque esta semana: o acordo que impõe o fim da barreira nuclear entre Estados Unidos e Irã e o protesto de moradores do Morro do Alemão depois da morte de um menino de dez anos por PMs.

Manifestantes protestam durante reunião da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, que votou PEC da redução da maioridade penal (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

1 - Maioridade penal: Esta semana a Comissão de Constituição e Justiça da Cãmara dos Deputados aprovou a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata da redução da maioridade penal que passaria de 18 para 16 anos. 42 parlamentares votaram a favor e 17 contra. O projeto de lei tramita há 22 anos e agora irá para votação no Plenário da Câmara em dois turnos, caso passe o projeto irá para o Senado e caso passe irá para sanção ou veto da presidenta Dilma Rousseff.


2 - Terror islâmico: No Quênia o grupo Al Shababb assumiu a autoria de um atentado em uma universidade na capital Nairóbi onde 147 pessoas morreram. Cinco pessoas acusadas de serem suspeitas pelos ataques foram presas pela polícia.

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, em reunião na Suíça sobre o programa nuclear iraniano (Foto: Brendan Smialowski/AP)

3 - Acordo histórico: Estados Unidos, União Europeia e Irã assinaram um tratado de diminuição de enriquecimento de urânio. O acordo acontece depois de uma década de negociações e tem como objetivo evitar que o Irã desnevolva uma bomba nuclear e ao mesmo tempo aliviar as sanções impostas há mais de 35 anos.



4 - Morro do Alemão: O menino Eduardo de Jesus Ferreira de 10 anos foi morto por PMs enquanto brincava com o celular na porta de casa. A morte do garoto levou a comunidade a protestar pacificamente neste sábado. A mãe do garoto ao ver as viaturas se revoltou e teve de ser contida. O corpo do garoto será levado até o Piauí onde será enterrado neste domingo. A presidenta Dilma pediu punição para os responsáveis pelo crime.


5 - Fidel Castro: O ex- ditador de Cuba fez sua primeira aparição em público desde janeiro de 2014. Aos 88 anos Fidel demonstrou estar cheio de vitalidade e impressionou o público que o cumprimentou com apertos firmes de mão.

Imagem da semana


Em pleno 2015 ainda temos de conviver com certo tipo de mordaça. Foi o caso do técnico do Flamengo Vanderlei Luxemburgo que resolveu protestar contra a Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Luxa foi punido com dois jogos de suspensão e como forma de protesto colocou um esparadrapo na boca em represália à suspensão.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários