Fernando Haddad vence e PT volta a governar São Paulo depois de oito anos




Depois de 8 anos, o PT volta a governar o município de São Paulo. Fernando Haddad será o novo administrador da maior cidade do país a partir de 1º de janeiro de 2013. Com 95% das urnas apuradas, Haddad venceu a eleição com mais de 56% dos votos válidos contra 44% de José Serra do PSDB. Mais uma vez a força de Luís Inácio Lula da Silva fez a diferença. Como em 2010 quando Dilma Rousseff venceu a eleição presidencial sobre o mesmo Serra, a força do ex- presidente nos bastidores ao bancar sua candidatura fez de Fernando Haddad o vencedor em sua primeira eleição.

Formado em Economia e doutorado em Filosofia pela USP, Fernando Haddad tem 49 anos, casado e pai de dois filhos. Escreveu cinco livros e foi ministro da educação no governo Lula e até o começo deste ano no governo Dilma. Assumiu o cargo em julho de 2005 no auge do escândalo do mensalão que derrubou a cúpula petista. Sua passagem pelo MEC foi marcada pelas confusões no ENEM.

Para José Serra, a derrota poderá significar o fim da carreira política aos 70 anos, pois perdeu sua quinta eleição, a segunda consecutiva, já que foi derrotado por Dilma na corrida ao Palácio do Planalto. Além disso abre caminho para Aécio Neves ser o candidato dos tucanos nas eleições presidenciais de 2014.

Antes da campanha começar, Fernando Haddad era um desconhecido para os paulistanos. As alianças feitas por Lula, dentre elas a aliança com Paulo Maluf causaram mal estar em Luiza Erundina que havia sido indicada para ser a vice na chapa e em Marta Suplicy que também sonhava em disputar a prefeitura. Quando a campanha começou pra valer, Haddad tinha 3% de intenção de voto nas pesquisas, mas à medida que a campanha avançava ele subia degrau por degrau. No primeiro turno, Haddad conquistou a vaga depois que o azarão Celso Russomanno que liderava as pesquisas perdeu fôlego na reta final e ficou de fora. No segundo turno recebeu apoio de Gabriel Chalita, do PMDB enquanto que Serra recebeu apoio de Soninha Francine enquanto Russomanno se posicionou na neutralidade. A campanha no segundo turno foi marcada pela troca mútua de acusações, mas as pesquisas apontavam sempre a liderança do candidato petista.

Amanhã o prefeito eleito começa a preparar a transição com o atual prefeito Gilberto Kassab.

Postar um comentário

2 Comentários

Patryck Leal disse…
As eleições em São Paulo foram disputadas e com surpresas!






http://fcgols.blogspot.com.br/2012/10/coluna-do-patryck-eliminatorias-para.html
Kleber Nunes disse…
E mais uma vez a eleição teve o dedo de Lula que ajudou a eleger mais um poste, assim como a Dilma. Espero que ele faça um bom governo na Prefeitura de São Paulo. Com isso o jogo de articulação para 2014 começou com Dilma, Aécio e Eduardo Campos sendo os grandes vencedores do pleito.