O mês em resumo: Um outubro agitado e cheio de turbulências

Outubro está terminando e na antepenúltima retrospectiva mensal de 2011 relembraremos o que foi notícia neste mês cheio de turbulências e reviravoltas.


Um desses casos turbulentos que marcou o mês aconteceu na Líbia. Dois meses depois de tomar Trípoli e derrubar o regime ditatorial que dominava o país há 42 anos, os rebeldes enfim capturaram Muamar Kadafi, o ex - ditador que governou o país com mão de ferro. Mas Kadafi foi pego como um rato em sua ratoeira. Os rebeldes tomaram Sirte, cidade natal de Kadafi, último foco de resistência. O CNT comemorava sua captura quando imagens captadas por celulares mostravam que Kadafi teria sido ferido gravemente. Ele foi morto com um tiro no abdômen por um dos rebeldes. Durante cinco dias os corpos de Kadafi e de seu filho ficaram expostos à céu aberto e eram mantidos em uma geladeira. No dia 25, Kadafi foi enterrado. Com a morte de Kadafi, a Líbia ensaia uma nova era. A Primavera Árabe, movimento que varreu tiranos do poder chega a seu ápice.


Na Argentina, Cristina Kirchner foi reeleita para comandar o país por mais quatro anos. Numa campanha que não entusiasmou os argentinos, Cristina levou fácil a eleição no primeiro turno com mais de 50% dos votos.


E o mundo já tem 7 bilhões de habitantes. O bebê 7 bilhões nasceu nas Filipinas e se chama Danica Mae Camacho.


Aqui no Brasil, outubro ficou marcado por mais uma queda de ministro no governo de Dilma Rousseff,o sexto ministro a cair só este ano. O demitido da vez foi Orlando Silva que deixou o Ministério dos Esportes. Orlando foi denunciado por João Dias, um ex - policial militar e ex- presidente da Federação Brasiliense de Kung Fu por propina e desvio de verbas do programa Segundo Tempo. A denúncia foi publicada na revista Veja e caiu como uma bomba. O esquema também envolve o seu antecessor, Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal. Mesmo explicando as denúncias e acusando João Dias de mentir pois não havia provas, Orlando Silva pediu demissão depois que o Ministério Público decidiu abrir inquérito contra ele para se defender das acusações. Aldo Rebelo assumiu a pasta e a presidenta Dilma determinou a suspensão de contratos de ONGs.


Após visita, Dilma diz que Lula 
falou baixo e poupou a voz (Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula)

Personagem do mês: Lula. O ex- presidente foi diagnosticado com um câncer na laringe. Segundo os médicos, o tumor de 3 centímetros é de agressividade média. Lula iniciou nesta segunda o processo de quimioterapia que vai durar três meses.


E num caso triste e abjeto, agressores entraram em um link ao vivo durante o Jornal Hoje e empurraram a jornalista Monalisa Perrone que estava dando informações sobre a internação de Lula. No momento do ato, Monalisa acabou machucando o joelho. O caso gerou indignação da ABI e na bancada do telejornal, a apresentadora Sandra Annemberg soltou uma frase que parou nos Trending Topics do Twitter dizendo"que deselegante".


Um vazamento de gás em um restaurante do Rio de Janeiro causou a morte de quatro pessoas no dia 13. A explosão ocorreu quando um funcionário foi abrir a loja e acendeu a luz. A explosão foi instantânea e os destroços se espalharam num raio de 100 metros. O estabelecimento não tinha alvará definitivo.

E o ENEM, hein? Pelo terceiro ano consecutivo o exame foi vítima de fraude. Desta vez um colégio no Ceará descobriu que 14 questões foram usadas no exame. Revoltados, os estudantes protestaram contra o exame e um juiz do Ceará determinou o cancelamento de 13 questões do exame. E mais uma vez a credibilidade vai pro saco, até quando?

Abalo na música sertaneja. A dupla Zezé di Camargo e Luciano por muito pouco não encerra uma parceria de 20 anos. Tudo começou quando a dupla de irmãos se desentendeu no camarim antes de um show em Curitiba. Zezé subiu no palco e meia hora depois foi a vez de Luciano anunciar o fim da dupla. A notícia caiu como uma bomba e foi parar nas redes sociais. No dia seguinte, Luciano foi internado com quadro de arritmia e níveis baixos de potássio, teve alta, saiu do hospital e reatou com o irmão já marcando novos shows.


Personagem do mês: Rafinha Bastos. O humorista foi o centro das atenções em outubro. Depois de uma  piada de mau gosto sobre a cantora Wanessa Camargo, ele foi afastado do programa CQC, pediu demissão, mas voltou atrás e continuará na Bandeirantes até 2013. A cantora moverá processo judicial contra Rafinha.


Joana Machado foi a vencedora da quarta edição da Fazenda. Ela ganhou o prêmio de R$ 2 milhões.


A novela O Astro terminou e num final diferente da versão original de 1977, a personagem Clô Hayalla em notável interpretação de Regina Duarte foi a assassina de Salomão Hayalla, personagem de Daniel Filho.


O alemão Sebastian Vettel conquistou o bicampeonato mundial de Fórmula 1 se tornando aos 24 anos o mais jovem bicampeão mundial da história da categoria.






Mas nem tudo foi alegria no mundo do automobilismo. Outubro registrou duas trágicas mortes nas pistas. A primeira foi do inglês Dan Wheldon, de 33 anos. Wheldon foi a única vítima fatal de um terrível acidente envolvendo quinze carros na última corrida da Fórmula Indy em Las Vegas. Wheldon corria como convidado da prova e não teve tempo de frear batendo forte no muro de proteção e sofrendo ferimentos fatais. Dan Wheldon trabalhava no desenvolvimento do carro que fará sua estreia no ano que vem. A morte de Wheldon ofuscou a conquista do quarto título do escocês Dario Franchitti. Uma semana depois veio a morte do italiano Marco Simoncelli de 24 anos na Moto GP na Malásia. Simoncelli perdeu o equilíbrio de sua moto sendo atropelado pelas motos de Colin Edwards e Valentino Rossi. Seu capacete foi arrancado e com fraturas múltiplas e parada cardiorrespiratória, Simoncelli morreu 45 minutos depois no hospital.

Heróis brasileiros no Pan de Guadalajara

Heróis brasileiros no Pan de Guadalajara

O 12.º dia do Brasil nos Jogos de Guadalajara

E nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara, o Brasil terminou a competição na terceira posição no quadro de medalhas com 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. Dentre os destaques, Thiago Pereira ganhando seis ouros e ultrapassando o mesatenista Hugo Hoyama, Diego Hypólito conquistando três ouros, Maurren Maggi levando o tricampeonato pan americano no salto em distância e a garra das meninas do futebol feminino, em especial Maurine que perdeu o pai durante o Pan. O evento teve transmissão exclusiva da TV Record e foi alvo de críticas em excesso, principalmente pelo exagero nas narrações. O episódio do uso ilegal de imagens pela Rede Globo deu e muito o que falar. A emissora carioca usou as imagens apenas nos dois primeiros dias creditando ser da OTI, reconheceu o erro e limitou - se a dar os resultados nos telejornais.


Em outubro, a tecnologia perdeu um ícone. Steve Jobs morre no dia 5 deixando órfãos usuários de suas invenções que revolucionaram uma geração. Inventos como o primeiro computador para uso doméstico, o Mac, o iPod, o tocador de música que cabe na palma de sua mão, o smartphone iPhone e o tablet iPad. O mês ainda teve as mortes do humorista José Vasconcellos que foi o primeiro no gênero stand up e do jornalista Luiz Mendes, o comentarista da palavra fácil que trabalhou em 16 Copas do Mundo e tinha um notável conhecimento de futebol.

Em novembro tem a última retrospectiva mensal de 2011.

Postar um comentário

1 Comentários