O Mês em Resumo: Delator dá nomes do escândalo na Petrobras, falso sequestrador abala Brasília e dança das cadeiras no Jornal Nacional

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de setembro.



Num novo capítulo do escândalo da Petrobras, o ex- diretor Paulo Roberto Costa resolveu abrir a boca e num esquema de delação premiada deu nome dos políticos envolvidos no esquema de corrupção, a maioria deles da base aliada do governo. Dentre esses nomes estão três governadores, um ministro e 25 deputados, mas na hora de falar à CPI ficou calado. O governador do Ceará Cid Gomes resolveu atacar. Ao ter seu nome revelado em reportagem na revista Istoé fez com que a juíza Maria Marleide de Fortaleza suspendesse a circulação da revista em todo o país num ato de censura prévia, remetente aos tempos da ditadura, mas a liminar foi derrubada pelo ministro Luis Roberto Barroso e a revista circulou novamente.



Reviravolta na campanha do GDF. José Roberto Arruda renuncia a candidatura depois de sofrer nova derrota jurídica no STF, que tentou reverter a condenação em segunda instância pela sua participação no Mensalão do DEM e ainda por ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Jofran Frejat passou a ser o cabeça de chapa com Flávia Peres como candidata a vice.



No dia 16 o centro de São Paulo foi palco de uma guerra campal durante um ato pacífico de reintegração de posse. Mais de 200 famílias de sem - teto e os policiais entraram em confronto por 12 horas.


Por sete horas um desequilibrado invadiu o Hotel Saint Paul em Brasília e fez funcionários reféns. Jac Souza dos Santos estava com uma arma de brinquedo e um colete com explosivos falsos. Ele acabou preso e indiciado por cárcere privado.


O Não venceu o plebiscito sobre a independência da Escócia. 55% dos eleitores optaram por permanecer no Reino Unido.


O Estado Islâmico segue atacando e decapitando suas vítimas. Este mês foram mais dois: um inglês e um francês, ambos degolados pelos terroristas. O governo dos Estados Unidos e as forças de coalizão resolvem atacar bases militares na Síria.



Dança das cadeiras no jornalismo da Globo. Patrícia Poeta anuncia que deixa a bancada do Jornal Nacional em 3 de novembro para se dedicar a um novo projeto na área de entretenimento. A jornalista será substituída por Renata Vasconcellos, atualmente no Fantástico que terá Poliana Abritta ocupando sua vaga. Patrícia Poeta esteve na bancada do JN por três anos e segundo informações de críticos de TV seu fraco desempenho nas sabatinas com os presidenciáveis além de queixas de William Bonner foram determinantes para sua saída da bancada.



Pelos atos racistas o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil devido aos insultos racistas contra o goleiro Aranha. O clube recorreu, mas perdeu e os juízes mantiveram a decisão.


Na Copa do Mundo de basquete masculino disputada na Espanha a seleção dos Estados Unidos conquistou seu quinto título na competição ao vencer a Sérvia na decisão. O Brasil chegou até as quartas de final onde foi eliminada pela seleção da Sérvia e terminou em sexto.


No mundial masculino de vôlei a seleção de Bernardinho chegou à final, mas perdeu a chance de ser tetra seguido para a Polônia que jogava em casa e diante de sua torcida voltou a conquistar o título depois de 40 anos.


Recorde de público no Mané Garrincha. No maior público de um jogo de futsal o craque Falcão voltou a jogar na seleção brasileira, mas não marcou gol frustrando as mais de 55 mil pessoas.




Dentre os mortos deste mês o designer Sérgio Rodrigues, criador da poltrona mole, a atriz e comediante americana Joan Rivers, o presidente do banco Santander Emílio Botin que transformou o banco num dos maiores grupos financeiros do mundo, o cantor Miltinho, sambista que fez sucesso com o hit Mulher de 30, gravado na década de 60, o músico Nélson Biasoli, autor do hino Sou brasileiro com muito orgulho (Grito de Guerra), hino cantado durante a Copa do Mundo e o artista plástico Abelardo da Hora, radicado em Pernambuco e autor de mais de 1800 esculturas.

Em outubro tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

0 Comentários