Top 5: Royalties vão pra educação e Brasil convive com Pibinho

A semana termina e os estados saíram ganhando, pois a presidenta Dilma Rousseff resolveu destinar 100% dos royalties para a educação. Por outro lado crescemos pouco, um PIB muito fraco, já que não aproveitamos o mau momento da economia.

Cabral (à dir.) com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a atriz Fernanda Montenegro durante manifestação "Veta, Dilma"

1 -Royalties: A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei dos royalties do petróleo que alterava a distribuição de tributos entre os estados produtores. Para o Rio de Janeiro, um dos principais produtores, o veto garante a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, segundo o governador Sérgio Cabral. A decisão faz com que 100% dos royalties sejam destinados à educação. Segundo o ministro Aloízio Mercadante não ha futuro melhor para a educação do que destinar os royalties.


2 - Operação Porto Seguro: Depois que o esquema de tráfico de influência e venda de pareceres foi desmontado indiciando 12 pessoas. Os irmãos Paulo e Rubens Vieira foram presos e soltos pois uma liminar liberou os ex- diretores da ANA e ANATEL. A ex- chefe de gabinete da Presidência em São Paulo Rosemary Nóvoa foi exonerada e em entrevista no Jornal Nacional disse que nada fez para favorecer José Dirceu e o ex- presidente Lula.

3 - PIB do Brasil: O PIB, índice que mede a economia teve crescimento de 0,6% no terceiro trimestre e os economistas preveem crescimento de 1%, um crescimento ínfimo para um país com enorme potencial como o Brasil. O ministro da Fazenda Guido Mantega disse que a economia ainda está em aquecimento.


4 - Oriente Médio: Depois da aprovação da Nova Carta Magna, a população voltou à Praça Tahir para pedir a saída do presidente Mohamed Mursi. A nova Constituição ainda passará por referendo popular e esta semana, a ONU aprovou a Palestina como estado observador, pois 138 países aprovaram o novo status da Palestina.

Eike Batista (Foto: Agência Brasil)

5 - Eike Batista: O empresário não é mais o homem mais rico do Brasil, segundo o ranking da Bloomberg que apontou o investidor Jorge Paulo Lehman, da InBev como o homem mais rico do Brasil. Sua fortuna está acumulada em US$ 18,9 bilhões contra US$ 18,6 bilhões de Eike.

Imagem da semana

O técnico Luiz Felipe Scolari, da seleção brasileira, durante uma entrevista em São Paulo

Na foto de Paulo Whitaker, da Reuters, a bola ao lado de Luís Felipe Scolari. O novo técnico da seleção brasileira terá a missão de fazer o Brasil competitivo novamente. O técnico do Penta terá a missão de trazer o hexa para o país daqui a dois anos.

Na sexta que vem tem o penúltimo Top 5 de 2012.

Postar um comentário

0 Comentários