Globo 50 Anos: Os programas que a criançada acompanhou em meio século

Hoje no terceiro capítulo da série especial sobre os 50 anos da Rede Globo os programas infantis que marcaram esse meio século.



O primeiro programa a ir ao ar pela Globo foi o Uni duni tê, apresentado por Fernanda Barbosa Teixeira e que ficou no ar por três anos. No ano da inauguração outro infantil de destaque foi o Capitão Furacão com Pietro Mário e a atriz Elisângela.



Em 1972 estreou o seriado infantil Vila Sésamo em transmissão simultânea com a TV Cultura e revolucionou a linguagem para as crianças. No mesmo ano estreou o Globinho que tinha formato de telejornal e que ficou no ar durante dez anos com apresentação de Paula Saldanha. Outro sucesso que estreou em 72 foi o seriado infantil Shazam e Xerife com Flávio Migliaccio e Paulo José. No ano seguinte estreou o Globo Cor Especial que passava desenhos animados com 1 hora de duração e que ficou no ar até 1983.



Em 1977 a Globo lançava a versão adaptada para a TV de um clássico da literatura infantil, o Sítio do Picapau Amarelo. A obra de Monteiro Lobato ganhou uma versão aclamada até os dias de hoje e muito lembrada pelo público. Realizada com convênio entre a Globo, o MEC e a TVE do Rio de Janeiro a versão ficou nove anos no ar e unia entretenimento e informação conservando a genialidade da obra. No elenco atores que ficaram marcados com os personagens da obra como Zilka Salaberry, a Dona Benta, Jacyra Sampaio, a Tia Nastácia, André Valli no papel de Visconde de Sabugosa, as Narizinhos de Isabela Bicalho e Rosana Garcia e as Emílias de Reny de Oliveira e Suzana Abranches. Em 2001 uma nova versão do Sítio foi lançada sem perder a ternura da obra com novos atores, destaque para a Emília de Isabelle Drummond e Nicette Bruno no papel de Dona Benta.


Os especiais musicais nos anos 80 ganharam prêmios e o reconhecimento da crítica. Dentre esses especiais destacam - se A Arca de Noé, de Vinícius de Moraes, Plunct Plact zumm e Pirilimpimpim.

Resultado de imagem para turma do Balão Mágico

Em 1983 as manhãs ganharam a companhia da turma do Balão Mágico. Apresentado por Jairzinho e Simony o programa ganhava a companhia do Fofão, personagem de Orival Pessini e que ficou no ar até 1986.

A era Xuxa


30 de junho de 1986. Uma nova era nos programas infantis começava na Globo com a chegada de Xuxa Meneghel. O Xou da Xuxa revolucionou a forma de apresentar programa infantil na TV. Foram 2000 programas exibidos até 1992. Xuxa lançou modas como as xuquinhas no cabelo e o bordão de despedida era Beijinho Beijinho Tchau tchau. Em quase 30 anos na Globo ela comandou ainda os programas Xuxa Hits, Paradão, Xuxa Park e Planeta Xuxa. Em 2002 resgatou o contato com o público infantil com Xuxa no Mundo da Imaginação e em 2005 veio a TV Xuxa que depois virou programa para os adultos e que saiu do ar no ano passado. Agora ela se prepara para um novo desafio na Rede Record a partir do segundo semestre.


Em 1993 com a saída de Xuxa as manhãs ganharam a companhia dos cachorros da TV Colosso, uma emissora de TV comandada pelos peludos e o destaque ficou para Priscila, uma carismática sheepdog.


Angélica chegou á Globo em 1996 e no mesmo ano comandou o Angel Mix e dentro do Angel Mix apresentou a novelinha Caça Talentos no papel da Fada Bela. Em 2000 apresentou Bambuluá e depois largou o público infantil para migrar para o público adulto.

Em 2000 Márcio Garcia apresentou o Gente inocente e um ano antes a dupla Sandy e Júnior que vinha estourando nas paradas entre os adolescentes ganhou programa próprio que ficou três anos no ar.


A TV Globinho ficou no ar entre 2000 e 2012 diariamente e atualmente a programação infantil da emissora ficou restrita aos sábados, mas em breve deverá dar lugar a novos programas.

Amanhã o jornalismo é destaque na série.

Postar um comentário

0 Comentários