A História das Copas: 1962, genialidade de Garrincha nos leva ao bicampeonato no Chile

A História das Copas prossegue e hoje falaremos da Copa do Mundo de 1962 no Chile.


Escolhido no Congresso da FIFA em 1956 o Chile enfrentou um sério problema faltando dois anos para o Mundial quando um forte terremoto devastou o país deixando milhares de mortos. A FIFA quase mudou de ideia. O Mundial foi garantido e assim o Chile sediou com muita garra a sétima edição da Copa do Mundo de Futebol.


Poucas mudanças e o Brasil chegou ao Chile com status de campeão mundial conquistado na Suécia ainda mais forte. A única troca foi na comissão técnica com Aymoré Moreira no lugar de Vicente Feola. Na estreia contra o México 9 dos 11 titulares que jogaram a final de 58 entraram em campo. O jogo em si foi duro, pois havia do outro lado o goleiro Carbajal. Os gols só saíram na segunda etapa com Pelé e Zagallo.


A segunda partida foi contra a Tchecoeslováquia e um drama pairou no ar. Pelé sofre uma grave contusão e teve de abandonar a competição. O jogo terminou 0 x 0. Foi então que Garrincha assumiu a responsabilidade de levar o time ao título. O terceiro jogo foi contra a Espanha e o time entrou desanimado, mas para lutar contra o desânimo, o Brasil contou com a força de um substituto iluminado. Amarildo, o Possesso entrou no lugar de Pelé e marcou os dois gols da vitória de 2 x 1. Nesse jogo um lance mudou a história do Brasil na Copa. Nilton Santos cometeu falta dentro da área, seria pênalti, mas ele marcou falta fora da área. O Brasil avançou.


A partir do jogo contra os ingleses, Garrincha arrebentou. Ele comandou a vitória de 3 x 1 marcando duas vezes. Na semifinal contra os donos da casa o anjo das pernas tortas estava endiabrado, marcou dois gols, jogou como nunca e foi expulso. Ele estaria fora da final, só que o juiz da partida, o peruano Arturo Yamazaki foi embora do país cercado de mistérios e levando junto a súmula da partida. Garrincha iria cumprir suspensão, mas ele jogou a final.



A decisão foi contra a Tchecoslováquia. O jogo no estádio Nacional de Santiago começou com os tchecos dominando e saindo na frente com o gol de Masopust. O gol não abalou a confiança dos brasileiros que chegaram ao empate logo depois com Amarildo. O Brasil virou o jogo ainda na primeira etapa com Zito. No segundo tempo o Brasil ratifica o bicampeonato com gol de Vavá que contou com ajuda do goleiro Schroiff que se atrapalhou com o sol forte e deixou a bola escapar soltando a bola nos pés do atacante brasileiro. O Brasil conquistava o bicampeonato e fez enorme festa. O capitão Mauro ergueu a taça de campeão. De novo a taça do mundo era nossa.

Os heróis da segunda conquista brasileira em Copas

- Goleiros: Gilmar dos Santos Neves e Carlos Castilho
- Defesa: Djalma Santos, Jair, Bellini, Mauro, Nilton Santos, Zózimo, Jurandir e Altair
- Meio campo: Zito, Didi, Mengálvio e Zequinha
- Ataque: Pelé, Zagallo, Garrincha, Coutinho, Jair da Costa, Amarildo, Vavá e Pepe
Técnico: Aymoré Moreira

Os números da Copa de 1962

- Jogos: 32
- Gols: 89 (2,78 por jogo)
- Sedes: Santiago, Viña del Mar, Rancagua e Arica
- Público: 776 mil pessoas (média de 24.250 por jogo)


- Artilheiro: Drazen Jerkovic (Iugoslávia) - 5 gols. Em 1993 foi feita uma revisão e Jerkovic foi o autor do terceiro gol da goleada da seleção iugoslava sobre a Colômbia. Antes a FIFA creditava a artilharia para seis jogadores.

A série prossegue na quinta com a história da Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra.

Postar um comentário

0 Comentários