A História das Copas: 2002, o penta que veio do outro lado do mundo com a Família Scolari

A História das Copas entra em sua reta final e hoje é dia de relembrar a Copa do Mundo de 2002, a primeira em dois países.



Japão e Coreia do Sul eram candidatas a sediar a primeira Copa do Mundo do século XXI, mas as duas nações se uniram e pela primeira vez sediaram juntas o evento. A Copa de 2002 foi marcada por muitas surpresas como as eliminações de França e Argentina na primeira fase. A França, campeã de 98 deu vexame: não marcou nenhum gol e nem mesmo Zidane deu jeito. A sensação da África foi o Senegal que chegou às quartas de final com um time liderado por Diouf e que tinha Coly, Camara e Bouba Diop. Por outro lado a arbitragem foi acusada de favorecimento à co- anfitriã Coreia do Sul que avançou à semifinal terminando em quarto lugar. Por conta do fuso horário de 12 horas de diferença os jogos eram na madrugada e durante um mês o café da manhã dos brasileiros teve o futebol como companhia ao pão quentinho, leite e o café.


Como uma seleção que vinha cambaleando mudou da água pro vinho em um ano? A seleção brasileira vinha de um de seus mais terríveis anos da história, mal nas eliminatórias e quase eliminada com derrotas para times de pequena expressão como Austrália e Honduras. E pra variar quatro treinadores passaram pelo comando da seleção no ciclo, o último, Luiz Felipe Scolari. Apesar da maré baixa ele acreditava na classificação que veio com uma vitória diante da Venezuela no último jogo das eliminatórias. Logo após o sofrimento ele iniciou a reconstrução do time. A sorte ajudou o Brasil que caiu em uma chave mais fácil, assim o técnico teve tranquilidade pra trabalhar o time e dar ritmo de jogo. Antes da convocação a torcida pedia a convocação de Romário, mas Felipão foi firme e não levou o Baixinho pra Copa. Ao mesmo tempo Ronaldo Nazário voltava aos gramados depois de sofrer duas lesões graves nos dois joelhos e muita gente não acreditava que ele iria voltar a jogar futebol. A seleção partiu desacreditada, mas voltaria gloriosa da Ásia. Era a Família Scolari fazendo história.

Os sete passos do penta


1º ato - Estreia sempre é complicada, ainda mais em Copa do Mundo. A Turquia engrossou o caldo ao abrir o placar com Hasan Sas, o Brasil buscou o empate no começo do segundo tempo com Ronaldo escorando meio sem jeito cruzamento de Rivaldo. A virada veio com a mão amiga do juiz coreano Kim Joo Young. Ele viu pênalti de Alpay Ozalan em Luisão, quando o lance foi fora da área. Ele expulsou o zagueiro turco, Rivaldo bateu e converteu. A Turquia ainda teria outro expulso e no fim três pontos na conta.


2º ato - A China era estreante em Copas, mas o Brasil não se intimidou e goleou fácil os chineses com gols dos Rs: Roberto Carlos cobrando falta, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo.



3º ato - A Costa Rica chegou a dar um susto, mas o Brasil não deu mole e passou fácil com outra goleada: 5 x 2 com dois de Ronaldo, um de Edmilson, um golaço, outro de Rivaldo e um de Júnior.


4º ato - A Copa começava pra valer para o Brasil. A Bélgica que se classificou em segundo no grupo H deu trabalho. Quando o jogo estava 0 x 0 o atacante Wilmots subiu de cabeça e marcou o gol, só que o juiz Peter Prendergast da Jamaica anulou o gol de forma equivocada, alegando falta em Roque Júnior. O goleiro Marcos começava a fazer jus ao apelido dado pela torcida do Palmeiras: São Marcos com grandes defesas. A vitória veio na raça com gols de Rivaldo e Ronaldo. Estavamos nas quartas.


5º ato - O jogo com a Inglaterra era considerada a final antecipada da Copa. O English Team saiu na frente com gol de Michael Owen em falha de Lúcio. Ronaldinho Gaúcho que até então vinha apagado começou a decidir o jogo. Antes do fim da primeira etapa ele pega a bola no campo de defesa, dribla os marcadores e toca com açúcar para Rivaldo empatar o jogo. No começo da segunda etapa Ronaldinho Gaúcho marcou um golaço meio sem querer surpreendendo o goleiro Seaman. Era o gol da virada, mas sua atuação de gala é manchada num lance sem bola ao pisar em Mills foi expulso de campo, mas o Brasil segurou e avançou à semifinal.



6º ato - A Turquia estava novamente no caminho dos brasileiros, pois venderam caro a derrota no primeiro jogo e estavam mordidos. Como na estreia eles deram trabalho, principalmente o goleiro Rustu Recber que defendia tudo, mas Ronaldo que vinha de penteado novo, estilo Cascão marcou de bico e levou o Brasil à mais uma final, a terceira seguida.







7º e último ato: Enfim um duelo de gigantes. Pela primeira vez na história das Copas, duas das camisas mais vitoriosas se enfrentariam, e logo em uma final de Copa. Brasil e Alemanha fizeram um jogo tenso e nervoso. Ronaldo x Kahn, o duelo do artilheiro contra a muralha alemã. Aos 22 minutos do segundo tempo um chute de Rivaldo, Kahn bate roupa e Ronaldo aproveita a falha para marcar o primeiro gol. O segundo gol surgiu em jogada de Kléberson, o corta luz de Rivaldo foi a deixa para o Fenômeno marcar o segundo gol e decretar o pentacampeonato do Brasil. Uma campanha perfeita de 7 jogos e 7 vitórias. Cafu ergueu a taça se juntando à Bellini, Mauro, Carlos Alberto e Dunga na galeria dos capitães das cinco conquistas.

Os 23 heróis que nos deram o penta

- Goleiros: Marcos, Dida e Rogério Ceni
- Defesa: Cafu, Lúcio, Edmilson, Roque Júnior, Roberto Carlos, Belleti, Júnior e Anderson Polga.
- Meio campo: Ronaldinho Gaúcho, Gilberto Silva, Kléberson, Ricardinho, Vampeta, Juninho Paulista e Kaká
- Ataque: Ronaldo, Rivaldo, Denílson, Edilson e Luizão
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Os números da Copa de 2002

- Jogos: 64 (4 prorrogações e 2 decisões por pênaltis)
- Gols: 161 (3 contra) - média de 2,51 por partida
- Sedes: (Japão) Yokohama, Saitama, Shizuoka, Kobe, Niigata, Sapporo, Oita, Ibaraki, Miyagi e Osaka; (Coreia): Seul, Ulsan, Busan, Daejeon, Jeonju, Suwon, Daegu, Incheon, Seogwipo e Gwangiu.
- Público: 2.705.134 pessoas (média de 42.268 por jogo)


- Artilheiro: Ronaldo (Brasil) - 8 gols

Na quinta feira o penúltimo capítulo da série com a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha.

Postar um comentário

0 Comentários