Top 5: O campeonato que não acabou, chuva destrói e mata e mundo diz adeus a Mandela

O último Top 5 de 2013 destaca uma semana agitada no futebol, o adeus dos líderes à Nelson Mandela e o drama das chuvas no Brasil.



1 - Futebol brasileiro: Foi uma semana agitada no futebol, mesmo com os jogadores de férias, o Brasileirão não saiu do noticiário. Primeiro as cenas da barbárie em Joinville, depois o rebaixamento de Vasco e Fluminense, em seguida a primeira reviravolta devido à denúncia de que um jogador da Portuguesa foi escalado de forma irregular e a Lusa corre o sério risco de perder quatro pontos e ser rebaixada no lugar do Fluminense. Hoje Atlético Paranaense e Vasco foram punidos com perda de 12 e 8 mandos de campo respectivamente por conta do ocorrido em Joinville. O caso Héverton será julgado na semana que vem. Este campeonato ainda não acabou.

O deputado Pedro Henry pode ter seu mandado de prisão expedido a qualquer momento; ele foi condenado a 7 anos e 2 meses

2 - Mensalão: Mais um condenado pelo escândalo se entregou. O ex- deputado Pedro Henry decidiu se entregar após renunciar ao mandato de deputado. Esta foi a 17ª prisão entre os 25 condenados pelo julgamento do mensalão. Ontem o PT promoveu um ato de desagravo aos mensaleiros presos repleto de ataques ao presidente do STF Joaquim Barbosa.




3 - Nelson Mandela: A semana marcou a série de despedidas à Madiba. Na terça no estádio Soccer City centenas de chefes de estado foram até o local para se despedir do líder negro sul africano. Depois o velório aberto ao público já teve mais de 40 mil pessoas se despedindo do líder. As filas são quilométricas e hoje foi o último dia. No domingo Mandela será enterrado no vilarejo onde viveu seus primeiros anos.


4 - Chuvas: Mais uma vez as chuvas causam destruição e morte. No Rio de Janeiro duas pessoas morreram e mais de 4 mil pessoas ficaram desabrigadas e na Baixada Fluminense mais de 10 mil estão desabrigados. Em Goiânia a chuva torrencial deixou um morto e causou enormes estragos.


5 - Dilma Rousseff: Pesquisa aponta que a avaliação positiva de seu governo vem se recuperando. O percentual da população que avalia seu governo subiu de 31% em julho, logo depois da onda de protestos de junho para 43% . Hoje durante a inauguração de um hospital em são Bernardo do Campo, a presidenta ao lado de Alexandre Padilha, ministro da saúde e do ex - presidente Lula disse que não foi eleita para fazer muquifo.

Imagem da semana



Neste último Top 5 do ano duas imagens marcaram a semana. A primeira, de Carlos Moraes do jornal O Dia mostra o momento de desespero dos jogadores do Atlético Paranaense tentando acalmar os torcedores mais exaltados enquanto um deles fica estirado no meio do fogo cruzado dos policiais, a segunda da agência EFE mostra o aperto de mão histórico entre Barack Obama e Raúl Castro, presidente de Cuba, país que sofre com o embargo imposto pelos americanos há mais de 50 anos.

Este foi o último Top 5 de 2013. O quadro volta na segunda quinzena de janeiro de 2014.

Postar um comentário

0 Comentários