O mês em resumo: Polícia em greve e confusão no carnaval paulista marcam o mês

O mês de fevereiro vai terminando e o destaque é para a greve dos policiais que paralisou dois estados e para a confusão no carnaval paulista.

Policiais militares em Salvador. | Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

Anúncio da greve no Rio de Janeiro. | Foto: AP

A greve dos policiais militares na Bahia durou 12 dias e serviu para paralisar o estado. Os PMs reivindicam melhores salários além de anistia aos grevistas. Sem os PMs, a violência explodiu. Outro estado que paralisou suas atividades foi o Rio de Janeiro, só que a greve durou dois dias.

Serra dá coletiva no diretório estadual do PSDB (Foto: Roney Domingos/G1)

No campo político, começaram as agitações para o período eleitoral. Em São Paulo, o ex- governador José Serra anunciou que vai disputar prévias no PSDB. Caso seja eleito disse que cumprirá seu mandato até o fim, devendo abrir mão de concorrer mais uma vez ao Palácio do Planalto.















E em Brasília, os deputados distritais resolveram acabar com o 14º e 15º salários, diante da pressão popular.

A lei da Ficha limpa valerá a partir das eleições de outubro. Por 7 votos a favor e 4 contra a lei proíbe quem tem problemas com a justiça ou renunciou aos mandatos não pode se candidatar à qualquer eleição. A aprovação da lei sepulta definitivamente a carreira politica de Joaquim Roriz.

Um incêndio na base brasileira na Antártida deixou dois militares mortos. A reconstrução começará no próximo verão.


Fevereiro deixou marcas indeléveis para duas famílias vítimas de jet skis. O primeiro foi no dia 18. Aconteceu em Bertioga. Grazielly Almeida Lames, de 3 anos curtia pela primeira vez o mar, mas foi atropelada e morta por um jet ski conduzido por um menor de 14 anos. No dia 26 outro acidente com jet ski, desta vez na Represa Billings.

No dia 24 uma tragédia no parque Hopi Hari. Gabriela Yukay Nishimura, de 15 anos morre após sofrer uma queda no brinquedo La Torre Eiffel. Suspeitas apontam que houve negligência pois o elevador apresenta defeito e por isso a menina se soltou no momento da queda.

Depois de quatro dias de julgamento, Lindembergue Alves, assassino de Eloá Pimentel foi condenado a 98 anos de prisão por cometer 11 crimes. O caso ocorreu em outubro de 2008. Por 100 horas, a jovem foi mantida em cárcere privado e morta por Lindembergue.


No Egito, uma partida de futebol acabou em morte. 74 pessoas morreram nos confrontos entre torcedores do Al Masry e do Al Ahly. O confronto teve motivação política.


O carnaval de São Paulo terminou em confusão. Durante a apuração do desfile das escolas de samba do grupo especial, um integrante da Império de Casa Verde invadiu a área de apuração e rasgou as notas que eram lidas naquele momento. O tumulto se generalizou e um carro alegórico da Pérola Negra foi incendiado. Os suspeitos de comandarem o ato ficaram três dias presos.


A Mocidade Alegre foi declarada campeã. No Rio, o carnavalesco Paulo Barros conquistou seu segundo título à frente da Unidos da Tijuca. A escola ganhou seu terceiro título na história com um enredo sobre Luiz Gonzaga. Em Brasília, a campeã foi a Acadêmicos da Asa Norte que quebrou um jejum de títulos que vinha desde 1985 interrompendo a hegemonia da ARUC.


Na TV, as notícias mais importantes foram a contratação pela Rede Bandeirantes do programa Pânico na TV que deixou a Rede TV! e a nova identidade visual da Rede Record.


A edição de 2012 das 500 milhas de Daytona entraram pra história por dois motivos: o primeiro deles, pela primeira vez na história a prova foi adiada para a segunda feira e a segunda pelo acidente inusitado de Juan Pablo Montoya que bateu em um carro de serviço atingindo uma das turbinas.


Uma parada cardíaca tirou pra sempre de cena o romântico Wando. Aos 66 anos, o cantor deixa órfãs as fãs que presenteavam o cantor com calcinhas. Foram 28 discos em quase 40 anos de carreira e letras que falam de sensualidade com malícia.


No dia 11 a cantora americana Whitney Houston é encontrada morta na banheira de um hotel em Beverly Hills. Whitney tinha 48 anos e vendeu mais de 200 milhões de discos. A cantora lutava contra as drogas e seu funeral reuniu artistas como Stevie Wonder e Dionne Warwick. Quem também morreu este mês foi Pery Ribeiro, um dos cantores mais populares de sua geração, a empresária Eliana Tranchesi, dona da Daslu, grife que simbolizou o conceito de alto luxo no Brasil e o ex - presidente do Supremo Tribunal Federal Maurício Corrêa, um dos defensores da democracia no Brasil.

Em março tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

0 Comentários