O mês em resumo: Apagões no Brasil e tempestade tropical nos EUA

O mês de outubro foi o mês de apagões no Brasil e da tempestade tropical que arrasou a costa leste americana, mas nem tudo foi notícia ruim no mês. Os mensaleiros ficaram perto da condenação e as eleições municipais apontaram um novo mapa político.


O Brasil sofreu em outubro com uma série de apagões que comprometeram o setor elétrico. O primeiro deles, no dia 3 atingiu nove estados por meia hora. No dia 4, Brasília ficou às escuras em plena luz do dia. Um incêndio em uma das subestações causou o apagão que chegou a durar sete horas. No dia 19 um novo blecaute em Brasília paralisou tudo. Na madrugada do dia 26 um novo blecaute atingiu parte da região Norte e toda a Região Nordeste que ficou às escuras por quatro horas. A causa desse apagão foi um curto circuito em uma subestação de energia.O governo admitiu que o setor elétrico está comprometido e o problema está na manutenção e operação do sistema.


Nos Estados Unidos um furação que virou supertempestade causou destruição e mortes. O ciclone Sandy passou pela costa leste e se transformou em tempestade. Até agora 80 pessoas morreram no país em consequência do furacão além de outras 67 vítimas no Caribe. O prejuízo financeiro pode chegar à US$ 50 milhões.


O julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal chegou ao momento mais importante. No dia 9 toda a cúpula petista incluindo José Dirceu por corrupção ativa e formação de quadrilha. Além de Dirceu foram condenados o ex- tesoureiro Delúbio Soares e o empresário Marcos Valério, que até agora tem sua pena somada em 40 anos de prisão.



As eleições municipais revelaram o novo mapa político. O PSB do governador de Pernambuco Eduardo Campos conquista cinco capitais, seguidos pelo PT. Em Belo Horizonte, Márcio Lacerda foi reeleito assim como Eduardo Paes no Rio de Janeiro no primeiro turno. No Recife, Geraldo Júlio foi eleito no primeiro turno. Em Porto Alegre, José Fortunatti levou o pleito em primeiro turno. No segundo turno em Salvador, ACM Neto foi eleito assim como Roberto Cláudio em Fortaleza, Gustavo Fruet em Curitiba, Zenaldo Coutinho em Belém e Arthur Virgílio em Manaus.


A eleição em São Paulo foi imprevisível, mas quem levou a disputa foi Fernando Haddad. Sob a bênção do ex- presidente Lula, ele começou mal a campanha com apenas 3% das intenções de voto, mas começa a crescer e chega ao segundo turno contra José Serra. Com o apoio de aliados e as altas taxas de rejeição ao candidato tucano, Fernando Haddad é eleito com 3,4 milhões de votos (55,43%) e depois de oito anos coloca o PT de novo na Prefeitura da maior cidade do país.
 

Na Venezuela, Hugo Chávez venceu a eleição presidencial com 54% dos votos contra 45% de Henrique Caprilles. No poder há quase 15 anos, Chávez ficará no poder até 2018 quando chegará a 20 anos no poder.



Depois de 179 capítulos, o Brasil para na noite de 19 de outubro para assistir ao último capítulo de Avenida Brasil. A novela chega ao fim e Carminha, personagem de Adriana Esteves assume a autoria da morte de Max (Marcello Novaes), vai presa e no fim perdoa Nina. A trama chega a 51 pontos, a maior audiência do ano na TV. No dia 22 estreia a nova novela Salve Jorge de Glória Perez.


Na Record a crise na dramaturgia não tem fim. Máscaras saiu do ar em 2 de outubro sem deixar saudades e no dia 4 estreia Balacobaco. A novela Rebelde sai do ar em 12 de outubro, três meses antes do previsto devido à baixa audiência.


O ciclista Lance Armstrong entra pra história do esporte pelo lado sujo. Acusado de participar do mais sofisticado esquema de doping da história segundo a Usada, Armstrong foi acusado de práticas ilegais e perdeu todos os títulos da Volta da França além de perder patrocínios.


Seis anos depois de anunciar a aposentadoria, Michael Schumacher decide parar definitivamente. Aos 43 anos, Schummy não conseguiu resultados expressivos e decide parar de correr.


Na Fórmula Truck o piloto Diumar Bueno sofre acidente grave nos treinos para a etapa de Guaporé, o seu caminhão perdeu o controle, saiu da pista, atravessou o muro e parou a cerca de 15 metros batendo em várias árvores. O piloto sofreu 52 fraturas e só voltará a andar em seis meses.



Dois dos maiores atletas da história das Olimpíadas passaram pelo Rio. Usain Bolt e Michael Plehps visitaram a sede das próximas Olimpíadas. Bolt esteve por dois dias na cidade maravilhosa e se divertiu no Cristo Redentor onde tirou fotos, já Phelps, aposentado das piscinas nadou com crianças do Complexo do Alemão.


O Superclássico das Américas virou mico. Um apagão no estádio de Resistencia obrigou a organização a cancelar o jogo entre Brasil e Argentina por falta de energia elétrica. Uma nova data foi remarcada e o jogo ocorrerá no dia 21 deste mês.


O austríaco Félix Baumgartner se tornou o primeiro homem a saltar da estratosfera, a 39 quilômetros de distância. Além de quebrar esse recorde atingiu a incrível velocidade de 1342 km/h em queda livre e se tornou o primeiro a romper a velocidade do som.


Ele criou Os Trapalhões e idealizou o programa de mundo cão O Povo na TV. Aos 82 anos um derrame tira de cena Wilton Franco no dia 13.


Em tratamento contra o câncer de mama, a atriz Regina Dourado não resiste e morre no dia 27 aos 59 anos. Atriz que atuou em mais de 20 novelas se destacou em Explode Coração no papel de Lucineide e sua última novela foi na Record.


O historiador Eric Hobsbawn, um dos maiores especialistas sobre o século XX morre no dia 1º. No dia 18 morre a atriz holandesa Sylvia Kristel, símbolo sexual dos anos 70 pela sua atuação no filme Emmanuelle, o polonês Antoni Dobrowolski, o mais velho sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial e o biólogo inglês Keith Campbell, um dos criadores da ovelha Dolly, o primeiro mamífero a ser clonado.

Em novembro tem mais resumo mensal.

Postar um comentário

0 Comentários