Globo 50 Anos: O melhor do jornalismo em meio século

No capítulo de hoje da semana especial sobre os 50 anos da Rede Globo o destaque fica pro jornalismo.


O primeiro telejornal exibido no ano da inauguração foi o Tele Globo exibido entre 1965 e 1966. Em janeiro de 66 a emissora se mobilizou para ajudar as vítimas das enchentes no estado e mostrou sua vocação para prestação de serviços. Em 68 estreia o programa Amaral Netto, o Repórter, em plena ditadura militar. Em 69 a Globo realizou sua primeira cobertura internacional com o repórter Hilton Gomes falando da sede da NASA em Cabo Canaveral, dias antes da conquista da Lua.








Em 1º de setembro de 1969 a Globo dava um grande passo para se expandir como rede de televisão nacional com o lançamento do Jornal Nacional. O telejornal virou referência entre os brasileiros e há 46 anos entra na casa de milhões de brasileiros trazendo as notícias do Brasil e do mundo. Cid Moreira esteve por 27 anos dando boa noite, primeiro ao lado de Hilton Gomes e depois com Sérgio Chapelin em 18 anos de parceria. Em 1996 William Bonner assume o comando do JN, primeiro com Lilian Witte Fibe e depois com Fátima Bernardes durante 14 anos. Em dezembro de 2011 Patrícia Poeta passa a dividir a bancada até outubro de 2014 quando Renata Vasconcellos assume a bancada e agora o telejornal ganhou novo cenário e os apresentadores podem ficar em pé durante certo tempo deixando o telejornal mais informal.



Em 1971 estreia o Jornal Hoje, o companheiro da hora do almoço. Com uma linguagem leve e muita prestação de serviços o JH foi evoluindo ao longo dos anos e acompanhando as transformações da sociedade. Entre os apresentadores passaram pela bancada Márcia Mendes, as irmãs Sônia e Lígia Maria, Leda Nagle que foi a cara do telejornal nos anos 80 com suas entrevistas, Márcia Peltier, Marcos Hummel, William Bonner, Cristina Ranzolin, Fátima Bernardes, Carlos Nascimento e desde 2004 Sandra Annemberg e Evaristo Costa conduzem o telejornal esbanjando simpatia e carisma. Em 72 estreia o Jornal Internacional que fica no ar até 1975. No mesmo ano estreia o Amanhã que era exibido no fim de noite e apresentado por Carlos Campbell e Márcia Mendes e que ficou no ar até 1979 quando foi lançado o Jornal da Globo que siau do ar em 81 voltando em 82 com novo formato. O telejornal teve como apresentadores Sérgio Chapelin, Renato Machado, Leilane Neubarth, Eliakim Araújo, Leila Cordeiro, William Bonner, Fátima Bernardes e a partir de 1993 quando o telejornal passa a ser feito de São Paulo Lilian Witte Fibe assume a nova fase do telejornal que seguiu com Mônica Waldwogel, Sandra Annemberg, Carlos Tramontina e Ana Paula Padrão. A partir de 2005 a dupla William Waack e Christiane Pelajo conduz o comando do jornal.

 



1973 foi ano de lançamento de dois programas que mudariam a história do jornalismo. O Globo Repórter trouxe para o telejornalismo brasileiro uma nova linguagem para documentar temas como ciência, aventura, natureza e cotidiano. O Fantástico foi ousado ao misturar jornalismo e entretenimento num verdadeiro Show da Vida. Muita gente boa passou pela bancada do programa e suas aberturas eram um espetáculo à parte. A cada coreografia nova muita expectativa. O programa é um painel de tudo que é produzido em uma emissora de TV. O programa atualmente está mais voltado para o jornalismo e é apresentado por Tadeu Schmidt e Poliana Abritta.



Em abril de 1977 era lançado o Bom Dia São Paulo, primeira experiência de telejornal matutino no país e que serviu de embrião para o lançamento de outros telejornais matinais locais anos mais tarde como o Bom Dia Rio, Bom Dia DF entre outros. Em janeiro de 1983 estreava o Bom Dia Brasil que primeiramente foi produzido em Brasília, o centro do poder e em 1996 se mudou para o Rio de Janeiro num formato mais leve. Os telejornais locais estrearam também em 83: SP TV, RJ TV, DF TV e tantos outros fazem jornalismo de prestação de serviços. Em dezembro do ano passado foi lançado o Hora 1 com Monalisa Perrone às 5 da manhã e assim a emissora tem mais de 9 horas de programação ao vivo com jornalismo a manhã inteira.



Em 1980 estreia o Globo Rural, primeiro programa jornalístico voltado para o homem do campo. Dentre os programas de entrevistas destaque para Painel exibido entre 1977 e 78 com Otto Lara Resende, Globo Revista exibido em 1981 e o Programa do Jô no ar desde 2000. O Profissão Repórter começou como um quadro exibido no Fantástico, mas virou programa próprio sob o comando do jornalista Caco Barcelos desde 2008. Em 2010 estreou o Globo Mar desbravando o mar do Brasil e em 2011 é lançado o Bem Estar sob o comando de Fernando Rocha e Mariana Ferrão com dicas de saúde e ano passado o Como Será com Sandra Annemberg traz temas voltados à cidadania numa linguagem lúdica e fácil de entender.

Amanhã o esporte é destaque.

Postar um comentário

0 Comentários