O Mês em Resumo: Maranhão em estado de barbárie, protestos contra Copa e rolezinho incomodam governo, FIFA dá ultimato à Curitiba e beijo gay na TV causa espanto e repercussão

O primeiro Mês em Resumo de 2014 traz os principais acontecimentos de janeiro.




O Maranhão virou inferno. A rebeldia dos bandidos teve um alto preço. No dia 3 de janeiro a crise no sistema penitenciário desencadeou uma onda de ataques e num desses ataques um ônibus foi queimado levando pânico aos passageiros. A pequena Ana Clara Souza de apenas 6 anos não resistiu às queimaduras e morreu três dias depois. A ordem dos ataques partiu da prisão de Pedrinhas. O complexo penitenciário reúne o que há de mais subhumano com instalações beirando a imundície e domínio de facções do tráfico. Só em 2013 62 pessoas morreram no presídio.


E Brasília também virou refém do crime. A Operação Tartaruga tirou os PMs de cena e a consequência disso é que só em janeiro 73 pessoas morreram em homicídios.


A onda do rolezinho incomoda o governo. Os protestos de jovens de baixa classe média chamam a atenção pois eles se sentem excluídos e os shoppings armam medidas de segurança.


E os protestos voltaram a incomodar o país, desta vez é contra a Copa do Mundo. Em nove capitais as manifestações em sua maioria foram pacíficas. Em São Paulo, mais de 100 pessoas foram detidas e um carro foi incendiado.

Presidente Dilma Rousseff dá pontapé inicial da Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

E falando em Copa mais um estádio foi inaugurado. A Arena das Dunas em Natal se torna o sétimo estádio da Copa a ficar pronto. E em visita às sedes, o secretário Geral Jérome Valcke não gostou do atraso em Curitiba e deu ultimato para que as obras na Arena da Baixada fiquem prontas: 18 de fevereiro.



Uma combinação de irresponsabilidade e falta de fiscalização ocasionou uma tragédia na Linha Amarela no Rio de Janeiro. Cinco pessoas morreram depois que o caminhão que estava com a caçamba levantada derrubou a passarela. O motorista teve ferimentos leves.


Escândalo financeiro na Caixa: Reportagem publicada pela revista Istoé aponta que o banco encerrou de forma irregular mais de 700 mil contas de poupança e usou o dinheiro para engordar seu lucro de 2012 em R$ 719 milhões. E em outro escãndalo uma quadrilha foi desbaratada ao fraudar a Mega Sena.


Janeiro foi o mês mais quente dos últimos 71 anos. No Rio de Janeiro teve dias em que a sensação térmica chegava aos 52º. Em Brasília o mês teve doze dias de estiagem e o mês se tornou o mais seco, quando tradicionalmente chove muito. E nos Estados Unidos houve o mais severo inverno em mais de 200 anos chegando a temperaturas de até 30º negativos. E voltando ao Brasil um raio com descarga de 3 mil volts matou uma banhista em Santos e um fotógrafo registrou a cena.


Amor à Vida terminou com o primeiro beijo gay da história. Os personagens Niko e Félix trocam selinhos num ato que repercutiu na sociedade. Com o papel do vilão que se regenerou, Mateus Solano entra definitivamente no primeiro time de atores com uma atuação de ser elogiada.


Uma nova tragédia no esporte. A ex- ginasta Laís Souza sofre acidente de esqui e desloca uma vértebra. Laís Souza estava classificada pra disputar os Jogos de Inverno de Sochi. Ela passou por três cirurgias.


Negociação sob suspeita: O presidente do Barcelona Sandro Rosell renuncia ao mandato depois da divulgação de denúncia em que maquiou o valor real da compra do atacante Neymar pelo Santos.



Cristiano Ronaldo é eleito pela segunda vez Bola de Ouro da FIFA. CR7 marcou 69 gols em 57 partidas e acabou com quatro anos de reinado do argentino Lionel Messi. O sueco Ibrahimovic ficou com o gol mais bonito do ano.


Pequeno na estatura, gigante cantando a alma. Assim Nelson Ned ficou conhecido em todo o Brasil cantando boleros e baladas românticas. O seu grande sucesso foi Tudo passará. Desde 2003 quando sofreu um AVC ele nunca mais cantou e uma série de complicações calou sua voz em 5 de janeiro aos 66 anos.


Maior jogador da história de Portugal, o moçambicano Eusébio, o Pantera Negra foi considerado o melhor jogador da Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra comandando a seleção portuguesa que ficou em terceiro lugar inclusive derrotando o Brasil de Pelé marcando duas vezes. Ídolo com a camisa do Benfica marcou 473 gols em 440 jogos. No dia 5 de janeiro uma parada cardíaca o tirou de cena aos 71 anos. O seu velório lotou as dependências do Estádio da Luz em Lisboa.


Eterna vedete e jurada no programa de Raul Gil, Marly Marley lutou contra um câncer, mas morre no dia 10 de janeiro.


Odiado pelos israelenses, Ariel Sharon foi ex- premiê, primeiro ministro e criador do Partido Kadima, e era favorito para ser reeleito nas eleições de março de 2006, mas dois meses antes sofre um AVC que o deixaria em estado de coma até morrer em 11 de janeiro aos 85 anos.


Mestre com a batuta, o italiano Claudio Abbado dirigiu a Filarmônica de Berlim por 13 anos deixando grandes versões de clássicos de Beethoven, Mozart e Mahler. Abbado morre em 20 de janeiro aos 80 anos.

Em fevereiro tem mais resumo mensal.

Postar um comentário

0 Comentários