O Mês em Resumo: Um mês super agitado com título histórico do handebol, morte de Mandela, tapetão e selvageria, sorteio da Copa e drama para Spider e Schummy

O último Mês em Resumo de 2013 traz os principais fatos do mês de dezembro.


No dia 5 de dezembro chega ao fim a longa luta de Nelson Mandela. O homem que passou 27 de seus 95 anos preso descansou em paz. Mandela havia sido internado em junho onde ficou 27 dias devido à uma pneumonia. Seus funerais reuniram vários chefes de estado e durante o funeral o presidente americano Barack Obama fez um selfie, ou seja tirou uma foto sua ao lado da primeira dama dinamarquesa deixando Michelle Obama constrangida. Mandela foi enterrado no dia 15 no vilarejo de Qunu.


O governo brasileiro comprou 36 aviões supersônicos Gripen, fabricados na Suécia. Os caças farão parte da Força Aérea Brasileira e o custo foi de US$ 4,5 bilhões que serão pagos parceladamente até 2023. As negociações duraram 15 anos.


As chuvas matam no Espírito Santo e em Minas Gerais. O número total de mortos chega a 38 nos dois estados. Mais de 60 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Câmara do Uruguai aprova legalização da venda da maconha (Foto: Pablo Bielli/AFP)

O Uruguai se tornou o primeiro país sul americano a ter uma lei que regulará a produção e a venda de maconha numa experiência inédita no mundo. O projeto foi aprovado no senado uruguaio e a proposta deverá ser sancionada pelo presidente José Mujica.



Nos bastidores da TV um fim de ano agitado, em especial na Rede Bandeirantes que perde dois artistas de uma só vez. Primeiro, Sabrina Sato deixa o programa Pânico e se torna a mais nova contratada da Rede Record, depois foi a vez de Danilo Gentilli que insatisfeito por conta de seu especial de Natal do Agora é Tarde ter sido reprovado por ter sido sem graça ele assina contrato com o SBT que também contrata a jornalista Nadja Haddad para comandar um projeto de um programa sobre os bastidores no portal da emissora.


O cearense Sam Alves venceu a segunda edição do The Voice Brasil numa disputa apertada, já no Aprendiz - O Retorno a mineira Renata Tolentino venceu Melina na final do reality e levou o prêmio de R$ 1 milhão e um contrato nas empresas de Roberto Justus.



Na velocidade saíram os campeões da Fórmula Truck e Stock Car. Na Truck, o pernambucano Beto Monteiro ficou com o título depois de uma corrida de recuperação chegando em quarto lugar. Na Stock Car o título foi de Ricardo Maurício que foi o segundo colocado na Corrida do Milhão.



Drama em dose dupla no final do ano para dois ídolos esportivos. Anderson Silva quebra a perna durante a revanche contra o americano Chris Weidman e fratura dois ossos sendo internado no hospital em Las Vegas, já Michael Schumacher sofre um grave acidente de esqui na França ao bater a cabeça com uma rocha, mesmo com capacete. Seu quadro é grave, pois passou por duas cirurgias.



O Atlético Mineiro caiu na semifinal do Mundial de Clubes ao perder para o Raja Casablanca do Marrocos e teve como prêmio de consolação o terceiro lugar. O Bayern de Munique foi campeão com gols de dois brasileiros: Dante e Thiago Alcântara.


O Brasil conheceu seus primeiros adversários na Copa do Mundo do ano que vem em sorteio realizado na Costa do Sauípe. Nossa estreia será contra a Croácia em São Paulo no dia 12 de junho, no dia 17 o nosso adversário é o México em Fortaleza e no dia 23 enfrenta Camarões no Mané Garrincha em Brasília. Depois o caminho pode se complicar, caso passemos pelas oitavas poderemos pegar Espanha ou Holanda nas oitavas.


Personagem do mês: Fernanda Lima. A apresentadora e atriz Fernanda Lima foi o centro das atenções no sorteio dos grupos ao conduzir o sorteio sem cometer uma gafe, mas no liberal Irã o censuraram o decote do vestido.




Selvageria em Joinville. No jogo entre Atlético Paranaense e Vasco cenas lamentáveis mancharam de vez a credibilidade do futebol. Transmitida ao vivo para todo o país a pancadaria deixou três torcedores feridos e punição de 12 jogos sem mando de campo. O Vasco pegou 8 jogos e foi rebaixado pra Série B.


E o tapetão voltou pra bagunçar o coreto. A denúncia de que o jogador Héverton da Portuguesa foi escalado irregularmente no jogo contra o Grêmio e a Lusa perdeu quatro pontos sendo rebaixada pra Série B. Mesmo pedindo recurso a pena foi mantida e com isso o Fluminense que havia sido rebaixado em campo permanece na Série A.



Um título histórico. A seleção feminina de handebol se tornou campeã mundial com um título inédito conquistado na Sérvia vencendo na final as donas da casa por 22 x 20. Sob o comando do dinamarquês Mourten Soubak, as meninas conquistaram o título de forma invicta. Duda foi eleita a melhor jogadora da competição.







Mês pesado com muitas mortes. No dia 2 morrem o governador de Sergipe Marcelo Déda e o uruguaio Pedro Rocha, ídolo do São Paulo. No dia 5 morre o dramaturgo Fauzi Arap. No dia 14 morre aos 87 anos o ator Peter O'Toole, astro do filme Lawrence da Arábia. No dia 15 morre a atriz Joan Fontaine. No dia 18 morre o inglês Ronald Biggs que em 1963 participou do assalto ao trem pagador e no dia 20 morre o cantor Reginaldo Rossi, o rei da música brega.

O quadro volta em janeiro de 2014.

Postar um comentário

0 Comentários