Retrospectiva 2011: Europa à deriva, EUA atola na lama e Brasil cresce menos

A Retrospectiva 2011 continua e hoje é dia de falar de economia. 2011 foi um ano em que a crise na Europa preocupou o mundo, os Estados Unidos ameaçaram dar calote e o Brasil não aproveitou o momento pra crescer.

FATO DO ANO: A Europa mergulhada na crise


População grega se enfurece e protesta contra o pacote

A Europa passou o ano de 2011 no sufoco. A maior crise desde a Segunda Guerra Mundial começou na Grécia em 2010 e se estendeu aos países da zona do Euro. O país fechou o ano de 2010 endividado e a União Europeia iniciou um plano de salvamento. Em julho foi aprovado o pacote de resgate para o país quitar suas dívidas. Na década passada, os gregos gastaram mais do que que podiam e os salários do funcionalismo dobraram. Em outubro, um novo acordo foi celebrado e a dívida foi para 100 bilhões de euros. Os governos que integram a zona do Euro concordaram em dar garantias no valor de 30 bilhões de euros. Em novembro a crise se agravou com a queda do primeiro ministro grego George Papandeeau e na Itália caiu o primeiro ministro Silvio Berlusconi depois que o parlamento aprovou um pacote de medidas econômicas.

Escândalo que derrubou um diretor do FMI


Dominique Strauss - Kahn deixa a prisão: escândalo acabou com sua carreira política

Em meio à crise econômica, um caso de escândalo sexual envolvendo um diretor do FMI deu muito que falar em 2011. O francês Dominique Strauss - Kahn foi acusado de assediar sexualmente uma camareira em um hotel em Nova York. Doiminique Strauss - Kahn foi detido durante o voo entre Nova York e Paris e como consequência perdeu o comando do Fundo. Quem assumiu foi Christine Lagarde. O escândalo acabou com as chances de Strauss - Kahn de ser candidato à sucessão de Nicholas Sarkozy na França.

Terremoto na economia

O terremoto seguido de tsunami no Japão acabou causando fortes reflexos na economia mundial. Fábricas foram obrigadas a suspender a produção por falta de matéria prima e de energia, as indústrias automobilística e eletrônica foram afetadas e a Sony paralisou cinco fábricas. O terremoto acabou contribuindo para o fraco crescimento global no primeiro trimestre.

Estados Unidos se salvam do perigo


Obama negociou e conseguiu salvar a economia dos EUA

Foram longas negociações, mas o presidente americano Barack Obama conseguiu um pacote para salvar a economia americana. O acordo aprovado pelo Congresso Nacional elevou o limite da dívida evitando o calote americano. Caso esse acordo não fosse aprovado, a economia mundial entraria no caos. Devido ao alto endividamento a nota de crédito foi rebaixada para AA+. Este rebaixamento levou as bolsas ao caos. Em setembro um novo pacote de US$ 447 bilhões foi lançado e o dinheiro será usado para a geração de novos empregos.

A semana negra das bolsas


Corretor da Bolsa de Nova York se desespera durante pregão 

No começo de agosto as bolsas do mundo tiveram os piores índices desde a crise do Lehman Brothers em setembro de 2008. Nos Estados Unidos, os pregões Nasdaq e Dow Jones tiveram perdas que foram de 5 a 7%. O Brasil também sofreu com as consequências. O Ibovespa caiu 8% num dos piores dias da história. A maior desvalorização havia sido em 29 de setembro de 2008 quando os índices caíram 9%.

De braços cruzados


Correntista na porta de banco em greve: a maior desde 1991

Duas greves em dois setores importantes paralisaram o país entre setembro e outubro. As greves nos Correios e nos bancos causou dor de cabeça a milhões de brasileiros. As duas categorias reivindicaram aumentos salariais. A greve dos bancários foi a maior dos últimos 20 anos e durou 21 dias. Já os Correios ficaram 28 dias parados e houve atraso na entrega de mais de 185 milhões de cartas e correspondências. Somente com acordos salariais as duas greves terminaram. Os bancários tiveram aumento de 6,7% e acréscimo de R$ 80 e os bancários ganharam reajustes que variam de 9 a 12%.

A economia parou

O Brasil parou de crescer. O PIB parou no terceiro trimestre chegando a zero. Depois de crescer 7,5% em 2010, a economia brasileira parou. Para 2011, a previsão é pessimista. O PIB poderá fechar o ano crescendo menos de 3%. As obras do PAC foram as mais afetadas.

Um protesto contra o capitalismo


Manifestante com a bandeira dos EUA protesta em Washington: movimento surgido nas redes sociais se espalha pelo mundo

Ele surgiu em Nova York e rapidamente se espalhou pelos Estados Unidos. É o movimento Ocupe Wall Street idealizado em setembro e logo chegou à Europa e ao Brasil, mais especificamente em São Paulo que em 15 de outubro viu manifestantes ocuparem o Viaduto do Chá. Os manifestantes denunciam o excesso do poder financeiro e o poder corrosivo dos bancos.

Fim de uma era na informática


Site da Apple homenageia Steve Jobs no dia de sua morte: executivo revolucionou a maneira de como nos relacionamos com a tecnologia

Um câncer matou em 5 de outubro o fundador da Apple Steve Jobs aos 56 anos. Ele sofria de câncer e se afastou em agosto do comando da Apple. Em 35 anos, a Apple revolucionou a tecnologia popularizando o computador pessoal, o PC, e ao retornar em 1997 iniciou uma grande revolução na empresa ao lançar novos produtos que logo viraram sucesso como o iPod,o tocador de música que salvou a indústria fonográfica da falência, o iPhone, o celular que revolucionou o mercado com sua tela multitoque e o iPad, o tablet que cabe na palma da mão.

A Retrospectiva continua amanhã com o que foi notícia no Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários