O mês em resumo: Santa Maria chora seus mortos no pior desastre

O mês em resumo em sua primeira edição de 2013 apresenta os fatos mais importantes de janeiro. Um mês marcado pela tragédia que matou 236 pessoas em Santa Maria.








O que seria uma simples diversão se transformou numa tragédia. Jovens universitários queriam se divertir, mas acabaram tendo suas breves vidas interrompidas numa sucessão de erros, negligência e descaso. Na madrugada do último dia 27 de janeiro de 2013, Santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul fez o país ficar mais triste. A tragédia na Boate Kiss escancarou a desfaçatez da falta de segurança das casas noturnas brasileiras. Tudo começou quando um dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira acionou um artefato e as faíscas foram parar no teto e o revestimento acústico pegou fogo. O desespero tomou conta das pessoas que estavam dentro da boate: as pessoas fugiram para a saída, mas foram impedidas pelos seguranças. Rapidamente o fogo se alastrou e a fumaça tóxica impregnava o ambiente. Os bombeiros chegaram ao local e encontraram uma pilha de corpos espalhados pelo chão. No total 236 pessoas morreram por asfixia e o domingo dos brasileiros ficou marcado pela comoção. A cidade se despediu das vítimas com emoção e a solidariedade do povo brasileiro encheu de orgulho a cidade. Os responsáveis pelo desastre foram presos pois sabiam dos riscos e podem ser enquadrados pelo crime de homicídio doloso, com a intenção de matar.


Outro desastre, desta vez natural assolou de novo o Rio de Janeiro. As chuvas em Xerém mataram duas pessoas deixando um rastro de destruição, mas a enchente teve também seu lado bom. O cantor Zeca Pagodinho, seu morador mais ilustre abriu as portas de sua casa para acolher os desabrigados e percorrer a área afetada em um quadriciclo.

No primeiro dia do ano tomaram posse os prefeitos e vereadores por todo o país. No dia 2, José Genoíno, um dos sentenciados pelo escândalo do mensalão toma posse como deputado federal causando indignação na sociedade.


Na Venezuela Hugo Chávez não tomou posse, mas o povo foi às ruas de Caracas para apoiar o caudilho. O vice Nicolás Maduro passou a ser o governante enquanto Chávez se recupera da cirurgia para tratar um câncer na região pélvica.


A França entrou no combate contra o terror intervindo no Máli, onde fundamentalistas islâmicos associados aos tuaregues tentam assumir o controle do país.


Barack Obama tomou posse para o segundo mandato. Diferente da primeira posse, a segunda posse teve em seu discurso tons liberais e defendeu igualdades de direitos para gays e imigrantes além de pregar a união política entre os partidos Democrata e Republicano.


No Brasil a violência se banalizou em janeiro com vários casos de crimes estúpidos. Um deles vitimou Daniela Oliveira, de 25 anos. Ela que estava grávida foi morta depois de tentativa de assalto. Um parto de emergência salvou o bebê. Em outro caso chocante, um grupo de assaltantes matou à queima roupa um empresário também em São Paulo. E em Brasília dois casos chocaram a sociedade: no primeiro, em Planaltina, dois clientes mataram o dono de um restaurante porque discutiu com os assassinos sobre sobras de comida e no Guará II um cliente revoltado com a demora no conserto do veículo assassinou o dono da mecânica e se encontra foragido.


Na TV os destaques ficam por conta da minissérie O Canto da Sereia que conseguiu bons índices com atuação destacada de Isis Valverde provando ser uma atriz versátil, da minissérie bíblica José do Egito e para a segunda temporada de Mulheres Ricas.


Alexandre Pato deixou a Itália para se juntar ao bando de loucos do Corinthians. Pato assinou contrato por três anos.


Lionel Messi entrou pra história ao ganhar pela quarta vez seguida o prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA.


Em entrevista para Oprah Winfrey, o ex ciclista Lance Armstrong admitiu que usou substâncias proibidas para vencer no ciclismo. A declaração revoltou os fãs do esporte em geral. Armstrong foi banido do esporte depois que foi descoberto o esquema de doping.


O ator Walmor Chagas pôs fim à vida dando um tiro no peito no dia 18. Ele foi encontrado morto em seu sítio em Guaratinguetá. Ao longo da carreira atuou no teatro e na televisão onde atuou em 30 novelas.




A ex- Miss Brasil Adalgisa Colombo morreu no dia 17, vítima de causas naturais. No dia 18, um câncer matou a atriz e bailarina Heloísa Millet, que ficou conhecida ao fazer parte da abertura do Fantástico em 1976. No dia 24 morre a atriz Lídia Mattos.



Imortalizado ao levar um drible desconcertante de Pelé na Copa do Mundo de 1970, o uruguaio Ladislao Mazurkievicz morre aos 67 anos de complicações renais. No dia 28 morre no Rio o técnico de basquete Ary Vidal. Ele foi o técnico da maior vitória do basquete brasileiro em 1987 no Pan de Indianápolis diante dos Estados Unidos.

Em fevereiro tem mais resumo mensal.

Postar um comentário

2 Comentários

Patryck Leal disse…
E aê beleza?!

Mais um Janeiro que fica marcado por tragédias como em Santa Maria (abram o olho autoridades, não só em boates mas em outros locais) e o alagamento em Xerém.
Enquanto isso, Corinthians consegue a boa contratação de Pato, enquanto Messi mostra mais uma vez que é, sem dúvidas, o melhor jogador de futebol do Mundo atualmente!

Abraços.
Bola Furada d'Or 2012: Fim da segunda edição, confira os vencedores!
Kleber Nunes disse…
E mais uma vítima da tragédia morre, desta vez foi o jovem Bruno Portella que não resistiu aos ferimentos elevando para 237 o número de mortos desta tragédia insensata e desumana.