5 anos de Blog numa semana especial: Os fatos políticos mais marcantes

Esta semana o Blog de knunes comemora seus 5 anos numa semana especial. De hoje até domingo uma série especial contará os fatos mais marcantes desse período. E pra começar hoje, nosso primeiro Top 5 especial relembrará os fatos políticos desses 5 anos:

Nesses 5 anos, acompanhamos os lances da política brasileira, que mesmo com escândalos mostrou maturidade no sistema eleitoral. Pela primeira vez uma mulher assumia a presidência. Ao mesmo tempo, Lula entrava pra história como o presidente mais popular de todos os tempos.


1 - Eleição de Dilma Rousseff (outubro de 2010): Pela primeira vez o Brasil elegeu uma mulher presidente. Numa campanha marcada por ataques de todos os lados, Dilma Rousseff foi eleita presidente em 31 de outubro com mais de 50 milhões de votos.


2 - Ficha Limpa (fevereiro de 2012): Com a aprovação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal, político que tiver com a ficha suja, ou seja, teve seu nome envolvido em escândalo ou renunciou a mandato pra escapar da cassação fica proibido de disputar eleição. A lei que saiu de um projeto popular entrou em vigor nas eleições de 2010, mas só valerá em 2012;


3 - Mensalão do DEM (novembro de 2009/março de 2010): O Brasil assistiu estupefato a um show de corrupção e propina rolando solto no GDF. Vídeos gravados por Durval Barbosa mostram o esquema de corrupção que contaminou o governo de José Roberto Arruda, que se tornou o primeiro governador preso na história da capital do país. As fitas mostram Arruda recebendo dinheiro sujo, a "oração da corrupção" feita pelo então deputado distrital Brunelli e  Leonardo Prudente colocando dinheiro na meia. A Operação Caixa de Pandora foi a maior crise política na história de Brasília e acabou com a carreira política de Arruda;


4 - Escândalos no Senado (2007/2009): No ano de 2007, quando o blog começou, um escãndalo agitou o Senado Federal. O então presidente Renan Calheiros foi acusado de pagar despesas à filha da jornalista Mônica Veloso. Em sessão secreta, os senadores absolveram Renan que renunciou ao cargo. Em 2009, o escândalo da vez foi com os atos secretos na gestão de José Sarney. Ao todo, 600 atos não foram divulgados, mas Sarney teve sua imagem chamuscada.


5 - Eleição de Tiririca (outubro/2010): O palhaço Tiririca foi eleito deputado federal em 2010. Com uma campanha debochada, o palhaço conquistou mais de 1 milhão de votos, mas até agora ele não respondeu o que faz um deputado federal.

Amanhã, dando sequência à série especial os cinco fatos econômicos, nacionais e internacionais mais importantes desses cinco anos.

Postar um comentário

0 Comentários