O Mês em Resumo: Francisco conquista os brasileiros e protestos diminuem

O quadro O Mês em Resumo traz agora os fatos mais marcantes de julho.




Em sua primeira viagem internacional o Papa Francisco conquistou o povo brasileiro com seu jeito simples. Durante a Jornada Mundial da Juventude, o pontífice mostrou sua honestidade em pronunciamentos leves e profundos. Já a organização e estrutura ficaram devendo. Erros na segurança, falta de transporte e improviso fizeram com que o Rio não passasse no teste. A Missa de Envio que seria em Guaratiba foi transferida pra Copacabana por conta das fortes chuvas. Na missa de envio, mais de 3 milhões de pessoas estiveram presentes no grande momento da Jornada. Francisco anunciou que voltará ao país em 2017, antes a próxima edição da Jornada acontecerá em 2016 na cidade polonesa de Cracóvia.


Os protestos diminuíram, mesmo assim as novas manifestações deram dor de cabeça ao governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e em São Paulo novos protestos vieram acompanhados de novos atos de vandalismo.Mesmo com o grito das ruas, o governo tentou dar a resposta. O programa Mais Médicos foi alvo de constantes críticas pois o plano era aumentar de seis para oito anos o tempo de formação dos médicos, mas a medida não colou.


O presidente da Bolívia Evo Morales passou por enorme constrangimento. Ele estava em viagem oficial pela Europa quando o avião em que viajava foi impedido de entrar no espaço aéreo da França, Itália, Áustria e Portugal. Tudo porque havia a suspeita de que o americano Edward Snowden, o ex- agente de inteligência que denunciou o esquema de espionagem do governo dos EUA estivese dentro da aeronave, mas tudo não passou de um mal entendido. Falando em espionagem o jornal O Globo divulgou uma série de documentos em que Snowden revelava como agem os serviços de espionagem no Brasil e no exterior.


Um avião Boeing 777 da companhia Asiana Airlines tenta fazer um pouso de emergência e acabou batendo na pista do Aeroporto de San Francisco. Três pessoas morreram.


No Egito o povo voltou às ruas para derrubar o presidente Mohamed Mursi, que havia sido eleito pelo povo. Mursi foi deposto por um golpe militar.


Nasce o herdeiro do casal William e Kate. George Alexander Louis nasce em 22 de julho pesando 3,8 quilos. George será o terceiro na linha sucessória da família real inglesa.


Sobradinho chorou seus mortos. Um ônibus que levava fiéis da Igreja Assembleia de Deus com destino à Setubinha bateu em uma curva no município de Goiabal matando 11 pessoas. A cidade serrana velou seus mortos com enorme tristeza.



Também em Minas Gerais dois radialistas da rádio Mega FM perderam a vida na estrada. Fernando Brettas, que era publicitário e Maurício Leandro que também era perito da Polícia morreram em acidente automobilístico quando voltavam do Mineirão onde transmitiram a final da Libertadores. Maurício dirigia o carro quando perdeu o controle batendo em uma árvore. Ele e Fernando Brettas morreram na hora.




Uma adutora da CEDAE estourou liberando mais de 6000 litros de água transformando o bairro de Campo Grande num caos. A tragédia teve como vítima a pequena Isabela Severo de 3 anos.


Em Recife, a jovem Bruna Gobbi de 18 anos morre depois de ser atacada por um tubarão na Praia de Boa Viagem. Ao todo 24 pessoas já morreram por ataque de tubarão.


Mudança na direção da Rede Record. Alexandre Raposo deixa a presidência juntamente de Honorilton Gonçalves. Em seus lugares entram Luiz Cláudio Costa e Marcelo Silva. A nova direção suspende os ataques à inimigos da emissora em programas jornalísticos.


Caiu o mito: Anderson Silva perdeu para o americano Chris Weidmann abalando a credibilidade do MMA. O Spider acabou perdendo o cinturão dos médios numa estratégia errada. De tanto provocar ele acabou levando a pior. Sua derrota gerou uma saraivada de críticas dos amantes da modalidade. Ele pensou em encerrar a carreira, voltou atrás e marcou revanche para o final do ano.


Tragédia na motovelocidade de Brasília. A piloto Vanessa Daya perde a vida aos 31 anos. Vanessa disputava corrida na categoria Superbike quando perdeu o controle da moto numa curva e caiu. A máquina caiu em cima de seu capacete causando traumatismo craniano. O Autódromo de Brasília foi interditado para corrida de motos para perícia e investigação sobre as causas do acidente.


A América é do Galo. O Atlético Mineiro conquistou sua primeira Libertadores da história com uma campanha emocionante e sofrida. Na decisão contra o Olímpia no Mineirão lotado, o Galo vence no tempo normal e nos pênaltis brilha a estrela de Victor que defende uma cobrança.


O ator Sebastião Vasconcelos morre no dia 16. Em sua carreira no teatro e na TV se destacou ao interpretar papéis marcantes como o Zé Esteves em Tieta e o Felício de Cabocla.


O canadense Cory Monteith da série Glee é encontrado morto em um apartamento de hotel em Vancouver. A causa da morte foi uma mistura de álcool e heroína.


O lateral direito Djalma Santos foi reconhecido como o melhor da posição em todos os tempos. Por 114 vezes jogou com a camisa da seleção. Jogou com as camisas de Palmeiras, Portuguesa e Atlético Paranaense. Uma pneumonia tirou pra sempre nosso lateral bicampeão mundial.


Grande discípulo de Luiz Gonzaga, Dominguinhos se tornou um dos sanfoneiros mais queridos da música fazendo parcerias com nomes da MPB e compondo. Ele lutava contra um câncer no pulmão e no dia 23 de julho as sanfonas calaram.

O mês teve ainda as mortes do Marechal da Música Sertaneja Geraldo Meirelles e do agente de modelos John Casablancas.

Em agosto tem mais resumo mensal.

Postar um comentário

0 Comentários