Retrospectiva 2011: Record em crise e Globo em queda no Ibope

A Retrospectiva 2011 continua e hoje é dia da televisão. 2011 foi um ano marcado pela instabilidade na Record e pela queda nos índices gerais da Globo. O ano teve polêmicas e estreias de novos programas.

  Índices seguem caindo

A Rede Globo manteve a liderança, mas os índices vem caindo ano a ano, só que as novelas vem levantando aos poucos a audiência.
 


Cordel Encantado e A Vida da Gente revitalizaram o horário das 18 horas e garantiram sucesso no horário

O horário das 18 horas foi responsável por duas das melhores produções do ano. Cordel Encantado estreou em abril e foi um sucesso de público e crítica com um elenco afinado e fotografia exuberante. A trama das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes cativou o público com uma inusitada mistura de reino com cangaço. Destacaram - se na trama Bruno Gagliasso no papel do vilão Timóteo, Débora Bloch como Úrsula e as revelações Domingos Montagner como o rei do cangaço Herculano e João Miguel como Belarmino. Em setembro estreia A Vida da Gente, escrita por Lícia Manzo, a trama conta a história de Ana (Fernanda Vasconcellos) que sofre acidente de carro e fica quatro anos em coma. No horário das 19 horas, Morde e Assopra começou confusa, pois ninguém entendeu a mistura de dinossauros com robôs e depois que o autor Walcyr Carrasco fez ajustes, a novela fechou com índices razoáveis. Em outubro estreou Aquele Beijo, de Miguel Falabella que não vem bem no Ibope.

 




Gabriel Braga Nunes roubou a cena no papel do vilão Léo de Insensato onde Deborah Secco se destacou no papel de Natalie e Fina Estampa faz sucesso com as vilanias de Tereza e a batalha diária de Griselda

As novelas das 9 foram duas: A primeira foi Insensato Coração, escrita por Gilberto Braga, a novela não empolgou, mas apresentou mais um vilão inesquecível. Léo, personagem de Gabriel Braga Nunes aprontou e muito durante a novela e teve um final merecido sendo morto na prisão. O casal de protagonistas interpretado por Eriberto Leão e Paola Oliveira não fez química. Quem roubou a cena foi Deborah Secco e sua Natalie Lamour, a periguete que chegou à ser deputada. Natália do Vale como Wanda foi a assassina de Norma, interpretada por Glória Pires. Em agosto estreou Fina Estampa. A novela de Aguinaldo Silva vem conseguindo bons índices no Ibope graças à estratégia de fisgar a Classe C. A personagem Griselda, interpretada por Lília Cabral caiu no gosto do público e rendeu capa da mais importante revista semanal de informação. Outro destaque é para Christiane Torloni no papel da vilã Teresa Cristina e Marcelo Serrado como o impagável mordomo Crô.



Tapas & Beijos garantiu boas risadas nas terças e Bem Estar trouxe qualidade de vida nas manhãs

A Globo apostou em microsséries para levantar audiência. Uma das microsséries que foi exibida este ano foi Amor em 4 atos, baseada em composições de Chico Buarque. A série sobre o médium Chico Xavier também se destacou. Em fevereiro estreia o Bem Estar, programa sobre qualidade de vida apresentado por Mariana Ferrão e Fernando Rocha nas manhãs da Globo. No mês de abril foi lançada a nova programação e um dos destaques foi a série Tapas e Beijos que ocupou as noites de terça feira. E o programa cumpriu muito bem o papel de substituir a turma do Casseta e Planeta que voltará à grade ano que vem reformulado. A faixa da terça ainda teve as adaptações de Divã e A Mulher Invisível, nas noites de quinta foram de A Grande Família que dá sinais de desgaste e nas sextas destaca- se Macho Man com Jorge Fernando. Foi "mariando" que Maria Melilo ganhou a 11ª edição do Big Brother Brasil, a mais fraca de todas as edições. Uma edição sem graça que teve repercussão mediana.


Rodrigo Lombardi deu vida à Herculano Quintanilha na nova versão de O Astro, sucesso do horário das 23 horas

No ano que se completa 60 anos, a teledramaturgia recebeu uma homenagem da emissora que mais produz novelas no Brasil. Em julho a Globo lançou uma nova versão para O Astro, sucesso de Janete Clair na década de 70 com Rodrigo Lombardi se destacando no papel de Herculano Quintanilha. Diferente da primeira versão, Salomão Hayalla, interpretado por Daniel Filho foi morto por Clô Hayalla em notável atuação de Regina Duarte. A novela concorreu diretamente com A Fazenda e à duras penas se manteve na liderança. O sucesso de O Astro levou a Globo a lançar novas novelas e a próxima delas será Gabriela, adaptação da obra de Jorge Amado que será exibida em 2012 e terá Juliana Paes no papel que foi de Sônia Braga na versão de 1975.






Fátima Bernardes deixa o JN para ter um programa nas manhãs e Patrícia Poeta deixa o Fantástico para assumir seu lugar ao lado de William Bonner e no lugar de Patrícia no show da vida, assume Renata Ceribelli

No jornalismo houve troca troca no Bom Dia Brasil com Chico Pinheiro assumindo o posto de Renato Machado que foi para Londres e reformulação nos telejornais locais, mas a notícia mais importante veio no final do ano. Depois de 14 anos à frente do Jornal Nacional, a jornalista Fátima Bernardes anuncia sua saída da bancada para realizar o sonho de ter um programa que vai ao ar nas manhãs da emissora a partir de abril. Para o lugar de Fátima, a Globo escolheu Patrícia Poeta que deixou o comando do Fantástico e Renata Ceribelli assume o posto de Patrícia no dominical.

Um ano cercado de problemas e instabilidade

Um ano pra lá de complicado para a Rede Record de Televisão. 2011 foi um ano cheio de instabilidade nos horários e queda nos índices, pouca repercussão nas novelas e realities e uma transmissão cheia de exageros no Pan de Guadalajara.


A novela teen Rebelde sofreu com as constantes mudanças de horário na grade

A emissora promoveu uma série de mudanças nos horários de vários programas ao longo do ano. O Jornal da Record, por exemplo trocou de horário por três vezes e isso se refletiu na queda dos índices no Ibope fechando o ano com os índices mais baixos dos últimos anos. A novela Rebelde começou às 19, foi pras 19:30, passou para as 18: 30 durante o Pan e voltou para às 19. Falando em Rebelde, a emissora apostou na novela para conquistar o público adolescente só que a constante mudança impediu o sucesso, já Vidas em Jogo começou capengando, mas melhorou aos poucos e vem sendo uma das melhores audiências no horário.

FATO DO ANO: A polêmica passagem de José Luiz Datena


Datena teve passagem pra lá de polêmica na Record que o processa por quebra de contrato.

No dia 16 de junho, o mundo televisivo foi surpreendido pelo anúncio da contratação pela Record do jornalista José Luiz Datena que deixava a Rede Bandeirantes. Mal sabia ele que sua terceira passagem pela Record não terminaria bem. Ele estreou no dia 20 de junho à frente do Cidade Alerta que voltava à grade. Só que a audiência foi caindo e cada dia mais perdia para o concorrente Chaves no SBT. Por outro lado, Datena alegou estar sendo censurado pelos bispos que o proibiam de dar entrevista. No dia 29 de julho, o apresentador rescindiu seu contrato e se despediu com um Até um dia. A emissora o processou por quebra unilateral de contrato e entrou na justiça com pedido de penhora de seus bens para quitar a multa que chega a R$ 50 milhões.

Os realities tiveram pouca repercussão, à exceção da Fazenda onde Joana Machado foi a grande vencedora. O programa Ídolos teve como vencedor Henrique Lemes e na atual edição do Aprendiz só dá as mulheres.


O Telão do Pan (com Thalita Oliveira) foi uma inovação na cobertura da emissora no Pan de Guadalajara

A aposta da emissora foi a transmissão exclusiva dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara. A equipe de 230 pessoas que foi enviada até o México recebeu fortes críticas devido à excessos de ufanismo nas narrações, prioridade para esportes pouco conhecidos e transmissões ao vivo sendo sacrificadas para exibição de programas. Por outro lado, a emissora voltou a cutucar a Globo, tudo porque a emissora exibiu imagens do evento no Jornal Nacional e no Fantástico na primeira semana do Pan sem autorização. A Record acusou a Globo de piratear imagens. A Globo errou ao creditar a geração de imagens para a OTI e decidiu dar apenas os resultados nos telejornais. A mesma tática será adotada nas Olimpíadas do ano que vem em Londres que serão exclusivas da concorrente.


Tom Cavalcante deixa de integrar o elenco da Record devido à instabilidade

A programação da tarde segue sendo o calcanhar de Aquiles da emissora. Este ano a emissora espichou o Tudo a Ver, lançou o E Aí, Doutor que saiu do ar antes do Pan e lançou o docudrama Marcas da Vida que já saiu do ar para dar lugar à reprise de A História de Ester além das intermináveis reprises de Todo Mundo Odeia o Chris, o "Chaves" da Record. A Record comprou briga com as outras correntes evangélicas. Uma reportagem exibida no Domingo Espetacular sobre a prática de "cair no espírito' foi alvo de fortes críticas de líderes religiosos. O empresário Roberto Justus voltou para a emissora para comandar um talk show enquanto Tom Cavalcante saiu em novembro depois de sete anos devido à instabilidade no horário do Show do Tom.

A Rádio Record passou por uma reformulação bastante criticada. Todos os comunicadores foram dispensados e a emissora passou a tocar música. Para 2012 a emissora aposta em um novo reality na selva amazônica, a nova novela de Lauro César Muniz, na minissérie bíblica Rei Davi e na transmissão exclusiva dos Jogos Olímpicos de Londres.

  Ano de comemorações

O SBT completou 30 anos e em 2011 lançou Patrícia Abravanel como apresentadora. A filha de Sílvio Santos foi a mestra de cerimônias do Festival 30 anos que relembrou grandes momentos do canal e ainda participou dos programas do pai.


 

Patrícia Abravanel virou presença constante nos programas do pai e Rachel virou celebridade com crítica sobre carnaval e por isso foi para o SBT Brasil

Em março, a jornalista paraibana Rachel Sheherazade virou celebridade na internet graças a fortes críticas sobre o carnaval. Rachel foi contratada para atuar no repaginado SBT Brasil ao lado de Joseval Peixoto. O Qual é o seu talento? se envolveu em uma polêmica, pois a Freemantle, dona do formato acusou o SBT de plagiar o reality Britain's Got Talent, que pertence à Record.

A novela Amor e Revolução estreou em abril cercada de expectativas, mas a audiência não correspondeu, pelo menos ficou registrado o primeiro beijo gay da história. Em agosto, pra comemorar os 30 anos, o elenco do canal se caracterizou dos personagens do seriado Chaves em um episódio adaptado.

  Polêmicas difíceis

A Rede Bandeirantes teve um ano cheio de polêmicas, uma delas foi com José Luiz Datena que depois de passagem relâmpago na Record voltou para o Brasil Urgente, a outra polêmica foi com Rafinha Bastos.


 

Rafinha Bastos foi afastado e deixou o CQC e Danilo Gentilli ganhou um talk show que será diário

Numa das edições do CQC exibidas em setembro, Rafinha fez uma piada de péssimo nível com a cantora Wanessa e por pressão dos anunciantes, o humorista foi afastado do programa. Em dezembro, ele decide sair por conta própria. Outro CQC que deixou a atração foi Danilo Gentilli que passou a comandar o talk show Agora é tarde que será diário a partir do ano que vem. A programação esportiva segue sendo o ponto forte da emissora que transmitiu com exclusividade o mundial feminino de futebol. Adriane Galisteu estreou seu Projeto Fashion, mas não terá segunda temporada.

 Hebe estreia e Pânico segue em destaque

A Rede TV! ganhou este ano a companhia de Hebe Camargo, que depois de 25 anos no SBT estreou no canal de Amílcare Dallewo. A apresentadora ganhou lugar cativo nas noites de terça feira e é uma das audiências mais fortes do canal, atrás do Pânico na TV. O humorístico segue sendo o carro chefe do canal que este ano apostou nas lutas do UFC. O UFC Rio transmitido com exclusividade alcançou em agosto o primeiro lugar geral por 18 minutos, mas o evento não será transmitido mais, pois a Globo ganhou os direitos. Estrearam em novembro o Bola na rede diário e o Tema quente.






















Hebe estreou na Rede TV! garantindo bons números e Daniela Albuquerque protagonizou gafes que pararam na web

Daniela Albuquerque foi destaque com seu Manhã maior que foi notícia este ano. As gafes da primeira dama do canal que está grávida de Alice viraram hit na internet, mas o momento mais marcante foi a despedida da jornalista Keila Lima ao vivo. Keila desabafou na sua despedida e sua polêmica saída deu muito o que falar.

A Retrospectiva continua no sábado quando serão conhecidos os melhores do ano na TV.

Postar um comentário

2 Comentários

Patryck Leal disse…
Estas restropectivas estão muito boas.
Para mim, a Record é boa e a Globo também, ambas tem boa programação sendo que a Globo leva um pouco mais de superioridade.
Mas o problema da Record é: Em vez de se preocupar com a melhora de sua programação, ela fica cutucando a Globo, achando que vai desmoralizar a Globo.
Para mim este é um erro fatal.
Kleber Nunes disse…
A Record não aprende mesmo. A História de Ester foi colocada de forma repentina no horário e depois de dois dias já tiraram do ar. Eh Record, assim tá pedindo pra entregar o ouro pra concorrência.