Retrospectiva 2011: Brasil consolida terceira força das Américas nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara

A Retrospectiva 2011 continua e hoje é dia de falar de Jogos Pan Americanos. A edição que foi realizada este ano no México colocou o Brasil se consolidando como a terceira força das Américas. Em relação à 2007, quando sediou o evento, o país terminou na terceira posição conquistando 52 medalhas de ouro, em Guadalajara, o número caiu para 48, mesmo assim o país se consolidou como a terceira força das Américas, atrás apenas de Estados Unidos e Cuba. No total, ganhamos 141 medalhas. Em relação às vagas olímpicas conquistadas, o país obteve 23 vagas pros Jogos Olímpicos do ano que vem em Londres.

O novo Mr. Pan


Thiago Pereira superou Hugo Hoyama e se tornou o maior vencedor em Jogos Pan Americanos

O nadador Thiago Pereira chegou à Guadalajara na expectativa de superar o mesatenista Hugo Hoyama. Antes do Pan, Hoyama liderava com nove ouros contra seis, e foi nas piscinas que Thiago Pereira virou o jogo. Ele ganhou mais seis medalhas juntando as seis conquistadas quatro anos atrás no Rio de Janeiro e agora soma 12 medalhas de ouro em Jogos Pan Americanos.

100% perfeito



Moças e rapazes do vôlei deram show e venceram Cuba na final do Pan

O vôlei brasileiro fez bonito em Guadalajara conquistando quatro ouros em quatro possíveis. Na areia não teve pra ninguém.No feminino, a dupla Juliana e Larissa abocanhou o bicampeonato pan americano derrotando a dupla mexicana na final e no masculino, a dupla formada por Alison e Emanuel ganhou o ouro. Na quadra mais dois títulos: no feminino, a seleção de José Roberto Guimarães se vingou de Cuba, pois há quatro anos no Maracananzinho lotado, a seleção cubana calou o ginásio levando o ouro. Agora em Guadalajara, o ouro foi das brasileiras. A conquista foi dedicada à Jaqueline que se machucou na estreia contra a República Dominicana e teve de voltar para o Brasil com um colar cervical. Já os rapazes levaram o ouro em cima de Cuba novamente e assim levou o bicampeonato pan americano.

Fracasso no futebol

A jogadora Debinha lamenta o pênalti perdido

Desolação de Debinha após o time perder o ouro pras canadenses

A seleção feminina de futebol tinha tudo pra levar mais um ouro. Mesmo sem Marta, as meninas foram guerreiras, mas faltou sorte em campo. Na decisão contra o Canadá, o ouro escapou no fim com o gol da canadense Sinclair depois da falha de Bárbara. Nos pênaltis, Debinha chutou nas mãos da goleira e Grazielle chutou na trave. E assim mais um ouro escapou para as guerreiras. Já os marmanjos pagaram mico e foram eliminados na primeira fase. Sem ganhar um jogo sequer, o time dirigido por Ney Franco caiu ao perder pra inexpressiva Costa Rica.

Show de ouros no atletismo

Maurren carrega a bandeira brasileira após conquistar o ouro em Guadalajara

Ana Cláudia exibe medalha de ouro após vitória nos 200 m

Maurren levou o tri no salto em distância e Ana Cláudia Lemos levou sua beleza pro pódio

O atletismo do Brasil brilhou no Pan e trouxe muitas medalhas. Destaques para Maurren Maggi que ganhou o tricampeonato pan americano no salto em distância, Lucimara Silvestre dando a volta por cima depois de cumprir suspensão por doping ganhando ouro no heptatlo, a musa do atletismo Ana Cláudia Lemos ganhando ouro nos 200 m rasos, o primeiro ouro de Marílson Gomes dos Santos nos 10 mil metros e domínio verde amarelo na maratona com dois ouros: Adriana da Silva no feminino e o ex- catador de lixo Solonei Rocha da Silva no masculino.

A medalha da superação

Marcel Stürmer se apresenta nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

Mesmo com o equipamento roubado, Marcel Stürmer levou o tricampeonato do Pan

Para o patinador Marcel Stürmer, foi uma medalha com gosto de superação. Antes de embarcar para o México, ele teve todo seu equipamento roubado e teve menos de uma semana para se adaptar ao uniforme. Mesmo assim, ganhou sua terceira medalha de ouro em Jogos Pan Americanos.

O cara da ginástica

Diego beija a mão de Daniele após as provas

Os irmãos Diego e Daniele conquistaram cinco medalhas no Pan

Diego Hypólito foi o "cara" da ginástica no Pan. Ele conquistou três medalhas de ouro para o Brasil nos jogos. O primeiro foi na disputa por equipes, o segundo na prova do solo e o terceiro na prova do salto sobre a mesa. Já sua irmã Daniele conquistou dois bronzes e a equipe feminina acabou gerando racha entre os técnicos e a equipe.

O apagão do basquete

Marcelinho Machado (dir.) lamenta a derrota e a eliminação na primeira fase do Pan

Marcelinho Machado sai cabisbaixo depois de mais um apagão que custou caro pro basquete

Depois de se classificarem pros Jogos de Londres, o basquete do Brasil fracassou de forma fragorosa no Pan. A seleção feminina viu o ouro escapar de suas mãos na dramática semifinal diante de Porto Rico. A jogadora Damaris perdeu a cesta final a um segundo do final e só restou disputar o bronze contra a Colômbia, já os rapazes foram vítimas de apagões contra os Estados Unidos e a República Dominicana e ficaram de fora da briga por medalhas.

Nossa carateca imbatível

Lucélia Ribeiro (à direita) luta contra a venezuelana Yoli Guillen na semifinal

A brasiliense Lucélia Ribeiro fez história ao se tornar tetracampeã pan americana depois de vencer a mexicana Yadira Lima na categoria até 68 kg.

Judô faz campanha brilhante

Leandro Guilheiro comemora a conquista da medalha de ouro no judô

Leandro Guilheiro foi um dos medalhistas dourados em Guadalajara

O judô do Brasil trouxe muitas medalhas nos tatames do México. Somente os homens ganharam ouro: foram seis em sete possíveis. Destaque para Luciano Corrêa, ouro nos pesados, Tiago Camilo no médio e Leandro Guilheiro nos meio médios. Foi no judô um dos momentos mais bizarros. O lutador Felipe Kitadai acabou "borrando" as calças durante uma luta, pegou o quimono emprestado e ganhou a medalha de ouro.

23 garantidos em Londres

Jogadoras da seleção brasileira de handebol comemoram o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

Seleção de handebol feminino garantiu sua vaga pros Jogos de Londres

Das 93 vagas olímpicas que estavam disponíveis em Londres, o Brasil obteve 23 vagas. As vagas conquistadas foram no pentatlo moderno com Yane Marques, na canoagem na prova do K 1000, com a equipe de hipismo no CCE, no triatlo masculino com Reinaldo Colucci e no handebol feminino ganhando o tetracampeonato pan americano em cima da Argentina.

As lições da Record

O nadador Cesar Cielo e o comentarista Xuxa, da Record, no Pan-Americano de Guadalajara

Fernando Scherer ao lado de César Cielo exagerou no ufanismo com seus comentários

Detentora dos direitos de transmissão do Pan, a Rede Record pecou em erros que não podem se repetir Londres quando transmitirá sozinha as próximas Olimpíadas: exageros nas narrações, comentaristas que são mais que torcedores e transmissões ao vivo sacrificadas para exibir a programação normal além do excesso do uso da cãmera exclusiva, por outro lado, a surpresa maior foi Romário, disparado o melhor dos comentaristas. A Record aproveitou o Pan pra atacar sua inimiga Rede Globo acusando a emissora de exibir nos seus telejornais imagens do evento. A Globo creditou as imagens como se fossem da OTI, reconheceu o erro e depois decidiu apenas dar os resultados em notas nos telejornais. A mesma coisa será adotada ano que vem nas Olimpíadas.

O Pan de Guadalajara foi destaque no Blog Olímpico Londres 2012, criado este ano e todos os arquivos estão lá. Basta clicar no link.

A retrospectiva segue na segunda que vem com as frases que fizeram história no ano.

Postar um comentário

1 Comentários

Patryck Leal disse…
O Pan foi cheio de altos e baixos. Desde o vôlei até o futebol, do judô ao taekendonw (não sei escrever).
Também teve o atletismo, que ganhamos tantas medalhas, mas uma escapou a de Fabiana Muller (também não sei escrever) que podia ser providencial na disputa com Cuba pelo segundo lugar.



Participe do Super Quiz, 3° desafio:
http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-desafio-3.html