O mês em resumo: Rocinha é pacificada e mais um ministro se enrola na teia da corrupção

Neste penúltimo resumo mensal de 2011 os fatos que marcaram o mês de novembro. Um mês marcado pela pacificação da favela da Rocinha e pelo envolvimento de mais um ministro em escândalo de corrupção no governo.


Quando a bandeira do Brasil foi hasteada na favela da Rocinha na manhã do dia 13 de novembro de 2011 a Polícia do Rio de Janeiro deu mais um passo para derrotar definitivamente o tráfico. A maior favela do Rio de Janeiro foi pacificada. Sem dar um único tiro sequer, as forças especiais conseguiram acabar com anos de domínio do tráfico de drogas na região. Quatro dias antes havia sido preso o traficante Nem, o chefe do tráfico. Mas nem tudo foi notícia boa. Uma semana antes da pacificação o cinegrafista da TV Bandeirantes Gélson Domingos morreu durante operação do BOPE na favela. Assim, o governo do Rio de Janeiro mostrou mais uma vez que a política de implantação das UPPs vem dando resultado.


Personagem do mês: Carlos Lupi. O ministro do trabalho Carlos Lupí se envolveu em uma teia de mentiras e enrolações. Uma série de denúncias publicadas na imprensa apontou irregularidades em convênios e propina feita em nome de seus assessores. E tem mais; ele mentiu ao dizer que não viajou em avião particular de um dono de uma ONG, mas dias depois admitiu ter feito a viagem, mas não revelou quem pagou o voo . A Comissão de ética recomendou a demissão de Lupi que ainda foi denunciado como funcionário fantasma da Câmara dos Deputados por seis anos. E ainda por cima disse que só sairia abatido à bala, ah, ministro, faça - me o favor!


A Chevron foi suspensa de realizar atividades no mar depois do vazamento de óleo no campo de Frade na Bacia de Campos. O vazamento começou no dia 8 e segundo a ANP mais de 3 mil barris de petróleo já foram derramados, mas a empresa afirma que foram 2400. O vazamento já foi controlado e a Chevron pode ser multada por duplo crime ambiental, mas existe a possibilidade de falha humana.


No mundo, a Primavera Árabe ganhou novos capítulos no Egito e na Síria. O ditador sírio Bashar El Assad anunciou sua renúncia em comum acordo. Já no Egito, a população exigiu reformas mais rápidas e o estabelecimento de um governo civil. Os militares estão no poder desde fevereiro após a renúncia de Hosni Mubarak. A Liga Árabe aprovou no fim de semana passado um pacote de sanções diplomáticas e econômicas contra a Síria. O objetivo desse pacote é evitar uma intervenção do Ocidente.


A crise na zona do euro derrubou o primeiro ministro da Itália Silvio Berlusconi. No dia 8 de novembro os deputados do parlamento italiano aprovaram o pacote de medidas econômicas levando o premiê a renunciar ao mandato no dia 12. Assume no seu lugar o senador Mario Monti. Na Espanha, o Partido Socialista acabou sendo derrotado nas eleições gerais. Mariano Rajoy será o novo primeiro ministro em substituição à Jose Luiz Zapatero que estava no poder desde 2004.


Na TV o fato mais importante foi a saída do humorista Tom Cavalcante da Rede Record depois de sete anos. O humorista gravou os últimos programas na emissora que vão ao ar mês que vem. Este foi mais um capítulo no difícil ano da emissora. Uma reportagem sobre a prática chamada de "cair no espírito" exibida no Domingo Espetacular causou revolta entre as correntes evangélicas. Sem dar o outro lado dos fatos, a reportagem mostrou - se tendenciosa aos interesses da Igreja Universal do Reino de Deus. O clima no jornalismo da emissora andou instável e o jornalista Carlos Dornelles ameaçou sair da emissora.




Mais um piloto perdeu a vida nas pistas na mais trágica temporada do automobilismo nos últimos anos. O argentino Guido Falaschi, de 22 anos morre durante uma corrida da TC na Argentina. Ele perdeu o controle de seu carro saindo da pista, batendo violentamente na barreira de pneus e voltando desgovernado à pista sendo atingido em cheio por outros dois carros. O piloto foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Guido Falaschi era conhecido como El Principe e se junta a Gustavo Sondermann, Dan Wheldon e Marco Simoncelli nas estatísticas.


Agora o lado bom do automobilismo. Na Stock Car, Cacá Bueno conquistou o tetracampeonato da categoria. Na última etapa no Velopark, o piloto não venceu a corrida, mas foi beneficiado pelo abandono de Max Wilson e ficou com o título, mas um título polêmico. Marcos Gomes, rival do piloto se envolveu na confusão na última volta da prova e acusou Cacá de chorão. Com este título, Cacá Bueno se iguala a Paulo Gomes como o segundo maior vencedor da história somente ficando atrás de Ingo Hoffmann que é o maior vencedor com 12 títulos.


Na NASCAR deu Tony Stewart. O Smoke conquistou seu terceiro título na Sprint Cup em decisão emocionante no circuito oval de Homestead. Dando um show na pista, Stewart venceu a prova e Carl Edwards foi segundo colocado. Os dois pilotos empataram em pontos, mas Stewart ficou com a taça por ter mais vitórias. O título de Stewart representou o fim do reinado de Jimmie Johnson que ganhou cinco títulos seguidos.


E o Brasil tem mais um campeão no MMA, a modalidade que mais cresce no mundo. Júnior Cigano dos Santos é o novo campeão dos pesos pesados ao derrubar o mexicano Cain Velásquez com apenas 1min04s. A luta foi transmitida para o Brasil pela Rede Globo com narração de Galvão Bueno e deu 18 pontos de audiência comprovando o sucesso do esporte.


A Portuguesa é a grande campeã da Série B. Com uma grande campanha de 23 vitórias e apenas 3 derrotas, a Lusa ganhou seu primeiro título de expressão nacional no dia 8 ao empatar com o Sport por 2 x 2. Subiram pra Série A em 2012 o Náutico, a Ponte Preta e o Sport que conquistou uma classificação dramática e suada na última partida contra o rebaixado Vila Nova.














Em novembro tivemos as perdas de Joe Frazier, lutador que derrotou o lendário Muhammad Ali, o ex- jogador e ídolo do Fluminense nos anos 90 Ézio, o Super Ézio, o ator Adriano Reys que atuou em novelas nas redes Globo, Tupi, SBT e Record e o cineasta Ken Russell, diretor do filme Mulheres Apaixonadas.

Em dezembro tem o último resumo mensal de 2011 e a partir do dia 11 de dezembro tem a retrospectiva de 2011.

Postar um comentário

0 Comentários