A Retrospectiva 2011 continua e hoje é dia de falar de Jogos Pan Americanos. A edição que foi realizada este ano no México colocou o Brasil se consolidando como a terceira força das Américas. Em relação à 2007, quando sediou o evento, o país terminou na terceira posição conquistando 52 medalhas de ouro, em Guadalajara, o número caiu para 48, mesmo assim o país se consolidou como a terceira força das Américas, atrás apenas de Estados Unidos e Cuba. No total, ganhamos 141 medalhas. Em relação às vagas olímpicas conquistadas, o país obteve 23 vagas pros Jogos Olímpicos do ano que vem em Londres.
O novo Mr. Pan
Thiago Pereira superou Hugo Hoyama e se tornou o maior vencedor em Jogos Pan Americanos
O nadador Thiago Pereira chegou à Guadalajara na expectativa de superar o mesatenista Hugo Hoyama. Antes do Pan, Hoyama liderava com nove ouros contra seis, e foi nas piscinas que Thiago Pereira virou o jogo. Ele ganhou mais seis medalhas juntando as seis conquistadas quatro anos atrás no Rio de Janeiro e agora soma 12 medalhas de ouro em Jogos Pan Americanos.
100% perfeito
Moças e rapazes do vôlei deram show e venceram Cuba na final do Pan
O vôlei brasileiro fez bonito em Guadalajara conquistando quatro ouros em quatro possíveis. Na areia não teve pra ninguém.No feminino, a dupla Juliana e Larissa abocanhou o bicampeonato pan americano derrotando a dupla mexicana na final e no masculino, a dupla formada por Alison e Emanuel ganhou o ouro. Na quadra mais dois títulos: no feminino, a seleção de José Roberto Guimarães se vingou de Cuba, pois há quatro anos no Maracananzinho lotado, a seleção cubana calou o ginásio levando o ouro. Agora em Guadalajara, o ouro foi das brasileiras. A conquista foi dedicada à Jaqueline que se machucou na estreia contra a República Dominicana e teve de voltar para o Brasil com um colar cervical. Já os rapazes levaram o ouro em cima de Cuba novamente e assim levou o bicampeonato pan americano.
Fracasso no futebol
Desolação de Debinha após o time perder o ouro pras canadenses
A seleção feminina de futebol tinha tudo pra levar mais um ouro. Mesmo sem Marta, as meninas foram guerreiras, mas faltou sorte em campo. Na decisão contra o Canadá, o ouro escapou no fim com o gol da canadense Sinclair depois da falha de Bárbara. Nos pênaltis, Debinha chutou nas mãos da goleira e Grazielle chutou na trave. E assim mais um ouro escapou para as guerreiras. Já os marmanjos pagaram mico e foram eliminados na primeira fase. Sem ganhar um jogo sequer, o time dirigido por Ney Franco caiu ao perder pra inexpressiva Costa Rica.
Show de ouros no atletismo
Maurren levou o tri no salto em distância e Ana Cláudia Lemos levou sua beleza pro pódio
O atletismo do Brasil brilhou no Pan e trouxe muitas medalhas. Destaques para Maurren Maggi que ganhou o tricampeonato pan americano no salto em distância, Lucimara Silvestre dando a volta por cima depois de cumprir suspensão por doping ganhando ouro no heptatlo, a musa do atletismo Ana Cláudia Lemos ganhando ouro nos 200 m rasos, o primeiro ouro de Marílson Gomes dos Santos nos 10 mil metros e domínio verde amarelo na maratona com dois ouros: Adriana da Silva no feminino e o ex- catador de lixo Solonei Rocha da Silva no masculino.
A medalha da superação
Mesmo com o equipamento roubado, Marcel Stürmer levou o tricampeonato do Pan
Para o patinador Marcel Stürmer, foi uma medalha com gosto de superação. Antes de embarcar para o México, ele teve todo seu equipamento roubado e teve menos de uma semana para se adaptar ao uniforme. Mesmo assim, ganhou sua terceira medalha de ouro em Jogos Pan Americanos.
O cara da ginástica
Os irmãos Diego e Daniele conquistaram cinco medalhas no Pan
Diego Hypólito foi o "cara" da ginástica no Pan. Ele conquistou três medalhas de ouro para o Brasil nos jogos. O primeiro foi na disputa por equipes, o segundo na prova do solo e o terceiro na prova do salto sobre a mesa. Já sua irmã Daniele conquistou dois bronzes e a equipe feminina acabou gerando racha entre os técnicos e a equipe.
O apagão do basquete
Marcelinho Machado sai cabisbaixo depois de mais um apagão que custou caro pro basquete
Depois de se classificarem pros Jogos de Londres, o basquete do Brasil fracassou de forma fragorosa no Pan. A seleção feminina viu o ouro escapar de suas mãos na dramática semifinal diante de Porto Rico. A jogadora Damaris perdeu a cesta final a um segundo do final e só restou disputar o bronze contra a Colômbia, já os rapazes foram vítimas de apagões contra os Estados Unidos e a República Dominicana e ficaram de fora da briga por medalhas.
Nossa carateca imbatível
A brasiliense Lucélia Ribeiro fez história ao se tornar tetracampeã pan americana depois de vencer a mexicana Yadira Lima na categoria até 68 kg.
Judô faz campanha brilhante
Leandro Guilheiro foi um dos medalhistas dourados em Guadalajara
O judô do Brasil trouxe muitas medalhas nos tatames do México. Somente os homens ganharam ouro: foram seis em sete possíveis. Destaque para Luciano Corrêa, ouro nos pesados, Tiago Camilo no médio e Leandro Guilheiro nos meio médios. Foi no judô um dos momentos mais bizarros. O lutador Felipe Kitadai acabou "borrando" as calças durante uma luta, pegou o quimono emprestado e ganhou a medalha de ouro.
23 garantidos em Londres
Seleção de handebol feminino garantiu sua vaga pros Jogos de Londres
Das 93 vagas olímpicas que estavam disponíveis em Londres, o Brasil obteve 23 vagas. As vagas conquistadas foram no pentatlo moderno com Yane Marques, na canoagem na prova do K 1000, com a equipe de hipismo no CCE, no triatlo masculino com Reinaldo Colucci e no handebol feminino ganhando o tetracampeonato pan americano em cima da Argentina.
As lições da Record
Fernando Scherer ao lado de César Cielo exagerou no ufanismo com seus comentários
Detentora dos direitos de transmissão do Pan, a Rede Record pecou em erros que não podem se repetir Londres quando transmitirá sozinha as próximas Olimpíadas: exageros nas narrações, comentaristas que são mais que torcedores e transmissões ao vivo sacrificadas para exibir a programação normal além do excesso do uso da cãmera exclusiva, por outro lado, a surpresa maior foi Romário, disparado o melhor dos comentaristas. A Record aproveitou o Pan pra atacar sua inimiga Rede Globo acusando a emissora de exibir nos seus telejornais imagens do evento. A Globo creditou as imagens como se fossem da OTI, reconheceu o erro e depois decidiu apenas dar os resultados em notas nos telejornais. A mesma coisa será adotada ano que vem nas Olimpíadas.
O Pan de Guadalajara foi destaque no Blog Olímpico Londres 2012, criado este ano e todos os arquivos estão lá. Basta clicar no link.
A retrospectiva segue na segunda que vem com as frases que fizeram história no ano.
O Pan foi cheio de altos e baixos. Desde o vôlei até o futebol, do judô ao taekendonw (não sei escrever).
ResponderExcluirTambém teve o atletismo, que ganhamos tantas medalhas, mas uma escapou a de Fabiana Muller (também não sei escrever) que podia ser providencial na disputa com Cuba pelo segundo lugar.
Participe do Super Quiz, 3° desafio:
http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-desafio-3.html