O panorama das eleições para os governos estaduais



Paralelo às eleições presidenciais as eleições para governador nos 26 estados e no Distrito Federal devem apresentar velhos políticos de novo no poder. Veja o panorama em alguns estados:

- São Paulo: O maior colégio eleitoral do país deve ser de novo do PSDB que governa o estado desde 1994, pois tudo indica que Geraldo Alckmin será reeleito no primeiro turno e dentro do partido sua reeleição pode significar voos mais altos, como uma nova chance de ser candidato à Presidência em 2018 caso Aécio Neves fracasse.

- Rio de Janeiro: A disputa será intensa entre Anthony Garotinho (PR) e Luiz Fernando Pezão (PMDB).

- Minas Gerais: Fernando Pimentel pode encerrar o domínio do PSDB no estado, já que Pimenta da Veiga não consegue alcançá - lo nas pesquisas.

- Rio Grande do Sul: O governador Tarso Genro virou o jogo pra cima de Ana Amélia Lemos e pode ser reeleito.

- Bahia: Paulo Souto (DEM) pode confirmar sua reeleição já em primeiro turno.

- Ceará: O quadro é de empate técnico e Eunício Oliveira (PMDB) lidera ficando à frente de Camilo Santana (PT), candidato apoiado pelo governador Cid Gomes.

- Pernambuco: Paulo Câmara, afilhado político de Eduardo Campos virou a eleição e lidera as pesquisas e seria uma vitória importante do PSB para catapultar Marina Silva num provável segundo turno.

- Goiás: Marconi Perillo vem liderando as pesquisas e tem tudo pra conseguir seu quarto mandato no estado.

- Brasília: A eleição em Brasília sempre é repleta de surpresas e em 2014 não foi diferente. José Roberto Arruda liderava as pesquisas, mas foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e renunciou à candidatura. O candidato do PSB Rodrigo Rollemberg de azarão se transformou em favorito a ir ao segundo turno contra Jofran Frejat que herdou a chapa de Arruda. O governador Agnelo Queiroz que tenta a reeleição corre o sério risco de ficar de fora e impor uma derrota histórica do partido, ainda mais alvejado por denúncias de corrupção. Nem mesmo a militância petista foi capaz de inverter a situação.

Postar um comentário

0 Comentários