A História das Copas: 1934, a política entra em campo no país do fascismo

A História das Copas prossegue e o segundo capítulo traz a Copa do Mundo de 1934 disputada na Itália.


A segunda edição da Copa do Mundo foi marcada pela entrada da política. A Itália vivia o regime fascista e o ditador Benito Mussolini usou a Copa para transformar em propaganda do regime fascista. Pela primeira vez foram disputadas eliminatórias e nem mesmo o país anfitrião teve sua vaga garantida, pois teve de disputá - la no campo. As ausência mais sentidas foram as seleções da Inglaterra que seguia recusando a proposta e a seleção do Uruguai, campeã do primeiro mundial que se recusou a viajar até a Europa para defender o título.


Mais uma vez como em 1930 o Brasil não mandou uma seleção forte. A briga entre profissionais e amadores desfalcou o elenco e sem paulistas e cariocas o Brasil mandou um catadão, pois um ano antes a CBD condenava o profissionalismo, que era adotado em São Paulo. Pra piorar as coisas, os jogadores viajaram de navio durante 12 dias e sem nenhum preparo físico o time seria eliminado sem outra chance. O regulamento daquele mundial previa eliminação direta em caso de derrota. Com apenas um treino o time sucumbiu à seleção da Espanha que venceu a partida por 3 x 1. Esta foi a pior campanha brasileira em todas as Copas já disputadas.

Seleção brasileira na Copa do Mundo de 1934

- Goleiros: Roberto Gomes Pedrosa e Germano
- Zagueiros: Tinoco, Hoffmann, Luiz Luz e Otacílio;
- Meio campo: Martim, Heitor Canalli, Ariel e Waldir
- Ataque: Waldemar de Brito, Luizinho, Armandinho, Patesko, Carlos Carvalho, Leônidas da Silva e Átila Queiroz
Técnico: Luiz Vinhaes.



A seleção italiana tinha apoio nas arquibancadas do Il Duce, como era conhecido Mussolini. Sob intensa pressão, a Squadra Azzurra perdeu apenas 3 partidas entre 1930 e 34. O técnico Vittorio Pozzo foi o comandante da equipe que tinha talentosos jogadores como Meazza, Schiavo e Orsi. Para mesclar tudo isso, alguns jogadores se naturalizaram italianos como o brasileiro Filó. Na final em Roma, mais de 40 mil espectadores assistiram a vitória da seleção italiana sobre a Tchecoslováquia por 2 x 1.

Números da Copa de 1934

- Jogos: 17, sendo 3 prorrogações;
- Sedes: Roma, Florença, Milão, Turim, Gênova, Nápoles, Bolonha e Trieste
- Gols: 70 (média de 4,11 por jogo)
- Público total: 395 mil (média de 23.235 por partida)


- Artilheiro: Nejedly (Tchecoeslováquia) - 5 gols

Na terça que vem tem o terceiro capítulo com a Copa do Mundo de 1938 na França.

Postar um comentário

0 Comentários