A Bela do Domingo: Maurren Maggi

No mês das Olimpíadas de Londres, o quadro A Bela do Domingo prossegue focando as atletas brasileiras e hoje é dia de uma campeã olímpica.


Maurren Higa Maggi nasceu em São Carlos, interior de São Paulo e começou sua carreira em 1996 saltando logo de cara 6,47 m. Em 1999 surpreende em meeting na altitude de Bogotá saltando 7,26 m. Logo depois passa a ser conhecida nacionalmente ao ganhar a medalha de ouro no salto em distância nos Jogos Pan Americanos de Winnipeg no Canadá. Nos Jogos de Sydney em 2000 chegou à final, mas sofreu contusão e ficou em  25º lugar.



Depois de Sydney, conquistou bons resultados, como a medalha de bronze no mundial de pista coberta em 2003. No mesmo ano um drama: flagrada no exame antidoping pelo uso de clostebol, substância proibida presente em um creme cicatrizante é suspensa por dois anos e fica de fora do Pan de Santo Domingo e das Olimpíadas de Atenas. Durante esse período casa - se com o piloto Antonio Pizzonia e se torna mãe de Sofia. Em 2006 retorna às competições e no ano seguinte no Pan do Rio conquista o bicampeonato do salto em distância. No ano de 2008 dá mostras de que estava de volta conquistando a medalha de prata no mundial indoor na Espanha e no Troféu Brasil obtém a segunda melhor marca naquele ano com 6,99 m.




Mas na noite de 22 de agosto de 2008 no Ninho de Pássaro de Pequim, Maurren faz história. com um salto de 7,04 m conquista a medalha de ouro no salto em distância quebrando um jejum de 24 anos sem medalha de ouro no atletismo, pois o último havia sido Joaquim Cruz nos jogos de Los Angeles 84. Foram 22 passos para o voo que valeu a medalha logo no primeiro salto. Com as bandeiras da China e do Brasil ela deu a volta olímpica e dedicou seu feito à Sofia. Como prêmio carregou a bandeira do país na cerimônia de encerramento. No ano seguinte  no mundial sofre nova contusão e fica longe do pódio. Em 2011 tem como seus melhores resultados as medalhas de ouro no GP Brasil Caixa e o tricampeonato no Pan de Guadalajara. Agora em Londres, a saltadora tem nova chance de defender o título olímpico, mas seu treinador disse que Maurren estará 100% a poucos dias da competição. É o que todos nós esperamos.

Na semana que vem o encerramento da série especial com a saltadora Fabiana Murer.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
Claro que a Maurren passou por muitas lesões nesse ciclo olímpico, mas seu técnico Nélio Moura disse que ela está curada da lesão no quadril que o atrapalhou na preparação. Torcemos para que ela brilhe, pois merece e o ouro olímpico de Pequim não foi por acaso.