Retrospectiva 2012: Os melhores da TV em 2012

A Retrospectiva 2012 prossegue e hoje é dia de escolhas. Pela quinta vez, sendo a segunda com enquetes, realizei a escolha dos melhores do ano na televisão brasileira. Durante três semanas uma enquete no site ficou no ar para os leitores votarem nos melhores da televisão em 2012 em 20 categorias. E agora estão aqui os resultados.


- Melhor humorístico: CQC (Bandeirantes). Os homens de preto ganharam o prêmio pela quarta vez em cinco anos. Este ano com a chegada do Pânico o programa ainda não se perdeu na mesmice e Oscar Filho substituiu Rafinha Bastos que fracassou com o SNL Brasil e para 2013 o time perderá Rafael Cortez que vai pra Record, mas ganhará uma nova integrante, a ótima Dani Calabresa, que deixou a MTV para se juntar aos homens de preto.


- Melhor programa jornalístico: Fantástico (Globo): O Show da Vida há muito tempo deixou de ser aquele programa surpreendente pois ultimamente virou uma espécie de programa das celebridades, por outro lado apostou em quadros vitoriosos como o Medida Certa, que este ano teve Ronaldo Fenômeno. O Domingo Espetacular, seu clone exibido na Record passou o ano sendo o programa oficial da IURD para ataques contra seus inimigos. Este ano atacou Valdemiro Santiago, a revista Veja, o Ibope e recentemente trouxe de volta o assassino de Daniela Perez, Guilherme de Pádua em entrevista que não acrescentou em nada.


- Melhor talk show: Agora é tarde (Bandeirantes): O programa perdeu para o De frente com Gabi no ano passado e este ano deu o troco. Danilo Gentilli melhorou e o programa é uma boa pedida no fim de noite.


- Melhor programa de TV: Encontro com Fátima Bernardes (Globo): No ano passado criou se uma expectativa muito grande pela saída da jornalista do Jornal Nacional, pois bem: este ano ela estreou seu programa diário que teve uma boa estreia, mas alguns temas exibidos nos primeiros programas não empolgaram e por isso acabou perdendo audiência para os desenhos do SBT. Aos poucos, Fátima se soltou e o programa tem rendido pautas bem interessantes.


- Melhor programa feminino: Mais Você (Globo): O programa de Ana Maria Braga teve realitys interessantes e venceu pelo segundo ano seguido. O programa deixou de lado as reportagens pesadas e apostou em temas leves.


- Melhor programa esportivo: Globo Esporte (Globo): No ano em que a emissora não transmitiu as Olimpíadas de Londres, o esportivo diário da Globo apostou na informação. O Deu Olé, programa da Bandeirantes foi uma boa sacada nas tardes de sábado.


- Melhor locutor esportivo: Milton Leite. Em uma partida de futebol, a descontração e os bordões como Que Beleza! e A Batida fazem das narrações de Milton Leite uma verdadeira pedida para quem não gosta de Galvão Bueno, aliás este ano o narrador do SPORTV foi o locutor da conquista do título mundial do Corinthians.



- Melhor âncora masculino de telejornal: William Bonner. O editor chefe do Jornal Nacional este ano teve de se virar sem a presença da mulher e no comando do JN ganhou a companhia de Patrícia Poeta. A melhor âncora feminina foi Sandra Annenberg, do Jornal Hoje. Sandra ao lado de Evaristo Costa vem formando uma dupla descontraída no Jornal Hoje e este ano passou também a apresentar o Globo Cidadania aos sábados.


- Melhor telejornal: Jornal Nacional (Globo): Apesar da queda de audiência, o jornal teve alguns bons momentos e a entrada de Patrícia Poeta deu um novo ânimo.


- Melhor programa de auditório: Caldeirão do Huck (Globo). Com uma fórmula de assistencialismo, Luciano Huck seguiu ajudando as pessoas nos seus quadros, já o programa de Rodrigo Faro seguiu apostando no quadro Dança Gatinho que anda desgastado, já Gilberto Barros voltou a comandar um programa de auditório que lembra o extinto Sabadaço da época da Bandeirantes.


- Melhor série: Suburbia (Globo): A história de uma jovem negra foi a escolhida. A série revelou Erika Janusa como uma aposta para futuras produções da emissora.


- Melhor reality show: Big Brother (Globo). A edição de 2012 será lembrada pelo suposto caso de estupro de um dos participantes, que a Record explorou ao máximo, pois o reality não me empolgou.


- Melhor ator coadjuvante: José Loreto. Ele surpreendeu em 2012 no papel de Darkson, um dos destaques de Avenida Brasil e durante a novela fez de tudo para conquistar o amor de Tessália, vivida por Débora Nascimento, tanto é que o namoro da novela foi pra vida real.


- Melhor atriz coadjuvante: Isis Valverde. A cada trabalho, a atriz prova sua versatilidade e em Avenida não foi diferente. No papel da periguete Suelen, Isis arrancou suspiros do machareado e em breve ela voltará as telas na minissérie O Canto da Sereia e pelas primeiras chamadas dá pra ver que ela vai brilhar novamente agora no papel de uma cantora de axé que será assassinada.



- Melhor ator: Um empate entre Marcos Caruso e Marcello Novaes. Ambos se destacaram em Avenida Brasil. O primeiro, aos 60 anos surpreendeu na pele de Leleco e o segundo foi o canalha Max, parceiro de Carminha nas vilanias e acabo sendo assassinado.


- Melhor atriz: Adriana Esteves. De forma unânime, Adriana foi a grande estrela de Avenida Brasil na pele da terrível Carminha, sem dúvida nenhuma uma das vilãs mais carismáticas dos últimos anos.


- Revelação feminina: Cacau Protásio: Na pele da empregada Zezé, a atriz foi o destaque por conta de uma música, quero ver tu me chamar de amendoim e caiu nas graças do público.


- Revelação masculina: Jean Paulo Campos. O ator mirim arrancou lágrimas do público infantil na pele de Cirilo em Carrossel.


- Novela: Avenida Brasil. Indiscutivelmente, a trama de João Emanuel Carneiro mobilizou o país e durante meses o público acompanhou a vingança de Rita contra Carminha, as peripécias dos moradores do bairro do Divino e no último capítulo o país parou para acompanhar o desfecho. Enfim, a novela do ano.

A Retrospectiva prosseguirá amanhã iniciando a parte esportiva com os destaques do automobilismo e os campeões na Fórmula 1, Fórmula Indy, NASCAR, Stock Car e Fórmula Truck.

Postar um comentário

0 Comentários