O mês em resumo: CPI do Cachoeira movimenta cenário político

Maio está terminando e o mês foi agitado na CPI do Cachoeira.Os depoimentos começaram, mas os principais envolvidos resolveram ficar calados.

Demóstenes Torres (o quarto a partir da esquerda) depõe no Conselho de Ética do Senado, em Brasília

A CPI do Cachoeira foi instalada. As sessões da comissão que investiga o relacionamento do bicheiro com parlamentares, autoridades e empreiteiras ainda não empolgaram. No dia 22 de maio, Carlinhos Cachoeira não falou nada sobre sua relação com a construtora Delta de Fernando Cavendish, a imprensa também virou alvo. O jornalista Policarpo Júnior da revista Veja foi acusado de manter relações espúrias com Cachoeira e a revista sofreu ataques da Carta Capital e da Rede Record. Já o senador Demóstenes Torres resolveu não falar nada e depois de bate boca a sessão foi suspensa. Os governadores Marconi Perillo e Agnelo Queiroz foram convocados a depor.


A economia andou agitada em maio. Na Europa, a Grécia segue atolada em dívidas e as eleições do dia 6 acabaram sem que nenhum partido conseguisse reunir um governo de coalizão. Aqui no Brasil, a poupança passou por novas mudanças. Os depósitos feitos a partir do dia 4 de maio passaram a render 70% da taxa Selic mais taxa referencial de 0,0864% ao mês, mas se a taxa chegar a 8,5% as novas regras passam a valer. Falando em taxa Selic, ela atingiu os 8,5% ao mês e portanto a poupança passa a ter novo rendimento.


Na França, a esquerda volta ao poder com a eleição de François Hollande que se torna presidente derrotando Nicholas Sarkozy. E nos Estados Unidos, Mitt Romney é confirmado como candidato do partido Republicano e vai enfrentar Barack Obama na disputa de novembro.


A atriz Carolina Dieckmann passou por momentos difíceis em maio: um lote de 36 fotos pessoais foi parar na rede e a atriz sofreu tentativa de extorsão, mas não cedeu. Os suspeitos foram presos.


Em depoimento exibido no Fantástico, a apresentadora Xuxa revelou que foi vítima de abuso sexual até os 13 anos. Sua revelação gerou uma série de denúncias e fez a sociedade despertar para o tema. O programa obteve 30 pontos.


São Paulo parou. A maior metrópole do país sofreu com a greve dos metroviários que deixou um congestionamento gigante: 249 quilômetros.


Em maio tivemos as estreias de Carrossel, novela do SBT que ganhou versão brasileira e que nos primeiros dias já deixa a emissora em segundo lugar e na Rede TV! estreiam o indecente Sexo a 3 com o Dr.Robert Rey e o Saturday Night Live com Rafinha Bastos. Ambos não passam de 1 ponto.



A tocha olímpica é acesa em Olimpia, na Grécia e inicia a maratona de revezamento rumo a Londres. A tocha chega ao País de Gales no dia 18 e o revezamento é iniciado.





Foram definidos em maio os campeões estaduais da temporada. Em Brasília, o Ceilândia foi campeão, em Pernambuco, o Santa Cruz foi bicampeão, na Bahia, o tricolor baiano voltou a ganhar um título que não conquistava desde 2001, em Minas deu Galo, no RS deu Inter. Em São Paulo, o Santos de Neymar igualou a geração de Pelé conquistando o tricampeonato estadual e no Rio deu Fluminense.


O Chelsea se tornou campeão da Liga dos Campeões depois de vencer nos pênaltis o Bayern de Munique em plena Allianz Arena. O herói da conquista é o marfinense Didier Drogba.



Maio é um mês pesado pra música. No dia 4 a música sertaneja de raiz perde seu grande representante, José Perez, o Tinoco que junto com Tonico formou uma das duplas sertanejas da história do país, no dia 17 morre a cantora Donna Summer, a rainha da disco music e no dia 20 morre Robin Gibb, depois de travar uma luta contra o câncer. Em maio morreram também o escritor Carlos Fuentes e o ex jogador do Santos Chico Formiga.

Em junho tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

0 Comentários