A história das Copas: 2010, enfim a Espanha é campeã na primeira Copa na África

Kleber Nunes
By -
0
A História das Copas chega ao último capítulo falando sobre a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.







A primeira Copa do Mundo disputada no continente africano foi especial e marcante. Como vem acontecendo no Brasil as obras atrasaram, mas os estádios ficaram prontos. Foi a Copa das vuvuzelas, as estridentes e irritantes buzinas, da Jabulani, a bola que foi tão criticada, das musas Larissa Riquelme e Sara Carbonero, do polvo Paul, o adivinho que dava uma de profeta e do pé frio Mick Jagger que por onde passou causou estragos.


Depois do fracasso monumental na Alemanha a CBF começou do zero e escolheu Dunga, o capitão do tetra para comandar a seleção. Mesmo sem nenhuma experiência, o ex- volante tinha como missão disciplinar uma seleção que fracassou feio. Para isso adotou a tática do isolamento, mas os maus resultados e as críticas começaram a ameaçar o trabalho. Depois de fracassar nas Olimpíadas, o técnico se redimiu, venceu a Copa das Confederações e classificou com tranquilidade nas eliminatórias.

Mas quando a Copa começou Dunga tratou de isolar o time e a imprensa ficou impedida de acompanhar os treinos. Caindo em uma chave mediana o Brasil estreou com vitória diante da fraca Coreia do Norte, no segundo jogo contra a Costa do Marfim a seleção jogou bem, superou a violência e venceu por 3 x 1. No último jogo, já classificado empatou sem gols com Portugal. Nas oitavas uma vitória fácil sobre o Chile por 3 x 0, mas a relação de Dunga com a imprensa só deteriorava. No caso mais clássico entrou em atrito com o jornalista da TV Globo Alex Escobar. Cada vez mais isolada a seleção se afastava do torcedor.






Veio o jogo das quartas de final contra a Holanda. E a seleção fazia um primeiro tempo exuberante abrindo o placar com Robinho. Poderia ter sido mais, mas perdemos gols. Na segunda etapa a tragédia. Em 28 minutos o sonho virou pesadelo com dois gols, ambos marcados por Sneijder, o primeiro numa trapalhada entre Felipe Melo e Júlio César e o segundo onde ele, baixinho cabeceou livre de marcação. O descontrole emocional desmoronou a seleção e Felipe Melo que foi cirúrgico no passe para o gol de Robinho acabaria sendo vilão ao ser expulso depois de dar um pisão em Robben. Perdido, Dunga não tinha opções para mudar a história do jogo e o Brasil pagou caro por isso dando adeus ao sonho do hexa sendo abatido à laranjadas.

Como jogou o Brasil na Copa de 2010

- Goleiros: Júlio César, Doni e Gomes
- Defesa: Maicon, Daniel Alves, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Thiago Silva, Luisão e Gilberto
- Meio campo: Felipe Melo, Gilberto Silva, Ramires, Elano, Josué, Júlio Baptista, Kléberson e Kaká
- Ataque: Robinho, Luís Fabiano, Nilmar e Grafite
Técnico: Dunga



A geração mais vitoriosa da Espanha enterrou definitivamente o complexo do amarelão e entrou no clube dos campeões mundiais, mas a caminhada começou com derrota para a Suíça na estreia, mas depois venceu Honduras e Chile terminando em primeiro, nas oitavas despachou Portugal de Cristiano Ronaldo. Nas quartas a retranca do Paraguai foi o obstáculo para a Fúria superar e a vitória veio com o gol de David Villa. Nas semifinais a Fúria parou a jovem seleção da Alemanha com gol de cabeça de Puyol e chegava à decisão pela primeira vez. A final contra a Holanda foi excessivamente violenta. Sem brilhar, mas eficiente a Espanha chegava à seu primeiro título mundial com o gol marcado na prorrogação por Iniesta que marcou o histórico gol que colocou a seleção espanhola no rol dos grandes campeões.

Os números da Copa de 2010

- Jogos: 64 (4 prorrogações e 2 decisões por pênaltis)
- Gols: 147 (2 contra) - média de 2,26
- Sedes: Johannesburgo (2 estádios), Cidade do Cabo, Durban, Pretória, Bloemfonteim, Rustemburgo, Port Elizabeth, Nelspruit e Polokwane
- Público: 3.178.856 (média de 49.670)





- Artilheiros: Artilharia dividida para quatro jogadores: Forlán (Uruguai), Thomas Müller (Alemanha), David Villa (Espanha) e Wesley Sneijder (Holanda).

A série termina aqui e a Copa tá chegando e que 2014 nos traga muitas histórias emocionantes e inesquecíveis.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!