Vai ser dada a largada para uma Fórmula 1 renovada






Um novo regulamento técnico para os carros e novas regras, assim a Fórmula 1 inicia neste fim de semana na Austrália mais um campeonato. A FIA modificou tudo para tentar recuperar o prestígio perdido e as sucessivas quedas nos índices de audiência, tudo por culpa do domínio de Sebastian Vettel e a Red Bull, e parece que pelo menos a escuderia deixou de ser dominante. Nos testes da pré temporada a equipe tetracampeã mundial teve um desempenho pífio e Vettel acabou tendo enormes problemas.

Na parte técnica um novo regulamento faz com que a categoria busque alcançar a sustentabilidade. O peso dos carros passa a ser de 690 quilos, incluindo o piloto. Os motores V8 aspirados dão lugar a novos propulsores V6 turbo com 1,6 litros com 600 cavalos de potência, tudo isso com o objetivo de economizar 30% de combustível. O ERS é o novo e desenvolvido sistema de recuperação de energia cinética que ajudará a reaproveitar a energia perdida nas freadas. As novas asas traseiras foram reduzidas para 6,5 cm e farão os carros ganharem velocidade nas retas quando a asa móvel for aberta. As asas dianteiras ficaram menores e os bicos foram drasticamente reduzidos. O objetivo é evitar que os carros decolem em colisões traseiras. Os pneus foram reforçados com uma camada de kevlar, um material mais resistente que o aço para evitar novos estouros. Os compostos são produzidos pela Pirelli que é a fornecedora oficial de pneus da categoria. O tanque de combustível foi reduzido para 100 kg e o limite máximo para consumo é de 150 km. A caixa de câmbio terá oito marchas e será válido para todas as pistas da temporada. O ajuste só poderá ser feito apenas uma vez em caso de alterarem as marchas durante a temporada e o piloto poderá usar a mesma caixa de câmbio em seis corridas.

Na parte esportiva as novidades serão a numeração fixa para os pilotos, sendo que o número 1 segue com o campeão e os pilotos tiveram de escolher entre o 2 e 99 para acompanharem em toda sua carreira. Outra novidade é um sistema de punições para os pilotos. Qualquer piloto que atingir 12 pontos ele será suspenso da corrida seguinte e os pontos serão acumulados na sua licença por 12 meses. Outra novidade é o prêmio para quem fizer mais poles durante a temporada e na questão da pontuação a última corrida valerá o dobro, ou seja se um determinado piloto vencer a prova ganha 50 pontos, a medida foi para tentar levar a decisão para a última prova que este ano será em Abu Dhabi.

Entre os pilotos, Vettel segue sendo favorito, apesar dos problemas da Red Bull. A Ferrari terá dois campeões mundiais dividindo as atenções: Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, a McLaren terá Jenson Button dividindo atenções com o estreante Kevin Magnussen. Mercedes e Williams saem na frente pelo desempenho alcançado na pré temporada. E é no cockpit da escuderia inglesa que o brasileiro Felipe Massa tenta recomeçar depois de oito anos na Ferrari. O brasileiro foi um dos melhores durante a pré temporada e agora mais motivado espera brigar por vitórias, afinal a Williams investiu muito depois de uma das piores temporadas da história. Outro brasileiro, o brasiliense Felipe Nasr será o piloto de testes e deverá participar de alguns treinos para ganhar experiência e quem sabe entrar na categoria em 2015.

Serão 19 corridas na temporada e entre as novidades estão o retorno do GP da Áustria no circuito A1 Ring em Spielberg. A pista pertence ao dono do energético Red Bull e a estreia do GP da Rússia na pista construída dentro do parque olímpico de Sochi, usado durante a última Olimpíada de Inverno. O Grande Prêmio do Brasil será a penúltima corrida em 9 de novembro no circuito de Interlagos que deverá passar por reformas e está prevista para 2015 a mudança da reta dos boxes que será na reta oposta.

O Blog de knunes vai acelerar e acompanhar de perto todas as emoções da categoria mais importante do nosso automobilismo a partir deste fim de semana.

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