A Bela do Domingo: Glória Pires

Hoje o quadro A Bela do Domingo presta uma homenagem a uma das atrizes mais talentosas em todos os tempos.


A carioca Glória Maria Cláudia Pires de Morais completará em 23 de agosto 50 anos de idade. Sua estreia na TV foi com apenas 5 anos na novela A Pequena Órfã na extinta TV Excelsior, em 1972 trabalha ao lado do pai, Antonio Carlos Pires em Chico City. Ainda na década de 70 participou de vários programas. Em 1978 faz seu primeiro papel marcante em novelas, a mimada Marisa em Dancin Days, num brilhante desempenho que lhe rendeu o papel de Zuca em Cabocla, novela de 1979. Zuca foi sua primeira protagonista na carreira.





Na década de 80 atua em várias produções como Água Viva e Louco Amor de Gilberto Braga, Partido Alto de Aguinaldo Silva e Glória Perez, As Três Marias onde foi uma das protagonistas do título, Direito de Amar, de Walther Negrão e a minissérie O Tempo e o Vento onde foi Ana Terra, um pedido feito pela atriz para o diretor Daniel Filho. Em 1988 uma atuação inesquecível em Vale Tudo, considerada por muitos como uma das melhores novelas de todos os tempos no horário nobre. No papel da vilã Maria de Fátima, Glória Pires viveu a filha ingrata da sofredora Raquel, interpretada por Regina Duarte. Na década de 90 participou de novelas como Mico Preto, O Dono do Mundo, O Rei do Gado, Suave Veneno e na minissérie Memorial de Maria Moura. Sua grande atuação nos anos 90 foi viver o papel das gêmeas Ruth e Raquel em Mulheres de Areia. Outro papel de destaque foi o da babá Nice em Anjo Mau, remake de 1997.





Em 2002 volta a atuar depois de três anos em Desejos de Mulher onde reencontrou Regina Duarte e o diretor Dênis Carvalho, que dirigiu ambas em Vale Tudo. Em Belíssima foi a sofredora Júlia. Em 2007 foi Lúcia em Paraíso Tropical. Em 2008 deixou a TV de lado para ficar mais perto da família. Voltou em 2011 em Insensato Coração no papel de Norma, uma mulher que desejava se vingar de um crime que não cometeu. No cinema atuou em filmes como O Quatrilho, que foi o primeiro filme brasileiro a disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro, Pequeno Dicionário Amoroso, A Partilha e no filme Se eu Fosse Você, comédia romântica ao lado de Tony Ramos que é um dos campeões de bilheteria recentes do cinema nacional, rendendo a continuação Se eu Fosse Você 2. Foi a mãe de Lula em Lula, o Filho do Brasil. Na carreira ganhou inúmeros troféus sendo três pela APCA e dois Troféus Imprensa. Glória Pires foi casada com o cantor Fábio Júnior e desde 1987 é casada com o músico Orlando Morais. É mãe de Cléo Pires e Antônia Moraes além de Ana e Bento. Antônia está em Guerra dos Sexos junto da mãe, onde ela é Isadora e Glória é Roberta Leone.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

1 Comentários

andre650 disse…
Gloria é a melhor atriz da televisão brasileira! Sou fã!
André San - www.tele-visao.zip.net